Sugestão de fonte de bancada

"Comercio" de componentes entre foristas

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Sugestão de fonte de bancada

Mensagempor MOR_AL » 23 Out 2020 17:18

edsont escreveu:Até hoje não entendi porque Q2 (2N2219) queima quando conecto uma bateria (12V, no caso) na saída com a fonte desligada.
D10 não deveria limitar a tensão reversa entre base e emisor de Q2 em 0.6V?

Imagem

TALVEZ, Apenas TALVEZ!
Ao ligar a bateria de 12V na saída, com a fonte desligada, pode estar ocorrendo o seguinte:
1 - A corrente suportada pelo diodo D10 é maior que a corrente suportada pela junção Base-coletor de Q2. então...
2 - O capacitor C5 e C1 estando descarregado, apresenta um curto circuito momentâneo, pois não há resistor no ramo Bateria de 12V - D10 - Junção base-coletor de Q2 (que fica polarizado diretamente) e C5 com C1.
Talvez colocando um diodo em série com o coletor de Q2, entre R13 e C5, evite a queima do mesmo.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edsont » 23 Out 2020 20:31

MOR_AL escreveu:
edsont escreveu:Até hoje não entendi porque Q2 (2N2219) queima quando conecto uma bateria (12V, no caso) na saída com a fonte desligada.
D10 não deveria limitar a tensão reversa entre base e emisor de Q2 em 0.6V?

Imagem

TALVEZ, Apenas TALVEZ!
Ao ligar a bateria de 12V na saída, com a fonte desligada, pode estar ocorrendo o seguinte:
1 - A corrente suportada pelo diodo D10 é maior que a corrente suportada pela junção Base-coletor de Q2. então...
2 - O capacitor C5 e C1 estando descarregado, apresenta um curto circuito momentâneo, pois não há resistor no ramo Bateria de 12V - D10 - Junção base-coletor de Q2 (que fica polarizado diretamente) e C5 com C1.
Talvez colocando um diodo em série com o coletor de Q2, entre R13 e C5, evite a queima do mesmo.
MOR_AL

Faz sentido, mas ainda tem o caso de quando estava carregando a bateria e acabou a força. Neste caso os capacitores já estariam carregados.
Eu acho que vou colocar outro transistor (um mais comum) no lugar de Q2 e injetar tensão na saída aos poucos e verificar o que acontece.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor MOR_AL » 24 Out 2020 10:25

edsont escreveu:...
Faz sentido, mas ainda tem o caso de quando estava carregando a bateria e acabou a força. Neste caso os capacitores já estariam carregados.
Eu acho que vou colocar outro transistor (um mais comum) no lugar de Q2 e injetar tensão na saída aos poucos e verificar o que acontece.

Neste caso inclua um diodo normalmente polarizado "reversamente", entre coletor e emissor de Q4, com um resistor em série com ele.
Calcule o valor do resistor para limitar o pico de corrente dentro do limite do diodo. Continue com o outro diodo já descrito por mim.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edsont » 24 Out 2020 11:36

MOR_AL escreveu:
edsont escreveu:...

Neste caso inclua um diodo normalmente polarizado "reversamente", entre coletor e emissor de Q4, com um resistor em série com ele.
Calcule o valor do resistor para limitar o pico de corrente dentro do limite do diodo. Continue com o outro diodo já descrito por mim.
MOR_AL

Eu acabei dando um curto na placa e queimou U3. Substitui e voltou a funcionar, não como antes mas funcionando.
Tinha testado desligando o coletor de Q2 e notei que a corrente passou a fazer outro trajeto: D10 > base para emissor de Q2 > base para coletor de Q4.

Estou pensando em desligar o catodo de D10 que está na base de Q2 e ligar em série com um resistor ao coletor de Q1.
edsont
Word

Mensagempor edsont » 25 Out 2020 09:04

Acrescentei o diodo entre o coletor e emissor de Q4 conforme sugestão do MOR_AL e modifiquei a ligação de D10.
Testei e não queimou mais o Q2.

schem2.gif

O LED de power (que não consta no esquema) fica aceso mesmo com a fonte desligada quando uma bateria está ligada na saída.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
edsont
Word

Mensagempor MOR_AL » 25 Out 2020 17:35

edsont escreveu:Acrescentei o diodo entre o coletor e emissor de Q4 conforme sugestão do MOR_AL e modifiquei a ligação de D10.
Testei e não queimou mais o Q2.

...

O LED de power (que não consta no esquema) fica aceso mesmo com a fonte desligada quando uma bateria está ligada na saída.

É bom saber que funcionou. Mas minha sugestão com o diodo D10 foi diferente...
Boa sorte.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor mrgadotti » 26 Out 2020 07:56

Pontos bem interessantes MOR_AL e edsont, vou replicar na plaquinha que comprei baseada nesse projeto.
mrgadotti
Byte

Mensagempor MOR_AL » 29 Out 2020 09:00

Encontrei este vídeo no YouTube. Talvez possa interessar.
Lembra que em postagem anterior, eu mencionei que seria quase impossível conseguir variar de 32V a zero com apenas uma fonte chaveada?
Basicamente são duas fontes chaveadas.
A primeira recebe a tensão da rede e parece muito com uma fonte do tipo flyback.
Ela fornece 36V, a corrente eu não anotei, mas parece ser para 5A.
A segunda recebe os 36V da primeira e tem a topologia de um (PWM) step-down.
O sujeito incluiu uma ventoinha alimentada com 12V. Tem uma terceira fonte apenas para alimentar esta ventoinha.
https://www.youtube.com/watch?v=WTAfgBXT7hs
Ainda o autor não forneceu o segundo vídeo, que deve ser a parte do teste de funcionamento, mas ele mostrou o uso de um resistor de carga na primeira fonte de 36V.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 30 Out 2020 08:59

