Moderadores: 51, Renie, gpenga
ze escreveu:Bacana Moris...
-qual a melhor frequência e forma de onda pra isso ocorrer?
Bom. Você me pescou, pois este tópico trata de outro assunto. Hehehe. Mas vamos lá!
Isso é uma bobina com núcleo de lâminas de ferro, logo a frequência de trabalho (onda PWM com T e Ton fixos ) não deve ser alta, pois estas lâminas além de não responderem bem, vão produzir calor (baixa eficiência). Eu, como você mesmo menciona, (eu) começaria com um Ton de uns 10 a 20 us. Para isso usaria um 555 como astável e um T com 1s, para proteger a chave eletrônica. Faria um circuito que possuísse um limitador de corrente, para não queimar a chave. Com um osciloscópio no primário, eu monitoraria tanto a corrente como a tensão nesta chave. Mosfet?
Para evitar queimar a chave, eu aplicaria uma carga no secundário, só para poder limitar o pico de tensão na chave quando ela abrir, ao final de Ton. Aliás, o valor da tensão de pico pode ser muito alto, a ponto de ultrapassar a tensão da chave.
Procure saber qual o circuito que se usa tal trafo, pois ele me parece comercial e é certo que já exista um circuito apropriado para ele, poupando muito o meu, ops; o seu trabalho.
Como isso possui uma bobina no primário, e você mencionou flyback, suponho que deva ter um retificador para alta tensão no secundário. Então a forma de onda da corrente de primário tem que ser triangular, caso não haja retificação no secundário, ou haja um multiplicador de tensão no secundário, então a forma de onda da corrente seria trapezoidal. Ou a soma de uma onda retangular, com uma triangular.
Não se preocupe muito com a saturação do núcleo, mas se o Ton crescer muito, a bobina de primário pode ter sua indutância reduzida, como se não tivesse núcleo nenhum, apenas ar. Então a corrente de primário aumentaria muito e alguma coisa certamente queimaria.
-depende da indutância do primário e carga no secundário?
Sim
O primário são 50 voltas de fio. A capacitância da carga uns 500pF.
Opa! Então o circuito pode ter uma ressonância em uma determinada frequência, que TALVEZ seja a frequência de trabalho. A indutância de primário é muito baixa e com a frequência limitante das lâminas do núcleo, não estou convencido de que o circuito seja de um flyback. USE A TAL LÂMPADA EM SÉRIE EM SEUS TESTES.
-no caso de pulso, é melhor aplicar alta tensão e pulso estreito ou alta corrente e mais largo?
Tem que saber como vai ser a topologia do secundário. Se flyback, forward, etc.
-o núcleo sendo laminado vai saturar muito e esquentar? (no meu teste preliminar com pulso de fato aquece)
Já respondi antes.
-vc acha que o de grão orientado pode aquecer menos?
Sim, mas com pouca diferença.
-um ferrite ajudaria? Devo usar freq + alta?
Sim. Com ferrite a frequência pode ser aumentada.
-o snubber se faz necessário pro pico não queimar o mosfet de 600V mas ele "queima" energia que iria pro secundário, isso é correto?
Não. A finalidade do snubber é de retirar o impulso de tensão que aparece ao corte do mosfet e não de reduzir a tensão que continua logo depois.
Um zener de potência cujo valor somado ao +B se aproxime da máxima permitida pelo mosfet ou diodo supressor é o + indicado?
Não! Neste caso apenas haveria transferência de calor do mosfet para o zener.
Nos meus testes preliminares queimei vários mosfets por sobre corrente, tensão, temperatura e tanto faz... sim sei da necessidade de alta corrente no gate pra disparo e pra desligar. Usei push pull
Tá!
Vc de boa vontade e boa pessoa (olha!... outro elogio!) que me lê, se achar que deve, pode tecer algum comentário?
ze escreveu:Breve pois estou saindo... Amanhã per(turbo)gunto+...
o assunto tem conexão mínima pois é mosfet. Algo me diz que o amigo moderador nem a comunidade não deve se importar muito. Mas claro, senti-vos a vontade em tomar medidas cabíveis...
push pull é o driver pro gate. agora há pouco a falta do snubber queimou +2 mosfet em paralelo. Penso que ele tenta sim segurar a V infinita do desligamento. Um zener seguraria só o finalzinho... algo como um varistor.
Não tem refiticaçao. flyback de tv de tubo - lembra dela? - foi referência pro funcionamento. Preciso de um apenas de arco voltaico na saída de qualquer formato (por enquanto). Pulso de 1ouS em 1 segundo não atende... não transfere energia.
