Comunicação via linha AC

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Comunicação via linha AC

Mensagempor Rhone » 04 Abr 2007 19:14

Alguém conhece algum componente TR/RX que utilize como meio físico a própria rede elétrica?

Poderia indicar algum?
Rhone
Bit

Mensagempor tcpipchip » 04 Abr 2007 21:13

Tambem tenho interesse!
Será que tem mercado?
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor Rhone » 04 Abr 2007 23:46

tcpipchip,
O meu interrese é para automação predial.
A algum tempo atraz tinha visto um circuito utilizando filtros passa-faixa que transmitia alguns codigos na rede elétrica. Daria para aproveitar. Não tenho mais....

Acho que terei que desenvolver.

Quem poder ajudar agradeço.
Rhone
Bit

Mensagempor Iran » 05 Abr 2007 00:47

protocolo X10
Iran
Word

Mensagempor tcpipchip » 05 Abr 2007 01:01

Sim,
X10 é o protocolo.
O problema são os transcievers (comunicação bidirecional) para rede eletrica. São proprietários e custam em média U$30,00 FOB EUA. Fora os modulos para comunicação que custam em média U$20,00
TCPIPCHIP

PS: Eu brinquei uma vez com os modulos da empresa do STEVE CIARCIA....mas me falha a memória agora :(
tcpipchip
Dword

Mensagempor brasilma » 05 Abr 2007 08:22

De uma forma bem "arcaica" no passado via isso ser feito simplesmente com capacitores (para inserir o dado e retirar da fiação da rede).

Nas revistas de eletrônica antigas tinha projetos completos assim.

Até me lembro de uns artificios que deveriam ser feitos entre fases, para que o sinal pudesse passar.

Não que represente uma solução ideal para as questões de hoje, mas pode ser um pto de partida.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 05 Abr 2007 09:44

Cheguei a montar um destes projetos da revista Eletronica.
Isso se não me falha a memoria a uns 12 anos atras.
Mas nunca funcionou direito, bastava ter uma fonte de ruido, pequena que fosse na linha ac que parava a comunicação.
O custo dos filtros era maior que colocar um radio em cada ponto.
Em uma reunião com a Electrolux me disseram que existem eletrodomesticos na China que usam essa tecnologia, so que é formada uma rede tcp/ip usando modem LPC ( line power comunication), a NXP tem componentes nessa area.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Rhone » 05 Abr 2007 10:00

EDSONCAN,

Você teria ainda este circuito, só para ter uma base?

A comunicação não é problema e sim o interfaceamento com a linha AC.

A Maxim possui soluções em Powerline Network MAX2986. É caro.

Valeu.
Rhone
Bit

Mensagempor andre_luis » 05 Abr 2007 10:19

Pessoal,

Embora esteja um fora do assunto do tópico, existe uma alternativa interessante para comunicação via meios exóticos.

Há muito tempo atráz, uma universidade alemã desenvolveu um sistema que modulava as luses fluorescentes de um supermercado - a uma taxa alevada, imperceptível - e cada gôndola/prateleira do supermercado, possuía um receptor ótico, que atualizava o prêço em função do valor recebido para cada receptor, que tinha um ID diferente.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Paulo » 05 Abr 2007 10:27

A maior dificuldade com relação a esse tipo de tecnologia de comunicação, são as diferentes formas de ruído que surgem na rede e também de diversas intensidades.
Por exemplo:
Eu li em um artigo sobre PLC que quando o cidadão liga um liquidificador, a rede fica um transtorno, pois a geração de ruído nesse momento é muito intensa, e quem não tem um liquidificador hoje em casa?
Acho que é muito importante vc se preocupar também, com a forma que vc eleiminará esses transientes que surgião na rede.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 05 Abr 2007 10:37

Desculpe Rhone, mas nao tenho o circuito, na epoca não me interesei muito devido aos paus que dava.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor KrafT » 05 Abr 2007 10:46

EDSONCAN escreveu:... a NXP tem componentes nessa area.

Edson

A ST tem, a Analog Devices tem, a Ariane Controls tem um chip muito bom para isso...

http://www.arianecontrols.com/EN/produc ... _chips.htm

Imagem

Tem muitos fabricantes desses chips PLM.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Paulo » 05 Abr 2007 13:56

Aproveitando o tópico.
Alguém conhce algum material bom sobre a tecnologia PLC?
Onde é retratado os cuidados que se dever ter, os protocolos existentes e como implementá-los, entre outras coisas.

Se alguém tiver esse material e puder colocar aqui no fórum, acho que será muito útil.

Até +....
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor KrafT » 05 Abr 2007 16:24

Depoimento de um cliente da Ariane:
"We spent quite some time using, or trying to use many other available technologies offered around the world, and - after so many disappointments, we have found a robust and yet simple implementation from Ariane Controls that allowed a very quick and successful product development, when compared to the others evaluated. In many markets, PLC technology has been treated either as a high-end, high-cost solution, or, as in most cases, a low-profile technology compared to other medias. Ariane Controls have addressed this situation with a new approach, creating an affordable solution combined with a vision that will promote usage of power-lines in ways that may change how we live our daily lives. We appreciate that!" Welson Jacometti, CEO, CAS Tecnologia, BR
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Viktor » 05 Abr 2007 17:05

Vi bastante sobre este assunto nos primeiros múmeros da revista Circuit Cellar.
Viktor
Byte

Próximo

Voltar para 8051