Pi Pico

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Pi Pico

Mensagempor denis » 27 Jan 2021 08:31

Se a placa completa sai por USD4,00, somente o micro e a Flash externa deveria sair por menos.

Mas considerando ser um Dual-core de 133MHz, com estas configurações parece ser um preço bem agressivo.
denis
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 27 Jan 2021 13:48

sync escreveu:O que você tem comprado nessa categoria ARM, amigo?

Um exemplo rápido: ESP32 . USD2,00 - Não é ARM, mas roda muita coisa, basta saber usar.

Esse RP2040 deve ser pra aprendizado, não entendi venderem em rolo.

ARM Exemplo: STM32F412RGT6 aprox. USD3.30 lá fora, não é dual core, mas é um Cortex M4, com 1MB FLASH interna + 256KB RAM Interna etc... https://www.st.com/en/microcontrollers- ... 2f412.html

é só minha opinião.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor denis » 27 Jan 2021 14:53

É, se comparar o STM32F412 com RP2040, é nítido que o STM32 tem muito mais periféricos.
denis
Byte

Mensagempor sync » 27 Jan 2021 15:01

Colega:

O esp32 em montagem semelhante custa mais que 2 dólares, não? Creio que o Longan Nano com risc-v a 3 dólares é outra opção fora do ARM. Nos ARM eu concordo, acho uma pechincha os f411 "black pill" por 3-4 dólares.
Eu não creio que o alvo desse produto é o mercado educacional como o micro:bit, o Pico parece ser o produto de entrada da Raspberry no mercado dos microcontroladores com um preço agressivo (ela é careira) e com muita documentação de apoio, SDK, micropython, etc, além dos "aplausos" da Arduino, Adafruit, Sparkfun, etc O reel, pelo que diz no texto, é a forma que será usada na distribuição pros revendedores.
Uma dúvida que eu fiquei é como os dois cores serão usados,se o SDK tem algum suporte a isso
sync
Byte

Mensagempor sync » 27 Jan 2021 15:14

denis escreveu:É, se comparar o https://twitter.com/brasil247/status/13 ... 9219984384 com RP2040, é nítido que o STM32 tem muito mais periféricos.

O STM32F411 black pill é uma pechincha comparado com o RP2040, a diferença entre eles é como a do Orange Pi pro Raspberry Pi, o marketing que o Rodrigo falou que termina criando comunidade, livros, bibliotecas e aplicações pro Raspberry enquanto o Orange fica para os fuçadores que sabem se virar e não estão dispostos a pagar o preço do Pi 3 ou Pi 4
sync
Byte

Mensagempor KrafT » 27 Jan 2021 15:40

Rodrigo_P_A escreveu:Esse RP2040 deve ser pra aprendizado, não entendi venderem em rolo.

É que quem está no meio acadêmico e hobby (maker) sofre de efeito Dunning–Kruger, quanto ao mundo real.

Não tem nada que se possa pensar em fazer com esses módulos e tantos outros, que o chinês não faça mais rápido e mais barato que a gente.

Então sobra para o desenvolvedor nacional algum nicho onde a concorrência externa não entre, ou você encontre formas de ser competitivo, normalmente enxugando o máximo a BOM e em consequência monstruosidades com Python e seus derivados não cabem.

A academia continua iludindo os alunos que acham que vão enriquecer com módulo arduino-like. Mas é bom ver a gurizada trabalhando com essas soluções, mesmo que seja influenciado por hype. Vai que algum dia o Brasil consiga reverter essa situação e produzir de fato conhecimento.

