Protótipo STM32F103

Software e Hardware para uC STM

Moderadores: andre_luis, 51

Protótipo STM32F103

Mensagempor vtrx » 22 Mai 2019 22:20

Este micro está com o preço muito bom na China.
Mas tem um inconveniente para mim,o tamanho dos terminais.
Alguém já montou uma placa teste e soldou manualmente o CI?
Qual software mais simples posso usar para desenhar a placa?
vtrx
Dword

Re: Protótipo STM32F103

Mensagempor Rodrigo_P_A » 23 Mai 2019 08:38

Dá pra soldar na mão usando fluxo pastoso espalhando a solda e depois retirando algum curto com malha dessoldadora.

Software... qualquer um que você saiba usar, é a mesma coisa que rotear dip, mas os terminais são menores....
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor rafael » 23 Mai 2019 08:59

Exato! Procura no YouTube por solda SMD e vai aparecer muitos videos. Procura também por “método bolha” para soldar smd.

Baixa o novo Stm32CubeIDE eh um framework + ide + gcc. Tudo integrado e podes configurar os perifiericos do stm32 graficamente. Novamente procura no YouTube “stm32cube” e vai aparecer quilos de vídeos.

Boa sorte

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
/***************************************
Rafael Gebert

TEWAC Tecnologia
e-mail: rafael@tewac.com.br
***************************************/
rafael
Nibble

Mensagempor rafael » 23 Mai 2019 09:03

Esqueci, programa para fazer placa eu recomendo o Eagle 7 ou 8. Agora tem o 9 mas achei mais limitado o modo Free dele.
Tem varias placas prontas para stm32 feitas em eagle... bota no Google “stm32 circuit board GitHub” e vai aparecer algo para baixar

Rafael Gebert

TEWAC Tecnologia
rafael
Nibble

Mensagempor tcpipchip » 23 Mai 2019 10:43

Eu tenho aqui uns 35 modulos das mais variadas funcoes, quase 90% deles usam o STM32
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor vtrx » 23 Mai 2019 14:04

tcpipchip escreveu:Eu tenho aqui uns 35 modulos das mais variadas funcoes, quase 90% deles usam o STM32

Pela potencia,é o mais barato,ruim é para fazer um protótipo só para testar,ainda mais que vou 'apenas' migrar um projeto pelo preço do micro apenas,e não pelas funções.
vtrx
Dword

Mensagempor rafael » 24 Mai 2019 15:08

vtrx escreveu:
tcpipchip escreveu:Eu tenho aqui uns 35 modulos das mais variadas funcoes, quase 90% deles usam o STM32

Pela potencia,é o mais barato,ruim é para fazer um protótipo só para testar,ainda mais que vou 'apenas' migrar um projeto pelo preço do micro apenas,e não pelas funções.

Vtrx, Garanto que tu consegue migrar boa parte do teu código para STM32. C eh C.... já migrei muitos módulos de pic24/pic32 para STM32 com pequenas adequações.... além do mais tem o stm32Cube que inicializa e gera o código para ti... por exemplo, se vais usar por serial e porta Spi, eh soh marcar habilitar-se os periféricos, marcar os pinos e o cube gera todas as função de envio e recepção....

Outro exemplo, eu uso o módulo Wi-Fi atwinc1500 da antiga Atmel. Na época eu baixei o projeto de exemplo para atmelstudio, adicionei os Arquivos no meu projeto feito no CoIDE, fui lá nas funções de acesso à porta spi, substitui apenas as funções do Atmel pela funções geradas pelo cube e saiu funcionando com stm32!!!!

Rafael Gebert

TEWAC Tecnologia
rafael
Nibble

Mensagempor chipselect » 27 Mai 2019 10:11

Eu soldo o lqfp de 64 pinos com uma estaçãozinha de solda com fluxo em pasta, fita adesiva para fixar temporariamente uma parte do CI e um pouco de paciência. Depois que pega prática, dá pra soldar um desses bem rápido.

Também uso uma câmera dessas vendidas como "microscópio" para verificar a solda.

Para fazer as placas, eu gostei do Circuit Studio, o preço não está tão salgado agora.

Quanto as IDEs, utilizo o Eclipse com o GCC e depuro com o STLink.
chipselect
Word

Mensagempor mrgadotti » 28 Mai 2019 09:22

vtrx escreveu:Este micro está com o preço muito bom na China.
Mas tem um inconveniente para mim,o tamanho dos terminais.
Alguém já montou uma placa teste e soldou manualmente o CI?
Qual software mais simples posso usar para desenhar a placa?

Não sei se é o mais simples, mas utilizo o KiCAD pela grande adoção da comunidade Maker por ter muitas bibliotecas prontas e exemplos no GitHub que as vezes são uma mão na roda. O STM32 é muito poderoso como o pessoal já comentou e dá pra soldar tranquilo com um pouco de paciência.
mrgadotti
Byte

Mensagempor pamv » 28 Mai 2019 12:03

Eu também migrei pro KiCad pelos motivos que o mrgadotti citou. Eu havia experimentado ele uns 4 anos atrás e não gostei, mas a versão atual me pareceu muito melhor e passei a usa-la desde o inicio do ano.
pamv
Word

Mensagempor milordy » 02 Jun 2019 15:15

rafael escreveu:
vtrx escreveu:

Vtrx, Garanto que tu consegue migrar boa parte do teu código para STM32. C eh C.... já migrei muitos módulos de pic24/pic32 para STM32 com pequenas adequações.... além do mais tem o stm32Cube que inicializa e gera o código para ti... por exemplo, se vais usar por serial e porta Spi, eh soh marcar habilitar-se os periféricos, marcar os pinos e o cube gera todas as função de envio e recepção....

Outro exemplo, eu uso o módulo Wi-Fi atwinc1500 da antiga Atmel. Na época eu baixei o projeto de exemplo para atmelstudio, adicionei os Arquivos no meu projeto feito no CoIDE, fui lá nas funções de acesso à porta spi, substitui apenas as funções do Atmel pela funções geradas pelo cube e saiu funcionando com stm32!!!!

O MCC que vem no mplabx só selecionar os periféricos que ele gera os arquivos.
milordy
Nibble

Mensagempor Guri » 04 Jun 2019 22:46

Tem um programa muito simples de utilizar e tem a versão free que dá para fazer muita coisa e também se for comprar é muito barato, salvo engano uns 100 reais...

Layout 50

https://www.electronic-software-shop.co ... vbimfnp2i6

Quanto a soldar um tqfp é muito simples, compre fluxo para solda "cor marrom", use um cotonete para molhar os pinos do chip já posicionado na PCI, solde duas extremidades para fixar certinho o bichinho...

Prnto, agora com um ferro de 30wtz e ponta fina, molhe a ponta do ferro de soldar com um pouco de solda e passe sobre os pinos, sem medo, pois o fluxo não deixará dar curto entre os pinos, e caso dê curto, não se preocupe, finalize o trabalho soldando os demais pinos e depois arrume um palito de dentes com a ponta bem fininha, passe mais um pouco de fuxo e limpe com o palitinho o excesso...
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor rafael » 15 Jun 2019 13:11

milordy escreveu:
rafael escreveu:
vtrx escreveu:

O MCC que vem no mplabx só selecionar os periféricos que ele gera os arquivos.

A ST tem o STM32Cube, particularmente achei melhor que o MCC

Rafael Gebert

TEWAC Tecnologia
rafael
Nibble

Voltar para STMicroelectronics