![]()
De 1s em 1s seria somente para a fase do teste e não para o funcionamento. Para não queimar os mosfets por calor enquanto ainda tiver problemas com ele.
0 - Você dispõe de um osciloscópio duplo feixe? sim
1 - O que você pretende fazer? gerador de ozônio
2 - Onde pretende usar? gerador de ozonio
3 - Qual a sua fonte de alimentação? tenho 100V 2A e direto da rede 340Vdc
4 - Qual topologia que você sugere? não sei
5 - Tem como medir a indutância do primário e do secundário? sim ... amanhã
6 - Tem o número de espiras do secundário? Primário são 50 certo? certo 2000
ze escreveu:[off topic on]
kk...é isso aí Moris... Máscaras... que bom que nunca precisou usar uma... mas k entre nós (eu e vc hein) tá tudo certo...kk
Todos temos máscaras.... hoje em dia é "inconveniente abrir o peito". Daí criaram o nic name.
Em meados da década passada quando de um momento pra outro me vi sozinho na engenharia e pensei...pqp... to fu. Foi aí que tive a feliz ideia de participar de forum de eletrônica. Entrei neste e com o tempo fui me sentindo a vontade. Mais tarde outros. Este por muito tempo foi (e é) meu preferido devido à qualidade dos membros. P.ex. além de vc, fabim, xults, aquino, andré, tcpip, marcelo sangsuga (sorry d+ considerem-se incluídos) me ajudaram em projetos que viraram realidade. E não, não ganhei dinheiro mas a manutenção do emprego até esta fase final.![]()
Cálculos são sim necessários mas nestas décadas de profissão convivi e calculei um mínimo deles e tive relativo sucesso aqui fora (onde o sistema é bruto).
Esta área em específico está além de minha calculadora de 1,99. Mas me desafiaram a criar tal sistema a baixo custo, alto desempenho e confiabilidade. Dentre outras atividades, ,mesmo com diabetes, infarto e etc é o que tenho feito nestas décadas e me garantiram o arroz com feijão todos os dias e de mais duas bocas.
[off topic off]
Compreendo... Temos que defender o sustento em casa, né?
1-põe o link pra mim
Já está lá encima. Mas vou recolocar.
https://www.youtube.com/watch?v=y03ErI6_ds8&t=135s
2-o buraco é [bem] mais em baixo. Contra nossa ética de foristas mas talvez eu te explique via p.m. Vou entender e aceitar sua eventual desmotivação.
P.M.
3-acho que quase entendi. A falta do diodo faz a onda ficar incoerente, o transistor saturar, núcleo esquentar, e vários efeitos aleatórios? ou seja, sai do escopo flyback
Sim.
4-de fato acho que queimei mais de uma dezena kk. Pior que só tenho mais uns 5 de 600V 4A. Mas tenho uns 20 de 60V 50A
Então está na hora de parar de tentar jogar roleta, né?
5-30W atende. Mas o detalhe: tem que ser aquela bobina de cerca elétrica a qual tenho dúvidas se suporta tal potência. Mas não pretendo (e nem posso kk) desistir fácil deste meu 'tcc'
A bobina da sua primeira postagem? Bom. Vamos tentar te auxiliar. Como já diz um grande colega de dois fóruns (com palavras mais elaboradas...), "me ajude para tentar te ajudar".
Olha isso que fofo que o amigo França publicou agora há pouco...
Vou procurar o original.
Vou fazer uns experimentos com bu208 tenho uns 30.
Segura a onda aí!!!
Antes, meça as indutâncias do primário e a do secundário e me informe.
Sim ele está aqui entre nós mas este forum não notifica sua menção p.ex. @MOR_AL ... recebeu? E ele é 'bocudo' nem falei nada pra ele kk. Mas seria mais uma excelente aquisição pra nós kk
Também vi esta apresentação onde o cara menciona só 800V de pico, ou seja o dobro do vcc. É 'só isso' mesmo?
Ah ... fui tentar medir a corrente mas só tinha resistor de 0.27R 10W de fio e acho que a indutância do fio zoou o barraco. O certo é resistor carvão/carbono/filme metálico ou fio shunt. Vou procurar
O valor do resistor é tão baixo, que não vai fazer diferença. O importante é saber o valor do resistor para poder usar a velha lei de ohm I = V / R.
Ok... as cartas não estão muito a mesa e sei que isso é um saco kk, mas se achar que deve... ja sabe onde estou...
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante