Dúvida sobre ARM

Software e Hardware para uC STM

Moderadores: andre_luis, 51

Re: Dúvida sobre ARM

Mensagempor Rodrigo_P_A » 01 Abr 2019 12:13

pamv escreveu:
Guri escreveu:Eu acho que não me expressei direito :roll:

Quanto aos periféricos, sim...

Apenas fiz alusão ao z80 para entender que pensei que existia algo semelhante num ARM, onde o endereçamento poderia ser feito externamente, no caso a memória de programa.

Eu estou querendo implementar uma nova aplicação para nosso synth, porém vou precisar de bastante memória para guardar as amostragens...eu vou precisar de pelo menos 8 megabit de espaço.

A implementação em um SDcard é interessante...

Antes, analisando os itens da ST, tenho notado que tem chips com grande capacidade de memória, tipo 1, 2 mega...mas o preço também é salgado :mrgreen:

Dai eu pensei se alguém não conhecia um ARM com endereçamento externo, :wink:

Obrigado

A blackboard não resolve o seu problema?

https://os.mbed.com/users/hudakz/code/S ... /shortlog/

STM32F407VET6 in LQFP100 package
ARM®32-bit Cortex®-M4 CPU + FPU
168 MHz max CPU frequency
VDD from 1.8 V to 3.6 V
512 KB Flash
192+4 Kbytes of SRAM including 64-Kbyte of CCM (core coupled memory) data RAM
GPIO (82) with external interrupt capability
12-bit ADC (3) with 16 channels
12-bit DAC (1) with 2 channels
RTC
Timers (14)
I2C (3) interfaces (SMBus/PMBus)
I2S (2)
USART (4)
SPI (3)
USB 2.0 full-speed
USB 2.0 OTG
CAN (2)

Board features
JTAG/SWD header
Micro SD
Winbond W25Q16 16Mbit SPI Flash
RTC battery CR1220
10/100 Ethernet MAC
3.3V LDO voltage regulator
Mini USB connector
1x power LED
2x user LEDs D2 (PA6) D3 (PA7)
2x jumpers for bootloader selection
Reset button,
Wakeup button
2x user buttons K0 (PE4) and K1 (PE3)
2x24 side pins + 2x16 bottom pins + 1x4 ISP pins
2x16 FMSC LCD Interface
NRF24L01 socket

placa legal
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor pamv » 01 Abr 2019 12:59

E barata, 10-12 dolares no Ali e no EBay, não entendo como os "Importadores" do Mercado Livre não a trazem para o Brasil
pamv
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 01 Abr 2019 13:31

pamv escreveu:E barata, 10-12 dolares no Ali e no EBay, não entendo como os "Importadores" do Mercado Livre não a trazem para o Brasil

pq ng quer estudar, ng dá valor nessas coisas, pessoal quer placa que dá pra ligar no PC e rodar browser, video game, ver video, jogar.... é assim hehehehe
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor denis » 01 Abr 2019 14:22

Uma dúvida sobre aquele kit do LPC1788.

Quando você inicializa/configura o periférico External Memory Controller (EMC) você consegue acessar a memória externa de forma transparente?
Ou precisa escrever driver com funções tipo Read/Write ??
denis
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 01 Abr 2019 16:56

denis escreveu:Uma dúvida sobre aquele kit do LPC1788.

Quando você inicializa/configura o periférico External Memory Controller (EMC) você consegue acessar a memória externa de forma transparente?
Ou precisa escrever driver com funções tipo Read/Write ??

De forma transparente, você pode setar no compilador a região de memória, ou usar algum tipo de alocação dinamica usando a memória RAM externa para dados, ou ainda escrever um programa para carregar na memória externa e ser carregado de lá, existem várias formas.

A mais fácil é: setando região de dados para usar a memória externa.

