KrafT escreveu:Gente, isso aqui tá mais feio que uma briga de foice... Eu não ia me meter, mas enfim vamos lá, desculpem se eu for muito ríspido, mas eu acho que não tem crianças criadas a "leite com pera e Nutella" aqui.
1- Um projeto desses não é trivial para quem nunca fez nada na área. Que o digam o desenho horrível do esquema a a montagem bagunçada. O capricho é fundamental para entender o circuito (esquema) e para para a integridade dos sinais (montagem);
2- Precisa de um osciloscópio, para validar a parte do Arduíno antes de usar potência de fato. Livifw, tens um osciloscópio?
3- O arranjo do driver da gate e do próprio mosfet são bem atípicos. Eu já fiz produtos em escala industrial cujo conversor boost de 125 V CC para 300 V CC era gerido por um simples NE555 e funcionava perfeitamente para a aplicação;
4- O MOR_AL tem um profundo conhecimento no assunto: Ouvir ele com atenção e seguir suas orientações é praticamente sucesso garantido.
Minhas sugestões:
1- Usa uma fonte de bancada variável, simula, testa e valida a lógica do Arduíno com baixa tensão (12 V), monitorando somente a saída PWM no osciloscópio. Usa um potenciômetro no feedback para simular variação da carga;
2- Etapa 1 concluída, coloca um mosfet, indutor, etc, testa e valida o circuito em 12 V;
3- Etapa 2 concluída liga a tensão desejada na entrada com uma carga resistiva e de baixa potência (lâmpada);
4- Etapa 3 bem sucedida, passa para o motor.
5- Faça todas as etapas com capricho.
6- Tenha capricho. Hardware não dá simplesmente para compilar de novo e ver se o compilador reclama de alguma coisa.
Desculpe minhas palavras rudes, mas são sinceras e com intuito de ajudar. Se você seguir a linha que proponho e encaixar as observações que os colegas já fizeram, vais ter sucesso.
Edit: PELOAMORDEDEUS usa uma lâmpada série na entrada antes de aplicar a rede CA ao circuito. Só liga direto, sem a lâmpada série, após verificar que está tudo ok.
MOR_AL escreveu:O Kraft oportunamente lembrou do detalhe da lâmpada, o que é importantíssimo. Evita queimar muitos componentes.
Não sei qual seu conhecimento neste assunto da lâmpada e posso estar mencionando o óbvio, mas caso já conheças, peço que desconsidere.
A lâmpada em série com a rede e o seu circuito limita a corrente no circuito na presença de um problema.
Portanto, a lâmpada TEM que ser aquelas resistivas, cuja luminosidade é proveniente de uma resistência incandescente. Essas lâmpadas, inclusive, não são mais vendidas, mas ainda podem ser encontradas no comércio. No seu caso teria que ser uma lâmpada para 220Vca e uma potência que pode variar, dependendo da sua carga. Como um fusível de 10A torrou, comece com uma lâmpada para 220Vca e potência entre 60W e 200W.
Se a lâmpada acender, significa que o seu circuito está com problemas.
Se acender quase que totalmente, significa que há um curto no seu circuito.
NÃO USE LÂMPADAS ELETRÔNICAS. Elas não possuem as características necessárias para limitar a corrente de seu circuito.
Você ainda pretende fazer o que eu apresentei?
Outra coisa.
No seu curso não há um laboratório de eletrônica com um mínimo de instrumentos? Se este projeto for uma exigência para você seguir com o curso, eles deveriam prover um laboratório adequado para tal projeto.
MOR_AL
livifw escreveu:
Obrigado pela resposta, e pelo o que entendi da sua mensagem parece que fui meio rude com todos que ajudaram, queria me desculpar se isso aconteceu e estou muito agradecido com todas as respostas até aqui.....
livifw escreveu:Agora que li com calma percebi que falei besteira, comentei sobre a lâmpada halógena que estou usando na carga, e percebi que vocês estava comentado de por uma na entrada para assim limitar a correte.
E respondendo, MOR_AL, sim irei fazer os passos que falasse, mas irei montar outro protótipo primeiro.
eletroinf escreveu:Cara, desculpe-me se eu estou sendo muito chato, mas...
Porque não simular no Psim? Mesmo que tu não tenhas prática, em poucos minutos já vai pegar o jeito. Tem muitos tutoriais pela web.
Assim tu consegue visualizar o que vai acontecer com o teu projeto sem queimar componentes.
eletroinf escreveu:Tchê, é muito simples. O que te interessa nessa simulação é a dinâmica da carga.
Não precisa do regulador, trafo e retificadores.
Coloca uma fonte CC do Psim ali em paralelo com C1 e outra ali na tensão de saída do regulador, paralelo com C6.
Outra sugestão é acionar com o PWM o transistor T2, sem o acoplador, suponho que isso já funcione e o que tu precisa é testar a parte de potência.
Utilize o PWM do Psim, teste a parte de potência, veja as correntes e tensões na carga, etc.
Depois tu pode colocar bloco C e o teu código e testar praticamente igual na aplicação, mas vamos por partes...
Boa sorte!
Edit: Dando um pitaco na sua aplicação, nas poucas vezes que eu utilizei motor CC, a corrente de partida precisa ser controlada, pois o valor pode ser muito alto... quando acionado, enquanto o motor CC acelera, a limitação de corrente é dada pela resistência elétrica das bobinas - veja que geralmente esta é muito baixa. Portanto, o pico de corrente pode ser muito alto e explodir a chave de acionamento.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante