por Pask » 20 Mar 2007 20:44
Pelo que entendi, o segredo do projeto é o seguinte: pega-se a pequenina queda de tensão sobre o shunt que fica em série com a carga, passa-se por um buffer operacional para isolar os estágios por diferença de impedância, aplica-se o sinal da saída do buffer a um amplificador diferencial ou subtrator com um ganho pré-determinado (evidentemente, convém usar o AOP mais apropriado com um CRMM melhor, uma Z de entrada bem grande e uma Z de saída bem próxima de zero e com tensão de offset bem insignificante). A saída do amplificador diferencial é aplicada à entrada do circuito tradicional de voltímetro digital com o ICL7106 ou ICL7107. Eu acredito que o ganho diferencial deva ser ajustado para que um sinal de 1mV sobre o shunt resulte num sinal de saída para o ICL de 100mV, e esses 100mV corresponderão, finalmente, a uma corrente de 10A! Nos displays, o ponto decimal seria "acendido" no lugar certo para ler 10.0.
Em relação a ler corrente contínua ou alternada, a princípio, eu racioncinei para uma medida de até 10A em DC. Mas, vi nos seus posts que vocês também mencionam a medida em AC. Neste caso, eu acredito que a modificação deva ser feita após o amplificador diferencial: em sua saída, coloca-se uma ponte retificadora e aplica-se o seu sinal pulsante - sem filtragem - à entrada do ICL. Ele deverá indicar, assim, o valor RMS da corrente medida. Então, se isto for verdade, para um pico de 10A em AC, a indicação nos displays seria 7.09A aproximadamente! Estou certo?
Desculpem o longo "reply" e aguardo seus preciosos comentários.
Pask.