Amperímetro com ICL7106.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Amperímetro com ICL7106.

Mensagempor Pask » 19 Mar 2007 20:52

Caros amigos, uma perguntinha meio básica: como eu poderia usar o famoso conversor A/D ICL7106 da Intersil para medir corrente até uns 10A ? O que eu quero fazer é obter a indicação deste instrumento em 3 displays de leds de uma corrente que varie de 0 a 10A. Eu quero a indicação em amperes. Alguém poderia dar-me uma idéia? Obrigado
Pask
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Mar 2007 21:04

Faz um amplificador diferencial em cima e mede a corrente sobre um shunt. Calcula o ganho de tal forma que cada unidade do display tenha a unidade que quer.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Pask » 20 Mar 2007 07:51

Caro Aquino, você poderia me passar um rascunho do que seria o circuito? Pelo que entendi, você quer que eu ligue as entradas inversora e não-inversora de um AOP em paralelo com o shunt e calcule os resistores de ajuste de ganho para a indicação corresponder a amperes. Uma pergunta: o que aconteceria se eu ligasse o ICL diretamente em cima do shunt? Não daria certo também? Obrigado.
Pask
Word

Mensagempor fabim » 20 Mar 2007 08:51

Certo da...
Problema 1.

Quer medir amperagem AC ou DC.

Se DC.
Oscilador ICL á 45khz. V max de entrada de 199mV. Vide circuito do datasheet.

Pra dc pode usar resistores de fio de alta potencia.

Preciso de uma resultante de 0,2V sobre um resistor que esta conduzindo 10A.

Intão.
Se I= V / R
então
R= V / I ........>>> == 0.2V/10A=20m ohms.

Resistor de 20m OHMS vai ser brabo pra fazer ou encontrar.

Aí entra o que o "AQUINO" disse.. ganho... 20m OHMS é dificil, mais de 200m OHMS vc acha.. a tensão resultante em 10A vai ser de 2V vc calcula um ganho de -10.. ou simplesmente um resistor de 9K e um de 1K.

Espero ter lhe ajudado em algo.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 20 Mar 2007 09:20

Já fiz um amperímetro AC com esse CI.
Só que descobri depois que - obviamente - ele nao era RMS, pois eu acabei retificando a senóide para ter um valor estável na saída.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 20 Mar 2007 12:09

ou OCE faz kinem eu.
Peguei um 873.
fui fazenu um monti di leitura, e armazenanu a mais arta essa eu apresentava no dispray, craro tinha um contador de 16 bitiz que exprudia a cada 20mS.
si no istoru a leitura fosse menor que a urtima maior ki eu fiz, eu atualizava e começava a contar a amostragi dessa.

Basicamente é RMS né ??

Mineires purim da sirva.

Fabim.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Mar 2007 14:40

fabim eita sô! nuintendi quais nad.

O que eu entendi é que, a menos do 873 (?), você está pegando o valor de pico. Se for uma onda senoidal, o valor RMS é Vpico/ raiz de 2.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 20 Mar 2007 15:26

hehe.. se vc retificar isso e armazenar no capacitor. a V =
Vin * 1.41.

Mais se vc jogar esta tensão senoidal em um retificador com operacional a tensão de saida é igual a + e - VP RMS..
vc vai fazendo leitura no meu caso 1000 leituras por segundo mais ou menos.

quando eu leiro eu comparo com a ultima leitura se menor eu mantenho.
se maior eu atualizo.

Dentro de 20mS "persistencia", acontece um estouro e começo o ciclo novamente.

tendeu ?

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor JeanPaul » 20 Mar 2007 16:48

Tah complicado de entender os últimos posts ....

fabim .....

Se eu entendi o que vc explicou ... não tem diferença entre filtrar com o capacitor e retificar com o operacional. Se o seu programa pega o valor mais alto, nos dois casos ele vai pegar o valor de pico.

Mas como não vi o circuito .... posso estar imaginando outra coisa.

[]'s

Jean Paul
JeanPaul
Byte

Mensagempor fabim » 20 Mar 2007 17:26

Da uma olhada neste pdf, que vão entender o que eu estou dizendo.

http://www.proenergysafety.com.br/arqui ... imetro.pdf

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor otavio luiz » 20 Mar 2007 17:47

Agora o bixo pego mesmo. Se eu tenho 200mV Ac, como vou retificalo se um bom retificador perde exatamente 200mV???? Teria que amplificar esse sinal esse sinal e amplificar retificar e filtar depois fazer um divisor ou um shunt maior de desse os 2volts em 10A retifica, filtra depois divide.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor Pask » 20 Mar 2007 20:44

Pelo que entendi, o segredo do projeto é o seguinte: pega-se a pequenina queda de tensão sobre o shunt que fica em série com a carga, passa-se por um buffer operacional para isolar os estágios por diferença de impedância, aplica-se o sinal da saída do buffer a um amplificador diferencial ou subtrator com um ganho pré-determinado (evidentemente, convém usar o AOP mais apropriado com um CRMM melhor, uma Z de entrada bem grande e uma Z de saída bem próxima de zero e com tensão de offset bem insignificante). A saída do amplificador diferencial é aplicada à entrada do circuito tradicional de voltímetro digital com o ICL7106 ou ICL7107. Eu acredito que o ganho diferencial deva ser ajustado para que um sinal de 1mV sobre o shunt resulte num sinal de saída para o ICL de 100mV, e esses 100mV corresponderão, finalmente, a uma corrente de 10A! Nos displays, o ponto decimal seria "acendido" no lugar certo para ler 10.0.
Em relação a ler corrente contínua ou alternada, a princípio, eu racioncinei para uma medida de até 10A em DC. Mas, vi nos seus posts que vocês também mencionam a medida em AC. Neste caso, eu acredito que a modificação deva ser feita após o amplificador diferencial: em sua saída, coloca-se uma ponte retificadora e aplica-se o seu sinal pulsante - sem filtragem - à entrada do ICL. Ele deverá indicar, assim, o valor RMS da corrente medida. Então, se isto for verdade, para um pico de 10A em AC, a indicação nos displays seria 7.09A aproximadamente! Estou certo?
Desculpem o longo "reply" e aguardo seus preciosos comentários.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor Carlão » 20 Mar 2007 21:29

Você quer medir AC ou DC?
Se for AC, pode-se usar um TC (transformador de corrente), um divisor resistivo e ligar direto no A/D do PIC. Não precisa nem retificar. Só calcular certinho, que funciona.
Já fiz isso e funcionou legal. Mede o valor de pico de faz a conta (divide por raiz de 2), pra obter o valor eficaz. Agora, se tiver harmônicas na rede (e normalmente tem, para a senoide de corrente), tem que fazer leitura de vários pontos da senoide e fazer a conta, pra obter o valor RMS.

Qualquer dúvida, pergunta pro pessoal da Toroid do Brasil (falecom@toroid.com.br) que eles fabricam TCs e te explicam.
Carlão
Bit

Mensagempor Iran » 20 Mar 2007 23:54

Retificador de precisão com OPAMP, creio eu Otávio.

Zé Iran.
Iran
Word

Voltar para Circuitos Diversos