Sintetizador Synth Magic

Software e Hardware para uC STM

Moderadores: andre_luis, 51

Re: Sintetizador Synth Magic

Mensagempor Guri » 12 Set 2020 17:07

Já houvi falar nessa transformada inversa, porém nunca me atentei a isso, achei interessante...vou tentar implementar essa técnica, se bem entendi é claro.
:D
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor eletroinf » 14 Set 2020 12:55

Se não me engano, o fato de fazer isso iria sobreamostrar a amostra atual, multiplicando seu fator para 4x.
Teria-se que levar em conta esse fator de 4x e elevar o sample rate em 4x, caso contrário o sample seria dividido por 4x.

Mas não é pra fazer um upsample? Daonde vem o termo "interpolação"?
A ideia é aumentar a velocidade de amostragem. Se originalmente era 22 kHz e se quer amostrar no DAC em 4x vai virar 88 kHz no DAC e daí surge a necessidade da INTERPOLAÇÃO entre os steps de 22 kHz, para preencher o intervalo das samples. Certo?
Então, o primeiro passo é preencher com zero as 3 samples adicionais (nesse exemplo hipotético de upsample de 4x).
Daí em diante entra o método de interpolação, que é preencher estes novos samples intermediários da melhor forma.

Então:
- A sua amostragem continua como está;
- A interpolação será realizada com velocidade equivalente ao número de vezes que tu quer sobreamostrar o sinal.

Espero ter ajudado :mrgreen:
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Guri » 15 Set 2020 17:00

eletroinf, fiz uma coisa interessante ontem. "teste de amador" Esses 8bits esta me intrigando, parece aquelas músicas malucas que grudam na memória da gente :evil:

Amostrei em 8 bits um sinal de audio (um guitar jazz) por uns 300ms a uma taxa de 22khz.
E junto aquele chio da quantização de costume :(
Aí tive a brilhante ideia :idea: de passar essa amostra no sound forge, fiz o seguinte:

Apliquei uma FFT sobre o sinal amostrado, e AUMENTEI propositalmente o volume da amostra, creio que em uns 60%.
Na verdade foi o inverso do que disse. :D

Depois peguei essa amostra, após passar pelo tratamento e botei para rodar no microcontrolador, o resultado foi interessante sob dois aspéctos.

- O tamanho da amostra ficou o mesmo (exceto as posições foram alteradas).
- O sample rate também ficou igual ao original.

O resultado foi que ao reproduzir essa amostra, o ruido de quantização diminuiu razoavelmente...o que será que aconteceu lá no sound forge :?

Voltando a realidade, não consegui intender direito o processo dos zeros...Pois se você adicionar zeros entre as amostras vai descretizar o SAMPLED original ou estou errado, ilustre amigo eletroinf. :mrgreen:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 15 Set 2020 17:06

Alguém sabe uma dica de um circuito de filtro passa baixas de 4 estágios ou algo assim que atenue o sinal em 48DBs...
Existe algum programa que faça os calculos para filtros ativos com o.p.

Obrigado, :D
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 18 Set 2020 00:57

Na minha intrigante saga pelos 8bits, a qual deixo de queimar os neuronios com eles, fiz uma brincadeira com filtros alising na saida do mix de audio (software).

Peguei o sinal e joguei em um filtro 12b passa altas com corte de +/-100hz, em sequencia criei dois caminhos, um deles vai a um filtro passa baixas com corte mediano, na faixa de frequencias que utilizo ou seja 4khz 12deb. O outro caminho joguei em um filtro passa altas 12db 2khz.

A resolução é de 8 bits, fiz vários samples para verificar o ruído quantização. Também, além desses filtros, aumentei o ganho das amostras.
O ideal seriam amostras acima de 12bits, com frq de pelo menos uns 30khz...o grande problema de aumentar a resolução e a frq é que se aumenta também o espaço de uso em memória, me refiro a utilizar um MCU comum. Mas ai já é outro assunto. :D

O resultado foi esse:

https://soundcloud.com/musica-plena/grupoagi
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Anterior

Voltar para STMicroelectronics