Power-On Reset

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Power-On Reset

Mensagempor edsont » 01 Mai 2018 09:58

Tenho um NodeMCU (ESP12E) que fica ligado 24 horas numa fonte chaveada, mas quando há interrupção na energia, quando volta o circuito às vezes não inicia.

O problema é o tempo de subida da tensão. Quando é rápido inicia, mas quando é lento fica travado.

Alguém tem alguma sugestão para resolver o problema sem recorrer à supervisor de tensão?
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Re: Power-On Reset

Mensagempor brasilma » 01 Mai 2018 10:31

Ia sugerir um supervisor de tensão antes de ler a terceira linha... viajando um pouco e apenas por curiosidade a saudosa empresa Nacional de integrados SID (Sistemas Integrados Defeituosos) possuía uma linha destes componentes VP1001, VP1002...

Voltando a realidade, caso não haja, no circuito de reset (sendo um RC) é interessante um diodo para descarregar o capacitor.

Exemplo (reset ativo em nível alto): capacitor para o VCC e resistor para o terra (VCC ------|]----- pino -----RES----- GND), em paralelo com o capacitor um diodo com catodo para o VCC, isto descarrega rapidamente o capacitor de reset quando a alimentação cai, sendo útil em quedas e retornos rápidos!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor edsont » 01 Mai 2018 11:31

brasilma escreveu:Ia sugerir um supervisor de tensão antes de ler a terceira linha... viajando um pouco e apenas por curiosidade a saudosa empresa Nacional de integrados SID (Sistemas Integrados Defeituosos) possuía uma linha destes componentes VP1001, VP1002...

Voltando a realidade, caso não haja, no circuito de reset (sendo um RC) é interessante um diodo para descarregar o capacitor.

Exemplo (reset ativo em nível alto): capacitor para o VCC e resistor para o terra (VCC ------|]----- pino -----RES----- GND), em paralelo com o capacitor um diodo com catodo para o VCC, isto descarrega rapidamente o capacitor de reset quando a alimentação cai, sendo útil em quedas e retornos rápidos!

Na verdade o Reset é negado, então coloquei o diodo em paralelo com o resistor (que está ligado ao VCC). Mas não resolveu. Eu até acrescentei outro capacitor.
Ora funciona, ora não. É como se o detector Brown Out ficasse travado ativo até que a tensão caia próximo de zero. Se ficar algum resquício de tensão às vezes não reseta quando normaliza. Acho que vou usar mesmo um supervisor de tensão.

Eu não achei o esquema do NodeMCU com ESP12E, somente com ESP12. Não sei se muda alguma coisa. A nota no quadro KEY está apontando para o resistor errado, R3 em vez de R7.
NODEMCU_DEVKIT_SCH.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor andre_luis » 01 Mai 2018 11:31

O problema é o tempo de subida da tensão. Quando é rápido inicia, mas quando é lento fica travado.

Isso sugere que, OU a entrada de Reset do ESP8266-12 não foi feito com circuito SmithTrigger (o que seria improvável), ou seu sinal de Reset está muito ruidoso; Recentemente revisei o projeto de um cliente, que estava travando (a placa) - ok, baseado em um outro microcontrolador - e o problema todo era que ele havia esquecido de colocar um capacitor no reset, e quando manuseava a placa, o contato precário do gravador (baseado em conector 'cama-de-prego'), fazia a coisa toda travar de tal modo que só regravando o firmware pra corrigir. Quanto ao Nodemcu, se bem me lembro, o capacitor de reset era de baixo valor, se for isso mesmo, adicione um de mais alto valor externamente. E a dica do Brasilma é essencial para evitar outros problemas, ao menos faço isso em todos os meus projetos, e inclusive o fiz externamente num que usava essa placa.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Circuitos Diversos