Têrmo GND: Referencia para A/C ou D/C ?

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Têrmo GND: Referencia para A/C ou D/C ?

Mensagempor andre_luis » 28 Mar 2020 23:10

Pessoal,

Estou trabalhando no desenho de um painel eletrico, onde há um conflito de opinioes quanto ao uso do termo GND como referencia do potencial; uns acham que deve ser usado como representação do "terra" AC, enquanto que eu, vindo da eletronica onde datasheets usam esse termo para referencia de 5v, acho que deve ser usado como nome para a referencia DC (12v, 24v, ...). Na minha opiniao o terra AC deve ser chamado de PE. Qual seria o uso correto?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Têrmo GND: Referencia para A/C ou D/C ?

Mensagempor brasilma » 29 Mar 2020 10:05

GrouND = terra ! Penso que é a mesma coisa, uma referência!

Mais importante que o rótulo é o uso, em circuítos sensíveis a ruídos e sinais baixos (microvolts) usam dois GNDs uma analógico e outro digital unidos por um resistor baixo (10 R).

Tanto de um como do outro, partem trilhas exclusivas para cada dispositivo!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 29 Mar 2020 11:25

Eu já vi muitas variantes, parece que ninguem segue norma quando está montando paineis de automação.
Empresas em que o pessoal é mais velho, vejo utilizando 0V para o GND eletrônico. E o simbo de GND - sem nome - para o aterramento.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor andre_luis » 04 Abr 2020 19:19

Obrigado pela ajuda, só estava esperando mais palpites; acho que no final das contas vou remover a referencia ao GND.
Para a referencia de 'terra' AC vai ser PE(power earth) e para a referencia 'terra' DC, COM (common)
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ELFS » 08 Jun 2020 16:16

No caso de AC pode ser Terra ou GND o mais usual em português é Terra, são conexões com malha de terra ou haste de aterramento.
Não confundir com NEUTRO que normalmente é o ponto de junção de maquinas com ligação em estrela ou outra equivalente e que geram um "terra" virtual e que pode ser ligado a um terra efetivo.
Para Sistemas DC temos negativo e positivo, normalmente o polo comum do circuito e usado como referencia é chamado de GND ( Existem sistemas que o positivo é o comum e aterrado).
ELFS
Byte

Voltar para Mecatronica a Automação