Então zé....eu entendi, ok
Eu sou do tempo que se programava em assembler, como muitos daqui do forum...vivi a época do z80 e 8051...
Foi meio complicado pra mim, aderir a programar em C...mas depois de apanhar para fazer um GLCD funcionar, resolvi por a mão na massa e aprender C.
Confesso que não me arrependi, tanto que hoje, penso muito pouco ou NADA em assembler, por diversos motivos e um deles é a versatilidade da linguagem C e sua transparência.
Eu nunca fui fã de utilizar libs prontas, acho mais "gostoso" olhar o manual e construir você mesmo, pois ninguém melhor do que você para saber os caminhos mais acertados dentro do seu fw.
Até o momento, não consegui sair fora do mikroc, pelo simples motivo que o utilizo como compilador e porque a interface dele é muito amigável e acho legal trabalhar com a IDE do mikroc. Como eu disse, fazer a libs, dá maior liberdade e visão do que esta acontecendo! Eu tinha feito uma rotina meia grande no ARM e precisei incluir uma eeprom externa, e como eu tava com pressa (tenho que fazer as coisas rápidas, se não fico no prejuizo) acabei usando a lib do mikroc à i2c...Puts, deu um pal no fw e eu não achava de jeito algum o culpado desse travamento...Resumindo, quebrei a cuca e comecei a elaborar o drive, e para minha surpresa quando coloquei no fw, o erro sumiu...mas é só colocar denovo a lib i2c no fw que trava tudo....eis aí uma das vantagens de se criar a sua lib com base no manual do gpu.
Ate o momento continuo no mikroc por dois motivos, o primeiro foi que paguei por ele, tenho que tirar o investimento antes de o deixar e o segundo motivo é que até agora não vi nada que me incentiva-se mudar de compilador (na minha humilde opnião todas as IDEs utilizam o mesmo compilador do fabricante do chip, o que muda é só a IDE, eu acho né)...
Agora cá entre nós arduino é muito chulo de mais...na minha percepção a impressão que se tem ao usar o arduino é que fizeram uma GAMBIARRA lascada, o bicho demora um tempão para compilar um pisca pisca...