por xultz » 17 Jun 2020 15:45
O Fusion 360 é interessante, mas eu não me adaptei a ele. Como ele não é gratuito (na verdade é bem caro), se for usar ele, vai precisar de uma versão pirata.
Se você não tem problema em mexer num programa pirata, eu recomendo ir pro SolidWorks, é provavelmente o melhor programa prá modelagem 3D mecânica que existe. Na pior das hipóteses, você vai ganhar experiência no melhor e mais usado programa do mercado prá essa finalidade, o Altium por exemplo se integra bem com o SolidWorks (e hoje eu não consigo nem pensar em fazer um projeto de circuito impresso sem a duplinha Altium + SolidWorks). Mas o SolidWorks serve prá fazer muitas outras coisas, por exemplo eu fiz uma porrada de móveis prá minha casa, projetando e visualizando tudo no SolidWorks (eu projetei e estou finalizando uma casinha de brinquedo prá minha filha na minha garagem, e eu modelei até a garagem no Solid prá deixar o projeto e a visualização mais real).
No começo o Solid pode parecer complexo, mas depois que pega o jeito vai concluir que nele você faz tudo usando duas coisas: esboça num plano 2D e extruda. Você modela tudo usando só isso.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.