Proteus: tem como gerar library a partir de projeto?

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Proteus: tem como gerar library a partir de projeto?

Mensagempor edsont » 24 Dez 2018 17:48

Tem como "recuperar" biblioteca a partir de projetos no Proteus?

Eu reinstalei o Windows e esqueci de fazer backup das bibliotecas. Eu fiz backup do Windows, mas voltar tudo só pra copiar as lib dá um pouco de trabalho.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Re: Proteus: tem como gerar library a partir de projeto?

Mensagempor egipts » 27 Dez 2018 16:31

Cara, não sei se entendi bem sua dúvida. Basicamente as bibliotecas ficam em: C:\Program Files (x86)\Labcenter Electronics\Proteus 7 Professional\LIBRARY
Eu costumo usar uma biblioteca minha (arquivo .lib e .idx), assim faço backup só dele... ele também fica nesta mesma pasta...
Procure essa pasta no seu backup e puxe só ela...

Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor edsont » 27 Dez 2018 21:18

Eu queria gerar os componentes a partir dos projetos onde foram usados, mas já desisti.

O Backup do Windows não é seletivo, tem que restaurar tudo.

Acabei de fazer novo backup. Vou restaurar o Windows antigo e depois de copiar a library vou restaurar o Windows atual.

Vou ver se consigo alterar a pasta padrão da biblioteca para não esquecer de fazer cópia. A lib deveria ficar na pasta Users para não ser apagada quando se reinstala o Windows.
edsont
Word

Mensagempor egipts » 29 Dez 2018 09:18

Quando você instala por cima, tem uma opção para deixar a versão antiga salva.

Mas se você preferir refazer a biblioteca, basta abrir o arquivo (Isis) com o componente que deseja criar e clicar com o botão direito sobre o componente e depois em "Make Device". Aí vai aparecer as opções de biblioteca onde você pode criar uma nova, recomendo montar uma sua...

Faça o mesmo no Ares, com os respectivos Packages... Botão direito e depois "Make Package"...
Lembre que os componentes muitas vezes trabalham em pares, uma componente no Isis e outro no Ares. As vezes montamos componentes que não precisam de packages específicos, como por exemplo os microcontroladores que normalmente já tem os packages equivalentes disponíveis (SO-08, TSSOP20...). Porém, alguns componente você tem que fazer também o package, como por exemplo um TDA2005. Nesses que você fez o package (desenho do encapsulamento), tem que salvar também...

No Eagle sei que dá pra deixar uma pasta de projetos e biblioteca separada da pasta padrão, mas no Proteus (nunca tentei) acho que não dá...

Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor edsont » 29 Dez 2018 12:46

egipts escreveu:Quando você instala por cima, tem uma opção para deixar a versão antiga salva.

Mas se você preferir refazer a biblioteca, basta abrir o arquivo (Isis) com o componente que deseja criar e clicar com o botão direito sobre o componente e depois em "Make Device". Aí vai aparecer as opções de biblioteca onde você pode criar uma nova, recomendo montar uma sua...

Faça o mesmo no Ares, com os respectivos Packages... Botão direito e depois "Make Package"...
Lembre que os componentes muitas vezes trabalham em pares, uma componente no Isis e outro no Ares. As vezes montamos componentes que não precisam de packages específicos, como por exemplo os microcontroladores que normalmente já tem os packages equivalentes disponíveis (SO-08, TSSOP20...). Porém, alguns componente você tem que fazer também o package, como por exemplo um TDA2005. Nesses que você fez o package (desenho do encapsulamento), tem que salvar também...

No Eagle sei que dá pra deixar uma pasta de projetos e biblioteca separada da pasta padrão, mas no Proteus (nunca tentei) acho que não dá...

Abraço.

É justamente a biblioteca que eu criei que esqueci de copiar. Eu reinstalei o Windows, não o Proteus, por isso foi apagado.

Eu já recuperei do backup (imagem do Windows). E coloquei em outra pasta para não ser perdida quando eu reinstalar o Windows.

Para alterar (ou acrescentar) a pasta da biblioteca é só ir em System > Set Paths. Eu acrescentei uma pasta que fica em outro HD.
edsont
Word

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )