por xultz » 13 Set 2021 12:00
Essa tag foi chamada carinhosamente de chip do boi, o projeto foi pulverizado em alguns institutos de pesquisa, e era o que dava prá produzir com a tecnologia que a Ceitec conseguia imprimir (eu ouvi falar que era de 600nm, de equipamentos que receberam da Motorola porque estavam fechando a linha de produção porque tinha ficado obsoleta. Ou seja, a nova empresa de chip brasileira iniciou com equipamentos que estavam sendo obsoletados).
No fim das contas, o chip do boi virou uma solução à procura de um problema, sistemas de RFID existem aos montes e muito baratos. Teve uma época que saiu notícia que o Ceitec estava desenvolvendo um microcontrolador, mas acho que ficou só na promessa. Lembro que cheguei a ver o datasheet, era um microcontrolador de 8 bits bem simples.
Aí a Ceitec se tornou a típica empresa estatal, que empregou um monte de gente e gerou valor nenhum. Nesse ramo competitivo de microeletrônica, uma empresa estatal, grande lenta e muito cara não faz sentido nenhum. O que faz muito mais sentido é investir no desenvolvimento de design houses, que são empresas que desenvolvem chips mas não imprimem, na hora de produzir contrata alguma outra empresa que só faça isso. É mais ou menos como uma empresa que desenvolve suas próprias PCIs mas na hora de produzir, contrata uma empresa que só fabrique PCI. Existem programas desse tipo no Brasil (se não me engano um deles se chama CI Brasil), e estes geram resultados muito melhores.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.