Ajuda com Thermistor

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Ajuda com Thermistor

Mensagempor lucasromeiro » 17 Dez 2022 11:34

Olá pessoal.

Estou utilizando um modulo Bluetooth efr32bg22 e gostaria de ler um thermistor com ele!

Eu nunca utilizei nenhum thermistor.

Lendo um pouco sobre o assunto, me parece um pouco complicado.
Existes algumas formulas para se obter uma conversão mas aparentemente a melhor forma é utilizando uma tabela de conversão.

Infelizmente não sei fazer nenhuma delas.

Gostaria de utilizar a tabela ou um método que ajude a ter maior precisão.

Eu comprei 2 modelos de thermistor e tenho aqui comigo:
NTCSP103JF103FT1S
TX06F103F3435ER

Eu tinha um sensor de temperatura que utilizava um thermistor para aferir a temepratura do interior de uma geladeira. Quero fazer a mesma coisa.

Eu desmontei o sensor e o circuito que achei foi o seguinte:
Imagem

Imagino que eu possa replicar este circuito, mas a parte de conversão do sinal ADC para a temperatura com precisão ainda não sei como fazer.

Alguém pode me ajudar?

Importante: pretendo utilizar a faixa de 30 a -40 graus celcius.
Na maior parte do tempo vai operar na faixa de 10 a -20 graus celcius (dentro de uma geladeira ou freezer).

Alguém pode me ajudar com isso?
lucasromeiro
Byte

Re: Ajuda com Thermistor

Mensagempor eletroinf » 18 Dez 2022 07:36

No link abaixo tem a explicação e um exemplo.
Dá uma olhada aí:
https://arduinodiy.wordpress.com/2015/1 ... t-formula/
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor lucasromeiro » 18 Dez 2022 12:26

eletroinf escreveu:No link abaixo tem a explicação e um exemplo.
Dá uma olhada aí:
https://arduinodiy.wordpress.com/2015/1 ... t-formula/

Muito obrigado!!
Vou olhar agora!

Gostaria de lembrar aqui que também considero usar um ci digital para essa operação, caso consiga algo barato e de baixo consumo.

Esqueci de comentar antes.
lucasromeiro
Byte

Mensagempor eletroinf » 18 Dez 2022 15:01

Esta conversão é só uma equação simples, nem sei se tem CI especializado pra fazer isso.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor lucasromeiro » 18 Dez 2022 15:36

eletroinf escreveu:Esta conversão é só uma equação simples, nem sei se tem CI especializado pra fazer isso.

Acho que me expressei errado.
Considero usar um Sensor digital.

Pensei em usar um thermistor para reduzir custo, mas com um thermistor de 1% acredito que minha precisão vai ficar perto de 1 grauC.

Sendo assim seria ruim.

Para investir num Thermistor de 0.1% o preço sobe bastante.

Talvez valha mais a pena em termos de custo/beneficio utilizar um ci dedicado. (sensor)

A principio também é dificil achar sensor que se encaixe nesses requisitos:

até 0.5 grausC de precisão
até 0.1 de resolução
valor até 0.5 dolar
consumo até 20uA
faixa de trabalho ao menos entre -40 e 50

Achei alguns, mas ainda não bati o martelo que que seria melhor custo beneficio, se o thermistor poderia me atender...

TMP112AIDRLR
TMP126NDCKR
SHTC3
AHT-15

Conhece outras opções?
lucasromeiro
Byte

Mensagempor andre_luis » 18 Dez 2022 17:01

SHTC3

Voce deve estar ciente que um CI slave com barramento I2C não é adequado ficar distante do microcontrolador, ainda mais se esse for alimentado com 3,3v.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 18 Dez 2022 17:55

aluis-rcastro escreveu:
SHTC3

Voce deve estar ciente que um CI slave com barramento I2C não é adequado ficar distante do microcontrolador, ainda mais se esse for alimentado com 3,3v.

aluis-rcastro, obrigado pela contribuição.

Estou ciente sim.

ficará soldado na mesma placa do mcu.

Eventualmente, em ultimo caso, poderá ficar a 50 cm a 1m de cabo. Em casos extremos.
lucasromeiro
Byte

Mensagempor MOR_AL » 19 Dez 2022 09:18

Bom.
Um termistor tem a curva Resistência em função da Temperatura, R = f(T), muito Não Linear. A precisão não é boa. Teria que levantar (medir) a resistência aplicando a temperatura. Outro detalhe é que se precisar trocar de termistor por um outro de mesmo valor, a curva R = f(T) já seria outra.
Eu recomendo usar um CI LM35. Ele fornece uma tensão em função da temperatura V = 10mV/ºC e funciona desde -55ºC até 100ºC.
A função é bem mais linear que a do termistor, porém você não vai conseguir a precisão tão boa como você deseja.
Mais um detalhe é que o local fechado, onde será mantido o material (geladeira ou frízer) não tem a temperatura homogênea. Teria que manter uma ventilação forçada, para melhorar a homogeneidade.
Com o LM35 bastará um CI com dois operacionais para a função liga e desliga.
Eu pensaria na possibilidade de usar um operacional COM HISTERESE. Com isso é possível limitar o liga/desliga entre dois valores de temperatura, além de evitar a comutação irregular e indesejável, quando a temperatura alcançar o valor desejado.
Fiz diversos vídeos no YouTube sobre comparadores com histerese. Vale a pena dar uma olhada.
O link dos meus vídeos é ...
https://studio.youtube.com/channel/UCJl ... DING%22%7D

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 19 Dez 2022 11:34

MOR_AL escreveu:Bom.
Um termistor tem a curva Resistência em função da Temperatura, R = f(T), muito Não Linear. A precisão não é boa. Teria que levantar (medir) a resistência aplicando a temperatura. Outro detalhe é que se precisar trocar de termistor por um outro de mesmo valor, a curva R = f(T) já seria outra.
Eu recomendo usar um CI LM35. Ele fornece uma tensão em função da temperatura V = 10mV/ºC e funciona desde -55ºC até 100ºC.
A função é bem mais linear que a do termistor, porém você não vai conseguir a precisão tão boa como você deseja.
Mais um detalhe é que o local fechado, onde será mantido o material (geladeira ou frízer) não tem a temperatura homogênea. Teria que manter uma ventilação forçada, para melhorar a homogeneidade.
Com o LM35 bastará um CI com dois operacionais para a função liga e desliga.
Eu pensaria na possibilidade de usar um operacional COM HISTERESE. Com isso é possível limitar o liga/desliga entre dois valores de temperatura, além de evitar a comutação irregular e indesejável, quando a temperatura alcançar o valor desejado.
Fiz diversos vídeos no YouTube sobre comparadores com histerese. Vale a pena dar uma olhada.
O link dos meus vídeos é ...
https://studio.youtube.com/channel/UCJl ... DING%22%7D

MOR_AL

Valeu pela dica!
São tantos problemas mexer com esses caras analogicos que acho que vou pra um sensor digital mesmo. O custo /benefico vai ser melhor. Fora o trabalho e ser intercambiável

Estou avaliando tudo, mas faz mais sentido usar algo digital.

Tenho pensado nessas opções. ainda estou em busca de preço e disponibilidade...

TMP112AIDRLR
TMP126NDCKR
SHTC3
AHT-15
BME-280
lucasromeiro
Byte

Voltar para Circuitos Diversos