Problema com o gravador com o CI CP2102.

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Problema com o gravador com o CI CP2102.

Mensagempor MOR_AL » 24 Fev 2020 19:48

Olá pessoal!
Instalei o drive do CP2102 com sucesso.
O problema é que ele não funciona em nenhum dos programadores da seguinte lista:
Arduino, Ponyprong, Avrdudess e outros.

Já fiz cerca de 50 tentativas e em nenhuma obtive sucesso.

Já troquei o ATmega 328 por outros. Com todos tive sucesso em gravar com um circuito simples via porta serial e com diversos programadores.
Inclusive tentei com outros pinos disponíveis na plaquinha de CI. Usei os seguintes pinos: RTS, DTR, TxD e CTS. Esta última configuração usando os pinos RST, SCK, Mosi e Miso, respectivamente. Para esta configuração usei o programador Avrdudess em um modo que refletia as relações entre as pinagens da plaquinha do gravador com as do microcontrolador.
Também segui fielmente os passos de um vídeo do YouTube, que mostra um procedimento de gravação usando esta plaquinha. No vídeo foi usado o Arduino, assim como em meu teste. Ocorre que no vídeo funcionou (gravou corretamente), mas aqui o problema se repetiu.
Tenho três gravadores idênticos, comprados no Ebay e com os três ocorre o mesmo problema.
Já montei e desmontei o hardware com o microcontrolador e não consegui fazer gravar o microcontrolador.
Alguém teria alguma sugestão, além de jogar fora esses três programadores?
Grato.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Problema com o gravador com o CI CP2102.

Mensagempor RAWeigel » 25 Fev 2020 06:25

Este CP2102 seria um conversor USB X Serial?
Já que tem 3, já experimente ligar um no outro (USB -> tx-rx CP2101 -> rx-tx CP2101 -> USB) e digitar algo em um "hiper terminal" da vida e confirmar que eles realmente estão funcionando.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor MOR_AL » 25 Fev 2020 10:43

RAWeigel escreveu:Este CP2102 seria um conversor USB X Serial?
Já que tem 3, já experimente ligar um no outro (USB -> tx-rx CP2101 -> rx-tx CP2101 -> USB) e digitar algo em um "hiper terminal" da vida e confirmar que eles realmente estão funcionando.

Oi, Richard!
O drive foi instalado com o drive. O windows 8.1 o reconheceu, conforme a figura em anexo.
Depois de muitas tentativas, o que desconfio é que o w8.1 conversa com o dispositivo, mas ele não conversa com o uC Atmega.
Vou pesquisar de como fazer o teste que você sugeriu e depois eu posto aqui.
Eu já quase que joguei eles fora, mas depois de que outro dispositivo USBasp clonado, também reconhecido pelo W e não funcionou, não sei mais o que fazer.
MOR_AL
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 25 Fev 2020 14:41

mas depois de que outro dispositivo USBasp clonado, também reconhecido pelo W e não funcionou

É tudo questão de tentativa e erro.
No caso desse USBASP, tive de instalar o ZADIG e experimentar um dos 4 drivers, até funcionar.

https://zadig.akeo.ie/

Depois de muitas tentativas, o que desconfio é que o w8.1 conversa com o dispositivo, mas ele não conversa com o uC Atmega.

Ok, mas qual é a mensagem de erro ?
Pode ser muitas causas, o gravador mostra um log durante a gravação.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Fev 2020 17:06

aluis-rcastro escreveu:
mas depois de que outro dispositivo USBasp clonado, também reconhecido pelo W e não funcionou

É tudo questão de tentativa e erro.
No caso desse USBASP, tive de instalar o ZADIG e experimentar um dos 4 drivers, até funcionar.

https://zadig.akeo.ie/

...

Ok! Consegui fazer funcionar com o USBasp clonado. Quando ia postar, vi que você matara a charada.
O zadig-2.4.exe resolveu.
O que ocorria é que o drive estava quase correto. Apesar do W8.1 identificá-lo, ainda não era o suficiente. Vi num vídeo do YouTube como fazer.
Anotei integralmente o procedimento. Agora tenho duas maneiras de gravar o ATmega. Uma via serial física e outra via USB, via USBasp.

Tenho uns 4 gravadores USB - Serial, que produz uma porta COM virtual. É com o CI CP2102. Este me custou cerca de 30 horas de dor de cabeça. Vou ver se o zadig.exe também resolve o problema.
Depois posto aqui.

Em tempo:
Depois de verificar se consigo gravar com este gravador via programador avrdudess e inclui-lo no trabalho que estou fazendo, vou dispor para quem estiver interessado.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 25 Fev 2020 22:18

MOR_AL escreveu:Vou ver se o zadig.exe também resolve o problema

Acho melhor nem tentar, o Zadig instala um driver especifico para o USBASP, que nao aparece como um porta serial, mas como um dispositivo USB. A dica do Richard é boa, eu uso o Realterm pra Serial, mas na minha opiniao tem alguma outro coisa de hardware, se a COM apareceu no gerenciador de dispositivos, deve ser algo referente ao 5v, erro de conexao, etc...
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Fev 2020 10:24

RAWeigel escreveu:Este CP2102 seria um conversor USB X Serial?

É uma boa ideia. Em princípio tenho quase certeza de que o CP2102 conversa com o USB do PC, mas não conversa com o dispositivo conectado aos pinos TxD, RxD etc.
Hoje vi rapidamente no YouTube, que um sujeito fez o seguinte:
USB - CP210x - TxD para o RxD (em loop). Vou estudar melhor o vídeo e ver se funciona.
Vi também outros dois vídeos onde baixavam o drive para o CP210x.
Foi tudo no celular e não deu para ver os detalhes. Agora vou ligar o PC e ver direito o que foi feito.

Um colega de outro fórum me mostrou que já há uma versão mais nova de drive para o gravador USBasp, o "USBasp-win-driver-x86-x64-v3.0.7" .
Baixei e instalei. Agora SEMPRE que preciso fazer uma gravação, não é preciso mais rodar o zadig. Observar que com o zadig era necessário selecionar a versão v3.0.7, justamente o sufixo do novo drive.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Fev 2020 15:21

Fiz o teste com o loop no USB - Serial com o CP2102. Aparentemente funcionou, mas quando envio o firmware não funciona. Segui corretamente o que mostrou um vídeo no YouTube. No vídeo funcionou, mas no meu circuito não funcionou.
Vou testar novamente para ver se montei errado nas 5 últimas vezes.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para AVR