PIC ADC e Digital input juntos.

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: PIC ADC e Digital input juntos.

Mensagempor milordy » 24 Ago 2019 10:07

vtrx escreveu:(MOR_AL) ,no circuito a referencia é de 5V(do próprio PIC),é importante que o potenciômetro(Linear)tenha sua posição central correspondendo a metade da leitura.
(ze) Bastante interessante esta ideia,pois tinha pensado em usar uma ponte de resistores(4K7)controlado por um PORT,mas provavelmente uma iria interferir na leitura do outro pois são ligadas internamente,ja separando e usando o Diodo acho que esse problema desaparece.
(milordy) O modelo é o 18F4550,como é uma atualização tanto de funções como de 'preço' final,tem que ser ele,na verdade não precisaria mas pelo custo benefício(fonte compilada,testes Eeprom interna)ele continua a ser a escolha.
Caso não fique satisfatório,teria que oferecer duas versão de circuito...

PS:Em relação de escolha por chaves etc,a interface ja foi vendida($)para pessoas que me perguntaram como poderia ligar os fios numa chave de 3 contatos sendo que o circuito usa duas apenas...(o cliente sempre tem razão..).
A interface é programada por um aplicativo específico e gostaria de manter assim.

Da uma olhada nesse imagem(https://prnt.sc/owxx69),quando tiver apertado o button o valor será 0v,quando não pressionar será um valor 1.66v até 3.33v(para aqueles valores de resistores e potenciômetro da imagem).
milordy
Nibble

Mensagempor vtrx » 24 Ago 2019 11:39

Da uma olhada nesse imagem(https://prnt.sc/owxx69),quando tiver apertado o button o valor será 0v,quando não pressionar será um valor 1.66v até 3.33v(para aqueles valores de resistores e potenciômetro da imagem).

Os POTs serão opcionais por meio de conectores.
Quando não estiverem presentes os circuito vai ficar 'aberto'.
vtrx
Dword

Mensagempor milordy » 24 Ago 2019 13:24

vtrx escreveu:

Então pode fazer de modo(https://prnt.sc/owzv47),quando aperta button sair 0v e quando não aperta sair 5v,quando colocar um potenciômetro,o valor vai de 0v á 2.5v(considerado aqueles valores da imagem).
milordy
Nibble

Mensagempor ze » 25 Ago 2019 07:23

off topic semi on e teste
Imagem
Imagem
As imagens acima são as que o amigo sugeriu. Para mostra-las diretamente no tópico:
no firexfox (Infelizmente não posso orientar em outro navegador) :
-no site hospedeiro com a imagem na tela
-ferramentas... informações da página ou ctrl-i...mídia
-escolha a imagem nas linhas a que quer mostrar. Ela aparece em baixo
-escolha o que tem extensão conhecida de figura png, jpg, bmp... etc
-clique com a direita
-copiar
-no tópico-resposta: colar, selecione a linha, clique no botão 'Img'
É bobeira mas quem quer ver economiza clique. E claro fica mais digamos... elegante.
Uma opção pra publicar no tópico...
viewtopic.php?f=27&t=847
não sei se tem algo do gênero lá...
1.jpg>1k.txt ... Palavras do sumido amigo Edson que li há muitos anos neste forum...

abç
ze
Dword

Mensagempor RAWeigel » 25 Ago 2019 07:30

Off topic II
... ou usar as ferramentas do site.

site.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor vtrx » 25 Ago 2019 11:35

milordy escreveu:
vtrx escreveu:

Então pode fazer de modo(https://prnt.sc/owzv47),quando aperta button sair 0v e quando não aperta sair 5v,quando colocar um potenciômetro,o valor vai de 0v á 2.5v(considerado aqueles valores da imagem).

Usando este circuito,a posição central não representou metade da leitura e o cursor todo voltado praticamente não alterou os valores,apenas do meio para um lado é que ficou correto :(
vtrx
Dword

Mensagempor ze » 25 Ago 2019 12:09

off - III
teste- II
Imagem
obs:
-Tive que logar pra ver. Método anterior não precisa.
-Não sei se tem limite. Método anterior não tem.
-A imagem pode ser que fique pra sempre no forum. Método anterior não tenho certeza.
só sei que nada sei...

on...
'Usando este circuito,a posição central não representou metade da leitura e o cursor todo voltado praticamente não alterou os valores,apenas do meio para um lado é que ficou correto :('
Algo do gênero era de se esperar. Mudanças no sw tenderiam a ser necessárias. Meu voto continua indo pra minha ideia.

off IV
-ao editar - e edito sempre como agora - não consigo + 'mencionar'
-Teste concluído com êxito... Ao deslogar vi a sua minha imagem usando o meu método. Penso ser menos 'egoísta' - só acessível à membros...
ze
Dword

Mensagempor milordy » 26 Ago 2019 16:10

vtrx escreveu:
milordy escreveu:
vtrx escreveu:

Usando este circuito,a posição central não representou metade da leitura e o cursor todo voltado praticamente não alterou os valores,apenas do meio para um lado é que ficou correto :(

Analisando aqui,infelizmente acontece isso com esse circuito,tenta esse circuito de anexo,nesse caso o valor quando tiver potenciômetro ficará entre 1.66v e 3.33v,considerado aqueles valores da imagem,quanto menor valor do potenciômetro, dos resistores r_low e r_high e maior for r_jumper,o resultado adc será melhor.Só tomar cuidado para o valor do r_jumper não ser muito elevado,por que pino do pic tem um corrente de fuga 200na,provavelmente 4M seria o valor máximo,para perder apenas 0.8v.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
milordy
Nibble

Mensagempor enriqueperez » 03 Mar 2020 13:39

buen post!
enriqueperez

Mensagempor Guri » 05 Mai 2020 10:30

Eu faria o seguinte:

Configura a entrada com AD normalmente, e ao invés de você alternar essa entrada entre AD e DIGITAL, você cria uma janela de comparação com o range que desejar para detectar 0 e 5 volts, tipo de 0 até 2,5volts é 0 lógico e acima disso é nivel 1.
Simples assim.

:mrgreen:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor vtrx » 30 Ago 2020 18:59

ze escreveu:
vtrx escreveu: usar os analógicos RA0 a RA6,essas entradas vão fazer falta caso o usuário não queira utilizar ADC.

À válida alternativa do amigo Moris, permita-me algo [que considero ainda mais] simples: Use RB0 (ou o port disponível) como "pullup programável" (inventei isso agora) e um diodo em cada entrada.

Código: Selecionar todos
    +-->|-[4k7]--RA0
    |
    |-->|-[4k7]--RA1
    |
    |-->|-[4k7]--RA2
RB0-o
    |-->|-[4k7]--RA3
    |
    |-->|-[4k7]--RA4
    |
    +-->|-[4k7]--RA5

Nem precisa mexer com TRISB0. Basta :
RB0=0;//pullup desligado
RB0=1;//pullup ligado

Retornei para informar que usei este método e ficou perfeito.
Utilizo 7 analógicos ou 7 digitais.
vtrx
Dword

Anterior

Voltar para PIC