Nanoampere

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Nanoampere

Mensagempor tcpipchip » 12 Set 2021 09:19

Algum multímetro bom para medir nesta faixa ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Re: Nanoampere

Mensagempor vtrx » 12 Set 2021 12:02

vtrx
Dword

Mensagempor tcpipchip » 12 Set 2021 17:40

Opa

Melhor eu montar um....:(
tcpipchip
Dword

Mensagempor denis » 13 Set 2021 09:07

Não é exatamente um multímetro, mas você deve conseguir medir nA com um desses.

https://www.eevblog.com/product/ucurrentgold/
denis
Byte

Mensagempor tcpipchip » 13 Set 2021 12:05

sim, este eu procurei ontem...mas é dificil de achar estoque
obrigado
tcpipchip
Dword

Mensagempor denis » 13 Set 2021 17:04

Depende de quanto vc pretende investir, um Agilent 34401A de 6 1/2 dígitos consegue (segundo ficha técnica) medir algumas centenas, até dezenas de nA, mas o erro é grande nessa faixa.
denis
Byte

Mensagempor tcpipchip » 13 Set 2021 17:31

entendi!

Mas é para testar e depois deixar pegando poeira... :)

Estou usando ST32L0 e é para dar 240nA em SLEEP...parece que esta dando...uA consigo medir...rsss

Vou ter que levar em algum LAB aqui próximo...
tcpipchip
Dword

Mensagempor MOR_AL » 15 Set 2021 09:07

tcpipchip escreveu:entendi!

Mas é para testar e depois deixar pegando poeira... :)

Estou usando ST32L0 e é para dar 240nA em SLEEP...parece que esta dando...uA consigo medir...rsss

Vou ter que levar em algum LAB aqui próximo...

Mostre o seu circuito e por onde passa a corrente que você deseja medir.
Qual é a precisão mínima que você deseja?
Tem um vídeo de uma balança, que mede micrograma, mas o circuito é de um operacional que converte baixa corrente em tensão (amplificador de Transimpedância). Talvez o circuito possa ser adaptado.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 16 Set 2021 19:11

Se a corrente passar por algum resistor, você pode medir a tensão sobre ele.

Dependendo do valor do resistor o valor da tensão pode ser mais viável de medir.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Parcel » 20 Set 2021 19:03

Minha humilde opínião, se você quer fazer algo sério precisa ter instrumentação.
Deixo alguns questões aqui que tratam justamente desses itens "caseiros":
Como aferir a escala em casa sem ter um equipamento de referência e outro para conferência que possuam a mesma resolução e precisão desejados?
O método do shunt exposto tem outros problemas, no caso de correntes pequenas temos impêndancias consideravelmente altas, é só fazer uma análise rápida para ver que a resistência do medidor interfere nas medidas.
Agora, contando que todos aqui são seniors nas suas áreas de atuação, eu esperava mais das respostas....
Parcel
Bit

Mensagempor denis » 21 Set 2021 13:23

Parcel escreveu:Agora, contando que todos aqui são seniors nas suas áreas de atuação, eu esperava mais das respostas....

Como assim?!?
denis
Byte

Mensagempor LucianBNU » 21 Set 2021 15:53

denis escreveu:
Parcel escreveu:Agora, contando que todos aqui são seniors nas suas áreas de atuação, eu esperava mais das respostas....

Como assim?!?

Aparentemente as respostas são muito amadoras para o nível dos profissionais envolvidos. Eu não saberia julgar esse ponto, mas as fotos de https://www.eevblog.com/product/ucurrentgold/ mostram um produto muito amador. Nesse patamar de correntes e tensões, os bornes e chaves utilizados são totalmente impróprios. Não é um produto para uso profissional não.
LucianBNU
Bit

Mensagempor MOR_AL » 21 Set 2021 17:09

Baseado na postagem do tcpipchip ...
"Mas é para testar e depois deixar pegando poeira... :)

Estou usando ST32L0 e é para dar 240nA em SLEEP...parece que esta dando...uA consigo medir...rsss"

... Nos induz a pensar, que ele deseja apenas conhecer a ordem de grandeza da corrente, mesmo porque, ninguém em sã consciência, vai comprar um equipamento caro, para usá-lo em apenas uma medição.

Considerando estas informações preliminares ...

perguntei em postagem anterior...

Mostre o seu circuito e por onde passa a corrente que você deseja medir.
Qual é a precisão mínima que você deseja?
Tem um vídeo de uma balança, que mede micrograma, mas o circuito é de um operacional que converte baixa corrente em tensão (amplificador de Transimpedância). Talvez o circuito possa ser adaptado.

Não creio que cometi nada de errado. O correto é se obter a precisão da medida e foi isso que eu solicitei.
Lamento que você (Parcel) tenha considerado, mesmo que humildemente, emitir um comentário, mesmo sem conhecer as reais necessidades do nosso amigo tcpipchip.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor cfreund » 21 Set 2021 19:54

Parcel escreveu:Minha humilde opínião, se você quer fazer algo sério precisa ter instrumentação.
Deixo alguns questões aqui que tratam justamente desses itens "caseiros":
Como aferir a escala em casa sem ter um equipamento de referência e outro para conferência que possuam a mesma resolução e precisão desejados?
O método do shunt exposto tem outros problemas, no caso de correntes pequenas temos impêndancias consideravelmente altas, é só fazer uma análise rápida para ver que a resistência do medidor interfere nas medidas.
Agora, contando que todos aqui são seniors nas suas áreas de atuação, eu esperava mais das respostas....

Isso é reflexo dessa bosta de sociedade que estamos construindo. Onde, o ato de criticar é considerado atividade intelectual. Aquela velha máxima de que, quem faz a critica, assume o compromisso de apontar a solução, infelizmente ficou no passado. Uma pena.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor LucianBNU » 21 Set 2021 20:34

Aí tem um problema Cláudio: A sociedade que estamos construindo não aceita críticas, só a tal "motivação positiva". É um dom cada vez mais raro saber aceitar críticas, mesmo que aparentemente infundadas, e tirar algum proveito delas. Conseguir isso te dá uma vantagem competitiva.
No caso, a pessoa disse (assim como o vtrx) para usar um instrumento de precisão adequada, o que é uma resposta válida.

Concluindo, se alguém me crítica eu tento reavaliar, pq vai que a pessoa tenha um mínimo de razão?
LucianBNU
Bit

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos