Mac M1 e morte a INTEL

Fórum para discussão sobre sistemas operacionais da Apple

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mac M1 e morte a INTEL

Mensagempor mastk » 28 Mai 2021 22:11

Como muitos dos amigos sabem eu migarei para Apple em meados de 2011, foi um grande investimento e fui feliz. Mac Mini de 2011 se tornou o PC de mesa e o MacBook Air de 2012 foi um parceiro por quase dez anos.
Mês passado o MacBook Air quebrou, reinicia a cada 20 minutos e é hora de um novo.
Queria comprar um MacBook PRO de 16 polegadas e eis que começa uma transição de tipo de CPU novamente e dúvidas sobre se precisar usar programas legados como Code Warrior, Drivers, acesso a portas.
Se comprar um Mac com INTEL ele está morto de fabrica, se comprar um com M1 pode sofrer de primeira geração, na dúvida vou ir me virando com o Mac Mini.

É estranho ver a INTEL parada por quase dez anos. AMD dando resultado tão incríveis e a Apple com o melhor notebook na categoria. Os próximos anos prometem haver mudanças na computação finamente.
mastk
Dword

Re: Mac M1 e morte a INTEL

Mensagempor eletroinf » 29 Mai 2021 13:33

Tchê, me desculpe, mas acho que tu está com o foco errado!

Computador é ferramenta. Esses dilemas eu tinha quando eu insistia em usar linux. Sempre tinha um porém, se atualizava sempre alguma coisa parava de funcionar (ex. Matlab).

Depois eu me dei por conta que computador é só uma ferramenta, que a escolha deve ser pelo que melhor atende a necessidade com o melhor custo.

Hoje eu to só com o W10, tudo o que eu preciso funciona, compro a licença porquê vale a pena. PC? Se é intel, ARM, AMD, tanto faz, desde que não faça barulho de ventoinha e o hardware seja bom. Comprei um Lenovo m920 daqueles com gabinete micro, é uma tetéia.

MAC eu nem considero que existe.

Foco no que importa!

Abraço!!
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 29 Mai 2021 15:33

Eu concordo, mas tem ferramenta que é melhor que outra.

Hoje eu uso:
Windows 10 - Para vários programas, e a interface gráfica é muito melhor do que no Linux.
- Acessar sites, fazer acesso a servidores, tem um programa ótimo (BitVise SSH ) para Windows e não tem igual em Linux.
- Testar as aplicações
- Fazer acesso remoto a servidores e clientes
- Escrever emails
- Usar o Office365, num existe nada melhor, o original, é o melhor
- Rodar aplicações que só tem pra Windows ou que na minha opinião rodam melhor no Windows.

Linux:
- Uso em Servidores
- Para desenvolver para linux
- Para desenvolver para windows no Linux fazendo cross-compiler
- Para desenvolver para Android
- Para compilar para as minhas controladoras que usam Linux ARM

Mac:
- Só uso para compilar a aplicação pra iOS e para Mac , e depois desligo ele. É a mesma aplicação que roda em todas as outras plataformas, mas sempre requer alguns pequenos ajustes, e pra compilar , num adianta tem que fazer no Mac
- Não me acostumei com a interface, acho bonitinho, e só isso.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor mastk » 29 Mai 2021 16:54

EletroInfo: Uso Windows desde o 3.11 e foram várias experiencias ruins que se acumularam. Com esse MacBook Air que tive, ele funcionava exatamente como uma ferramenta, não precisava desligar, tinha as IDEs para embarcados em maquina virtual, como o Mac OS é um Unix todo os trabalhos com servidores e programa geral, servidores Python e Apps no X Code eram feito em um único computador que viajava comigo.

Quero fazer um investimento para ter outro computador que me atenda por dez anos, estou disposto a gastar um pouco a mais, desde que dure. Se comprar um Macbook com INTEL e daqui dois anos ele ficar sem suporte vai ser uma m****, se comprar um com M1 e não resolver o QEMU ou algum emulador de x86, não vou conseguir reproduzir o ambiente de trabalho que tenho hoje.

PA: Nos caso tem 3 computadores? Windows principal, VPS/Servidor e algum Mac? Deve ter uma empresa pelo jeito.
Cara, acho bizarro ter que usar programas fora do OS para SSH e FTP no Windows, tem o WSL2 que resolve parte.
Eu uso o eco sistema da Apple e é bem cômodo, Apple Watch, Iphone e IPad Pro, são pequenas coisas que ajudam e quando olho para Windows e Android irritar de não ter.
Faz anos que não vejo falando que curte Office.

Windows 10 vem se mostrando frágil demais, cada atualização vem supressas, não incomodam? Já teve diversas que estava num fluxo de trabalho e do nada atualização na minha cara e nem podia agendar.
mastk
Dword

Mensagempor eletroinf » 29 Mai 2021 20:00

Pois então, tu diz que quer comprar um pc pra 10 anos. Isso significa um investimento, como tu diz.
PC não é investimento, é tipo carro, só perde dinheiro. É uma ferramenta.
Se a possibilidade de perder suporte em um prazo menor é iminente e desastrosa, foge que é cilada.
Depende o que faz é obrigado a usar MAC. Se não é, tem escolha. O windows tem os seus problemas, mas dependendo do caso ainda é o que melhor atende.
Existe o fator Brazil aí, MAC aqui é muito caro.

Fora isso, algumas pessoas falam da morte da Intel, mas o lucro dela só cresce e fechou 2020 com quase 21 Bi de USD de lucro no ano. Tá falindo com um montante desses de lucro?
Eu entendo que não tem a ver diretamente com a pergunta, mas já que foi questionado, quando eu vejo alguém dizer que Intel tá ruim e não sai do lugar, basta olhar o gráfico de lucro na empresa no tempo pra ver que eu não entendo nada do negócio de processadores :mrgreen:

https://www.macrotrends.net/stocks/char ... net-income

Pode cair tudo e falir? Pode, certamente. Mas por enquanto está mostrando o contrário disso.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 29 Mai 2021 20:39

São computadores físicos mesmo, antes eu usava máquina virtual, são boas, mas nada se compara a máquinas reais.
Minha empresa é pequena, trabalho com pouca gente, então eu tenho que ter boas ferramentas para ter maior produtividade. Foi a forma que encontrei de economizar e ir sobrevivendo.
Algumas coisas de software eu contrato Freelancer, e depois agrego, e vou tocando.

Obs.: Meu linux principal, é o meu servidor de arquivos para o Windows/MAC, todos arquivos de projetos ficam nele.

WSL: num gosto de usar para desenvolvimento, preciso usar uma VM ou o Linux real.

Windows tem seus problemas, mas a interface gráfica dele, do sistema operacional, funciona muito bem, e depois que eu coloquei todos arquivos no servidor LINUX, se der pau no windows ( é raro, nunca tive problemas com o Windows 10 ), o importante , que são os arquivos estão no linux.

Linux também tem seus problemas, se num souber usar pode apagar tudo por exemplo, sem mandar pra lixeira com um comando.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor sync » 30 Mai 2021 01:04

eletroinf escreveu:Fora isso, algumas pessoas falam da morte da Intel, mas o lucro dela só cresce e fechou 2020 com quase 21 Bi de USD de lucro no ano. Tá falindo com um montante desses de lucro?

Colega

Eu entendi que mastk fala da morte da Intel na linha Mac ".. Mac com INTEL ele está morto de fabrica", é como comprar um carro que sairá de linha no final do ano.
sync
Byte

Mensagempor sync » 30 Mai 2021 01:10

Rodrigo_P_A escreveu:Eu concordo, mas tem ferramenta que é melhor que outra.

Hoje eu uso:

- Acessar sites, fazer acesso a servidores, tem um programa ótimo (BitVise SSH ) para Windows e não tem igual em Linux.

Caro
O Colega conhece o mobaxterm? (https://mobaxterm.mobatek.net/)
Caso conheça, como ele se compara com o BitVise?
Eu descobri o moba alguns anos atrás e praticamente o adotei para tudo. Ele é só cliente, vi que Vise tem cliente e server.
sync
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 30 Mai 2021 13:30

sync escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:Eu concordo, mas tem ferramenta que é melhor que outra.

Hoje eu uso:

Caro
O Colega conhece o mobaxterm? (https://mobaxterm.mobatek.net/)
Caso conheça, como ele se compara com o BitVise?
Eu descobri o moba alguns anos atrás e praticamente o adotei para tudo. Ele é só cliente, vi que Vise tem cliente e server.

Já usei o MOBA, eu prefiro o Bitvise, sei lá, me acostumei mais com ele, acho prático, leve.

Eu uso só para acesso ssh, e transferencia de arquivos via scp/ssh ele tem um navegador embutido para transferir arquivos de forma fácil
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor mrgadotti » 30 Mai 2021 14:58

Concorco com o eletroinf, hoje o computador pra mim é uma ferramenta como um osciloscópio, calculadora etc

Já fui evangelista Linux (isso mesmo, o cara chato que tentava convencer todo mundo a usar...), e passei muita raiva com coisas simples que rodavam out of box no Windows. O mesmo foi quando tive Mac por muitos anos, sempre precisava de dual boot ou carregar uma VM Windows. Primeiro fator que me fez abandonar a Apple foi o preço, comprei um Dell na época com hardware muito superior em configuração e o fato de estar utilizando mais o Windows do que o MacOs em si.

Hoje uso Windows 10 + WSL e supri todas as minhas necessidades, uma vez e outra preciso subir uma VM Linux e também tenho um Desktop com Ubuntu pra fazer algum build mais pesado (Yocto, buildroot, docker...). Meu auge foi quando segui conselho de colegas de trabalho para utilizar o Manjaro/Arch, roda muito bem, mas perdi muito tempo nessa mer... por causa de pacotes quebrados ou algo que o desenvolvedor havia feito cagada e rodava out of box no Ubuntu.

Quando estava aprendendo, foi muito legal utilizar distros como Slackware para aprender a fundo como as coisas funcionam no mundo Linux, mas como se diz, tempo é dinheiro, logo perder horas e mais horas para compilar o kernel e ficar configurando tudo pelo Shell não me vale mais a pena.

Quanto a Apple, gosto muito do MacOS e voltaria se tivesse certeza que as novas CPU rodariam bem o Windows 10 em uma VM, foi o SO mais estável que já utilizei, mas sem confições de pagar 30K num MacBook Pro :lol:
mrgadotti
Byte

Voltar para Mac Os