por rocknroll » 18 Abr 2007 09:20
Ernande,
Nada supera a experiência... Existem bons roteadores no mercado, mas não conheço nenhum que seja ótimo... Eu prefiro fazer na mão pois assim sei oq foi feito na placa... No caso de software como o Protel (altium designer) ele permite configurar uma série de regras (diga-se de passagem bem vastas) que o roteador automático usa. Se vc souber configurar estas regras, vc consegue chegar a um resultado até satisfatório.
Fazer uma comparação PCAD x Protel é meio complicada pois os dois são para publicos diferentes. Eu trabalhei muito com o PCAD, desde sua versão DOS, passando pelo accel eda, até o atual 2006, mas o Protel para mim hoje está mais "completo". Apesar do PCAD ser um **** software, hoje tenho mais afinidade como o protel. Ele me traz mais produtividade e qualidade final, pois consigo editar componentes, lincar esquema>layout com mais facilidade e rapidez, sem contar nas ferramentas de configurações de regras, a forma como ele monitora as regras e muitas outras coisas. O que acho muito bom no PCAD é o fato dele não ter perdido seu publico conforme passou o tempo, o que não dá para dizer do protel. Mas isso é até lógico, pois a Altium comprou os direitos sobre o PCAD e não teria pq deixar dois softwares para o mesmo publico.
Enfim.... O que posso realmente dizer é que independente da farramenta utilizada, nada substitui a experiência, o resto são utilitários para facilitar a vida...
Flw
Rock N Roll