O autor postou o segundo vídeo da fonte.
https://www.youtube.com/watch?v=sCHiirtZ2uk&t=934s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor mrgadotti » 30 Out 2020 12:26

MOR_AL escreveu:Encontrei este vídeo no YouTube. Talvez possa interessar.
Lembra que em postagem anterior, eu mencionei que seria quase impossível conseguir variar de 32V a zero com apenas uma fonte chaveada?
Basicamente são duas fontes chaveadas.
A primeira recebe a tensão da rede e parece muito com uma fonte do tipo flyback.
Ela fornece 36V, a corrente eu não anotei, mas parece ser para 5A.
A segunda recebe os 36V da primeira e tem a topologia de um (PWM) step-down.
O sujeito incluiu uma ventoinha alimentada com 12V. Tem uma terceira fonte apenas para alimentar esta ventoinha.
https://www.youtube.com/watch?v=WTAfgBXT7hs
Ainda o autor não forneceu o segundo vídeo, que deve ser a parte do teste de funcionamento, mas ele mostrou o uso de um resistor de carga na primeira fonte de 36V.
MOR_AL

Ficou bem legal esse projeto
mrgadotti
Byte

Mensagempor MOR_AL » 30 Out 2020 14:54

mrgadotti escreveu:...

Ficou bem legal esse projeto

Ficou mesmo!
Se eu não tivesse fonte de alimentação E se esta apresentada tivesse uma boa relação custo/benefício, esta seria a minha opção.
Eu apenas:
1 - Aumentaria o tamanho da ventoinha. No meu projeto de Carga Eletrônica (https://www.youtube.com/watch?v=35ZxF-qPy5Q&t=4s) usei uma ventoinha em um bom dissipador de uC de PC e consegui retirar um pouco da temperatura que aquecia o mosfet. Isso permitiu um aumento de potência dissipada na Carga Eletrônica. A ventoinha entrava em funcionamento com cerca de 60ºC no mosfet e desligava com 50ºC.
2 - Inseriria um segundo Comparador com Histerese, como o existente nessa mesma Carga Eletrônica, que a desliga quando a temperatura do invólucro do mosfet alcançava cerca de 80ºC (não me lembro mais do valor exato).

Com mais estas duas funções, o circuito, que já vem com limite ajustável de corrente de curto, passaria a suportar maior potência interna dissipada e se desligaria antes de queimar por excesso de temperatura.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor KrafT » 30 Out 2020 17:16

Discordo de que esse (do vídeo) seja um bom "projeto". O cara agrupou coisas prontas.

Claro que o produto ficou bacana e tem características legais, mas o conceito de "projeto", pelo menos para mim, exige um pouco mais de interação sobre.

Não menosprezo o trabalho da pessoa, eu não faria melhor, mas para mim está na linha de quem faz "carro elétrico" colocando motor e periféricos de empilhadeira em fusca.

Obs: Pode ser que não assisti os vídeos corretos, eventual deslize pelo qual eu antecipo o pedido de um milhão de desculpas.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor mrgadotti » 06 Nov 2020 09:55

KrafT escreveu:Discordo de que esse (do vídeo) seja um bom "projeto". O cara agrupou coisas prontas.

Claro que o produto ficou bacana e tem características legais, mas o conceito de "projeto", pelo menos para mim, exige um pouco mais de interação sobre.

Não menosprezo o trabalho da pessoa, eu não faria melhor, mas para mim está na linha de quem faz "carro elétrico" colocando motor e periféricos de empilhadeira em fusca.

Obs: Pode ser que não assisti os vídeos corretos, eventual deslize pelo qual eu antecipo o pedido de um milhão de desculpas.

Exatamente, o resultado final pode ficar bacana, mas juntar várias fontes chaveadas pode ser que além de fonte será um bom gerador de ruídos.
Fonte chaveada ou é um projeto bem elaborado e caro ou será gerador de ruídos. Dependendo da aplicação vai funcionar sem problemas, mas pra meu uso com sinais de baixa amplitude vai ser dor de cabeça, ainda prefiro o circuito clássico com trafo.

Já peguei fonte marmita, estudei o circuito e projetei os filtros pra remover o ruído em HF, mas deu trabalho.
mrgadotti
Byte

Mensagempor edsont » 14 Nov 2020 12:06

Estava alimentando um circuito com a fonte AFR e me deparei com um problema. O sinal gerado pelo circuito não estava correto. Eu ia desmontar e tentar identificar o problema, mas antes resolvi alimentar com minha fonte caseira e o problema sumiu.

Sinais com a fonte AFR:
Imagem Imagem

Sinais (normais) com a fonte caseira:
Imagem Imagem
edsont
Word

Mensagempor edsont » 14 Nov 2020 13:33

Estava havendo alguma interação entre os terras da fonte e do osciloscópio. Desligando o terra de um deles o problema é minimizado, e desligando de ambos o problema desaparece.
Agora não sei se o problema é somente de medição ou se o meu circuito está sendo afetado pela fonte quando ele está aterrado.

Troquei todas as minhas tomadas para não precisar de adaptadores e garantir o aterramento de tudo e agora vou usar adaptador para desconectar os terras...
edsont
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Troca-se/ Procura-se/ Ofertas