Filtro Digital!

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Filtro Digital!

Mensagempor AnaJulia » 13 Set 2018 23:52

Olá, meninos :D

Estou precisando de ajuda, com um projeto que estou desenvolvendo. Trata-se de um gerador de áudio que vai variar entre 100hz até 4khz.

Estou usando um ARM STM32F103 b8t6 com clock máximo: 72mhz (pll ativado),
Compilador Mikroc ARM última versão.

O oscilador que estou me baseando é um DDS de 32 bits, lendo uma tabela clássica de 256 posições, contendo uma senosoidal. O DAC é um MCP49xx da microchip de 8 bits, na saída coloquei um filtro PB 24db 10khz.

Tudo funciona legal, a senoide aparece no osciloscópio "perfeita". Mas notei que aparece uma espécie de ruído, algo parecido com uma defasagem, isso pode ser notado bem, quando monto uma tabela com forma de onda retangular.

O que acontece é que esse ruido não pode acontecer.

Eu preciso da saber de vocês, como posso eliminar esse ruído, seria através de um filtro digital a forma mais correta ou existe outra técnica?

:roll:
AnaJulia

Re: Filtro Digital!

Mensagempor vtrx » 14 Set 2018 07:32

Aproveitando o assunto,mas não respondendo sua questão,este micro ja tem um DAC e voce pode também experimentar usar PWM para gerar o audio.
vtrx
Dword

Re: Filtro Digital!

Mensagempor AnaJulia » 25 Set 2018 19:01

O oscilador DDS por natureza tem um erro de cálculo, é o erro desse cálculo "acumulativo diga-se de passagem" que provoca a "defasagem" no sinal gerado pelo DDS, ok "Quanto menos a frequencia, Menor o erro"

Depois de estudar um pouco sobre o assunto, notei que o DDS é um registrador de deslocamento "rotativo", onde a frequencia de start é somada ao acumulador indefinidamente.

Para resolver a questão do erro de "quantização" se assim posso dizer, devemos criar um algoritmo que ajuste o "cálculo" de transbordo de forma a sempre "zerar" o erro de transbordo original.

Espero ter contribuído e em nome do meu pai peço desculpas, se alguém mal interpretou as coisas, com certeza precipitadamente.

Obrigada a todos os meninos(as).
AnaJulia

Voltar para ARM