DUVIDAS FPGA altera

Linguagem descritiva de hardware

Moderadores: 51, guest2003

Re: DUVIDAS FPGA altera

Mensagempor tcpipchip » 15 Ago 2018 14:05

O TCC de meu aluno este semestre é portar uma máquina de 8 bits (simulada) para FPGA, a famosa M++

http://www.inf.furb.br/~maw/mmaismais/

TCPIPCHIP
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 15 Ago 2018 14:38

A linguagem é só uma das coisas.
Pra pode descrever um hardware com qualidade, você precisa conhecer de arquitetura de computadores, um assunto que nos cursos de engenharia da computação se estende por muitas disciplinas.
Por exemplo, se quiser construir um processador de audio customizado, vai precisar além de conhecer os blocos, conhecer o conceito de caminho de dados, sinais de controle, máquinas de estados, barramentos....
Se for integrar isso com um ARM, Nios ou Micro Blazer, vai precisar conhecer dos barramentos desses caras....
Se forem muitos cores, vai precisar saber de redes on chip...
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor pamv » 15 Ago 2018 23:16

Guri escreveu:Estava, olhando agora o kit elbert-v2...lá ele usa um fpga xiling,
Uma pergunta besta: O programa feito no quartus pode ser descarregado nela, pois usa um xiling?

Com a Xilinx você usa o IDE dela, o ISE.
VHDL e Verilog podem ser adaptados e transportados de um lado pro outro mas schematic, não
pamv
Word

Mensagempor Guri » 16 Ago 2018 16:21

Realmente, eu concordo plenamente, que o segredo das coisas, o como fazer é o princípio do conhecimento naquela determinada área.

Por isso eu entendo que o conhecimento aplicado ao desenvolvimento de uma determinada ação, é que o torna valioso e não o produto em sí, pelo menos aparentemente, :roll:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor KrafT » 16 Ago 2018 17:00

Guri escreveu:Realmente, eu concordo plenamente, que o segredo das coisas, o como fazer é o princípio do conhecimento naquela determinada área.

Por isso eu entendo que o conhecimento aplicado ao desenvolvimento de uma determinada ação, é que o torna valioso e não o produto em sí, pelo menos aparentemente, :roll:

Encarnou a dilma Roussef, Von? :D
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Guri » 18 Ago 2018 12:07

Que isso Kraft, Oloco...PT tô fora: :twisted:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 18 Ago 2018 18:11

Imagem
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor pbernardi » 19 Out 2018 11:14

Opa,

Sei que cheguei tarde na festa, mas vai aqui a minha ajuda:

Sobre o topico principal (por que do jitter), uma causa bem possivel é que voce esteja comparando maçãs com bananas. Explico.

A FPGA é um hardware, mas na maioria dos casos, é um hardware digital. Ou seja, ao se fazer conversão de frequências, especialmente nessa faixa que você quer(kHz), ele faz uma conversão digital, que insere jitter, não tem jeito. Não sei que circuito que você usou, mas provavelmente diria que é um circuito analógico, e por isso, deve ter muito menos jitter.

Sobre a linguagem, existe porte de C direto na FPGA e parece que está sendo bem suportado e usado já. Não sei de maiores detalhes.

Mas a descrição de HW que se aproxima mais de C (sem ser o próprio C) é o Verilog, que recomendo. Se quiser testar a linguagem, dê uma olhada em

http://www.asic-world.com/verilog/verilog_one_day.html
https://www.fpga4fun.com/

Boa sorte!
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Anterior

Voltar para Verilog, VHDL, SystemC ( PLAs, CPLDs, FPGAs, etc... )