Sync, muitissimo obrigado pela atenção!
Eu sempre consegui aprender apenas por osmose, nunca consegui de outra forma.
Nos ultimos 15 dias, estou todos os dias 12 horas dias tentando fazer isso funcionar, e hoje, pelo seu piteco e do tcpipchip e mike, consegui aprender duas coisas.
Ao debugar e aprender a terminologia que eu deveria procurar a informação, me deparei com o enunciado abaixo:
https://en.wikibooks.org/wiki/Guide_to_ ... g_Sessions após ler umas 5x, entendi, perfeitamente, que quem busca o .xinitrc é o comando xinit, e não o startx.
Coloquei meus comandos dentro de ~/.xinitrc e tentei executar via bash, e não ocorreu nada!
Então, logo após o cabeçalho desse arquivo, existe um comando chamando um Xsession, ao buscar esse arquivo, verifiquei que ele não deveria ser executado, comentando-o - refiz os testes e minha aplicação subiu!!!
Então, como consegui fazer funcionar!!
no arquivo .profile que fica em ~/ é executado sempre que a sessão pi for invocada, coloquei lá dentro um filtro para executar xinit apenas se a variavel $DISPLAY for 0.
em ~/.xinitrc retirei o comando que invocava o Xsession.
outra questão, era o problema com o endereço de imagens e arquivos no script py, coloquei o endereço absoluto de tudo.
Pronto, agora está subindo o X e minha aplicação logo após!!
Pessoal, como sempre, you guys rock dudes!!!
I'm very pleased on learning about linux, 20 years late!!! rsrsrs
Fabinho!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!