De qualquer forma, dependendo do modelo de memória, tem sim que configurar o periférico durante a inicialização, depois, o acesso é transparente
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Guri » 02 Abr 2019 09:13

Meus amigos, quantas opções legais...obrigado a todos,

Vou analisar todas as ideias...

Comprei uma discovery - STM32F4x...ela usa um arm da linha dessa que o palm indicou: https://os.mbed.com/users/hudakz/code/S ... /shortlog/

Estou terminando uma aplicação comercial com o synth magic e vou com a Ajuda de DEUS, engrenar nesse F4x...

Andei vendo o preço para comprar (1) peça aqui no brasil desse chip, me pediram 50 reais, achei interessante, pelo ponto de vista da boa quantidade de periféricos, velocidade e por ter funções DSP...

Quanto ao raspbery...ja brinquei bastante com ele, sem dúvida é bom, mas foge ao o objetivo que pretendo implementar...mas é ótimo.

É muita informação para o véio vonnilmam...vou analisar tudo com carinho e atenção e retornarei os resultados.

Aproveitando a oportunidade...Alguém sabe me dizer se a ST, fornece o fw e o circuitinho que vai no DSICOVERY, onde usa um F103 para fazer a gravação do STM? Eu gostaria de reproduzir esse circuito de gravação incircuit numa placa padrão de testes que vou elaborar para trabalhos de laboratório.

Só para esclarecer, eu acabei usando uma rotina para a memória i2c em forma de buffer circular rotativo pelo DMA e ficou muito bom, eu tinha postado em outro tópico e estou dando uma satisfação a respeito e sou grato aos amigos, obrigado.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 02 Abr 2019 09:21

Guri escreveu:Meus amigos, quantas opções legais...obrigado a todos,

Vou analisar todas as ideias...

Comprei uma discovery - STM32F4x...ela usa um arm da linha dessa que o palm indicou: https://os.mbed.com/users/hudakz/code/S ... /shortlog/

Estou terminando uma aplicação comercial com o synth magic e vou com a Ajuda de DEUS, engrenar nesse F4x...

Andei vendo o preço para comprar (1) peça aqui no brasil desse chip, me pediram 50 reais, achei interessante, pelo ponto de vista da boa quantidade de periféricos, velocidade e por ter funções DSP...

Quanto ao raspbery...ja brinquei bastante com ele, sem dúvida é bom, mas foge ao o objetivo que pretendo implementar...mas é ótimo.

É muita informação para o véio vonnilmam...vou analisar tudo com carinho e atenção e retornarei os resultados.

Aproveitando a oportunidade...Alguém sabe me dizer se a ST, fornece o fw e o circuitinho que vai no DSICOVERY, onde usa um F103 para fazer a gravação do STM? Eu gostaria de reproduzir esse circuito de gravação incircuit numa placa padrão de testes que vou elaborar para trabalhos de laboratório.

Só para esclarecer, eu acabei usando uma rotina para a memória i2c em forma de buffer circular rotativo pelo DMA e ficou muito bom, eu tinha postado em outro tópico e estou dando uma satisfação a respeito e sou grato aos amigos, obrigado.

Você pode gravar usando só um conversor USB<>SERIAL.

Se for a interface SWD melhor você comprar isso aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor pamv » 02 Abr 2019 10:59

Guri, assino embaixo do que o Rodrigo falou, compre um STLink, funciona perfeitamente, é super barato no ali. As placas Nucleo da ST costumam vir com um st link que você pode destacar da placa quebrando-a na "linha pontilhada" as Discovery nunca usei, não sei se voce pode fazer isso de separar o st da placa, mas ele é tão barato que vale a pena compra-lo
pamv
Word

Mensagempor Guri » 02 Abr 2019 13:19

Sabe qeu vocês tem razão...

O stlink v2 é tão barato que não compensa embarca-lo numa pcb...

Vou planejar uma PCB e aviso vocês,

Fico muito grato pela dica...
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Anterior

Voltar para STMicroelectronics