Vejo as pessoas reclamando que o governo não investe em pesquisa, mas qual é o retorno disso? Como medir se um bolsista está só matando tempo ou está fazendo jus à bolsa?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor xultz » 27 Jan 2021 16:04

Eu vi o pessoal na CNX reclamando do preço desse Pico, apontaram alternativas equivalente pela metade do preço, mas como estou por fora desse mercado, não posso opinar. De qualquer maneira, imaginar comprar uma placa dessas por menos de R$25 reais (estou só viajando na maionese, calma), parece um sonho irreal para nossa realidade tupiniquim, esses gringos reclamam de barriga cheia.
De qualquer maneira, eu hoje considero que uma placa como essa sem wifi limita absurdamente as aplicações, uma placa semelhante com ESP32 ou mesmo ESP8266 oferece muitas mais possibilidades. Eu vi que anunciaram um módulo wifi prá conectar nesta Pico, mas a ESP continua sendo muito mais interessante.

Sei lá, minhas ideia.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor sync » 27 Jan 2021 16:41

Caros colegas, se eu imaginase a reação negativa que ia causar, eu não teria feito post, desculpem.
Se o moderador desejar pode apagar.
sync
Byte

Mensagempor tcpipchip » 27 Jan 2021 16:53

femto PI !!!!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 28 Jan 2021 06:39

sync escreveu:Caros colegas, se eu imaginase a reação negativa que ia causar, eu não teria feito post, desculpem.
Se o moderador desejar pode apagar.
Que isso cara, ninguém tá criticando seu post .

Estamos apenas fazendo uma discussão , saudável na minha opinião.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor mrgadotti » 28 Jan 2021 07:32

De fato, como todos já falaram anteriormente, tanto um STM32 como um ESP32 se tornam mais atrativos para montar um produto final. Pro hobbysta ou acadêmico, pagar 25 ou 100 reais não seja o fator de escolha de um MCU (eu mesmo quando monto algo por hobby, não considero que seria economicamente inviável como produto).

Parece bem promissora essa board? Provavelmente se for como a RaspberryPi que tem muita coisa pronta e mastigada fazendo ganhar tempo em relação a um ESP/ARM...
Isso também entra no mesmo dilema de usar Arduino em um produto final, entrando o dilema se vale a pena fazer um projeto do zero pra uma solução que será apenas uma unidade para solucionar uma necessidade específica, e essa board pode se encaixar muito bem.

Tudo que é novo, fico curioso de ver na prática, foi assim com Micropython, no começo não botava a mão no fogo e agora já digo que é viável utilizar (para algumas aplicações...).
mrgadotti
Byte

Mensagempor sync » 28 Jan 2021 15:34

mrgadotti escreveu:Isso também entra no mesmo dilema de usar Arduino em um produto final, entrando o dilema se vale a pena fazer um projeto do zero pra uma solução que será apenas uma unidade para solucionar uma necessidade específica, e essa board pode se encaixar muito bem.
.

Colega
Um amigo com quem colaboro fez exatamente isso que você falou. Ele é sócio de uma microempresa que fabrica instrumentos técnicos e científicos, é pequena mas é bem organizada e enxuta, tem ele no software, tem um engenheiro na parte de hardware, um físico que atua na parte de medidas, e o cara do "comercial".
Basicamente eles fazem o projeto do instrumento do zero. Ano passado tiveram um baque com a pandemia e em junho resolveram suspender a linha de produtos e criar um novo que tem demanda em tempos de coronavírus. Pra ganhar tempo pularam direto para um Arduino Pro de 30 reais e no fim do ano colocaram o produto no mercado. Não creio que se um dia essa pandemia terminar eles farão um "upgrade" para uma placa proprietária com um PIC, desenvolvida do zero,como é o padrão da empresa.
sync
Byte

Mensagempor edsont » 28 Jan 2021 16:58

Placa de "grife" tem revista.

Revista da Framboesa de Fevereiro/2021:

https://magpi.raspberrypi.org/issues/102/pdf/download
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor Rodrigo_P_A » 29 Jan 2021 11:14

edsont escreveu:Placa de "grife" tem revista.

Revista da Framboesa de Fevereiro/2021:

https://magpi.raspberrypi.org/issues/102/pdf/download

Eles tem um excelente marketing.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 06 Fev 2021 12:34

Rapaz, tem gente com tempo hein, olha que projeto legal hahahah:

https://twitter.com/Hexxeh/status/1357823040101486598
---
Rodrigo_P_A