Moderadores: 51, Renie, gpenga
edsont escreveu:Talvez o uso de resistores de filme metalico melhore.
Eu já utilizei resistores de valor alto com ampops e o circuito ficou sensível a campos eletromagnético e eletrostático. Uma caixa metálica resolveu o problema. Eu usei todos os resistores de filme metálico.
MOR_AL escreveu:Como o circuito possui níveis de sinal muito baixo e responder a CC, além do já recomendado, deveria incluir um ajuste de offset em cada operacional.
MOR_AL
andre_teprom escreveu:Essa variação de 5x ocorre somente no primeiro estágio, certo ?
Aparentemente essa topologia é meio sensível á desvios no offset de entrada, que na verdade é a subtração da tensão nos pinos + e -
Talvez voce devesse considerar um amplificador operacional proprio para instrumentação, ou ter o trabalho de montar e topologia:
MOR_AL escreveu:Você está certo. O ajuste de offset corrige níveis cc e a saída não deveria variar com um "sopro".
Sugiro:
1 - Confira o circuito novamente. Às vezes o que parece conectado não está, ou algum componente pode ter sido colocado com seu valor diferente do desejado.
2 - Tente tirar uma foto clara da montagem de modo a que possamos conferir a montagem. Às vezes passamos por erros e não nos damos conta. Mostre o que é V3_3 e IG1
3 - Curo-circuite a entrada e veja se a tensão de saída altera com o tal "sopro".
O que você está usando como sensor (o seu V3_3) e o que está usando como a fonte de corrente (IG1)?
Circuitos com tensões de entrada desta ordem de grandeza costumam ser sensíveis, principalmente se montados em protoboard.
Você colocou capacitores de 0,1uF nas fontes JUNTO aos operacionais?
Os fios, principalmente de entrada são curtos?
Esses fios são transados? Algo como 1 espira por polegada.
R5 com R6 e R4 com R7 devem ser casados. Suas diferenças devem ser menor que 1%.
Finalmente.
Se a saída estiver variando com a temperatura, use resistores de filme metálico, como já mencionado.
MOR_AL
denis escreveu:
Eu já conhecia AO de instrumentação, ainda não utilizei pois não encontrei aqui no BraZil.
Caso tenha algum part number para indicar.
Valeu
rafael escreveu:Usa componentes para linha médica.
Aconselho usar o AD621 (amplificador de instrumentação) com o op97. Ambos da “Analog Devices”.
Usa tambem resistores da linha “Panasonic ECG ou EEG”.
São componentes caros, geralmente soh acha na mouser ou digikey, mas vai resolver teu problema com certeza.
Por curiosidade, que sinal estás tentando aquisitar? Seria eeg? Para a faixa de 100uV...
Se for para EEG a Texas tem um ci especializado para isso (eles têm inclusive kit de desenvolvimento analógico para esse fim).
Abraço.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante