Maquina 50 Hz trabalhando em 60 Hz.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Maquina 50 Hz trabalhando em 60 Hz.

Mensagempor joel_inacio » 03 Mai 2007 19:25

Bem pessoal...to numa tremenda enrascada...peguei uma maquina de revelação de filmes de rx industrial pra reformar que veio da Alemanha. Depois de consertada verifiquei que os tempos não batem. Olhando no esquema percebi que o cara pega o sinal da rede e usa como referencia no processador. Gostaria de saber se alguem ja passou por isso e se tem como resolver. O processador controla a velocidade de um motor que transporta o filme. O problema é que a maquina entra em stand-by antes do filme sair. Eu posso trocar a referencia de 120Hz para 100Hz atravez de um circuito? Se o fizer atrapalhara o sincronismo do motor e dos controles das temperaturas?
Grato.
Joel Inacio
joel_inacio
Nibble

Mensagempor brasilma » 03 Mai 2007 19:56

Caso seja apenas uma referência é mais simples, basta vc montar um oscilador a cristal, porem se houverem motores de indução ou sincronos a coisa fica mais cara e a solução seria usar um inversor ajustado para 50Hz.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor joel_inacio » 03 Mai 2007 22:47

Pois é...essa seria a solução mais drastica e cara...tem sim um motor de indução (nao sei dizer se é sincrono...)cuja velocidade é controlada por triac e aquecedores de 800W e 1400 W tambem controlados por triacs.
O sistema usa um cristal de 4mhz...e se eu abaixar esse valor?
joel_inacio
Nibble

Mensagempor phophollety » 04 Mai 2007 19:27

Creio que inicialemte não deva alterar o clock do uC, veja antes qual é a sua referência e para que ela serve, na pior das hipóteses pode ou gerar com cristal e divisor TTL ou CMOS ou fazer um código com PIC10F, 12F ou até mesmo 16F para gerar esse clock...

Pense... se rodar o pic a 4MHz ele vai rodar a 1Mhz internamente, conte até 10000 e pronto.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor zielpunkt » 05 Mai 2007 11:13

Como disse o brasilma, se for apenas uma referencia de 50Hz para uso no tempo de acionamento de saidas, fica fácil de implementar a mudança, se bem que em tratando-se de um processador(como vc disse), utilizar a rede apenas para isso não parece muito lógico (o processador deveria ter o seu próprio oscilador de clock, certo?). Agora, se ele utiliza passagem por zero da rede para sincronizar com algum disparo em elementos externos de comutação (triac, etc), ai o buraco é mais embaixo, ok.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor phophollety » 05 Mai 2007 14:19

Exatamente, por que se há um cristal para o uC não é para o clock dele, e como há triacs e scrs é quase certeza que seja para o sincronismo, mas até então colocar a referência em 50Hz e mandar 60Hz não vai ser interessante, coloque o esquema elétrico da máquina, sem analisar corretamente o que ele faz com esse sinal de sincronismo não fica preciso dizer o que fazer e para que fazer.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor zielpunkt » 07 Mai 2007 09:20

Ôh phopholety,

Pq eu vejo os caracteres dos seus posts cheios de sujeira? Verifica ai a sua config de teclado, ok.

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor phophollety » 07 Mai 2007 11:09

Então! Eu também não sei por que! Aliás, eu queria consertar isso pq é muito chato ter que ficar lendo e imaginando os acentos e tudo mais, já mudei o idioma do meu profile (geralmente fica em inglês) para português e nada!

Se alguém puder dar uma luz será bem-vinda!
phophollety
Dword

Mensagempor joel_inacio » 07 Mai 2007 11:52

O circuito realmente usa a rede para o clock.....infelizmente.
joel_inacio
Nibble

Mensagempor joel_inacio » 07 Mai 2007 15:13

como faço para por a foto do esquema?
joel_inacio
Nibble

Mensagempor Iran » 07 Mai 2007 16:52

Iran
Word

Mensagempor phophollety » 07 Mai 2007 18:43

www.imageshack.us

depois faça o upload, copie o "direct link image" e clique em IMG na barra de ferramentas do postador, cole e clique novamente para fechar, conclua.. pronto =D :wink:
phophollety
Dword

Mensagempor joel_inacio » 07 Mai 2007 18:55

Imagem
joel_inacio
Nibble

Mensagempor joel_inacio » 07 Mai 2007 18:57

Imagem
joel_inacio
Nibble

Mensagempor ernande_filho » 07 Mai 2007 20:06

joel_inacio, pelo pouco que conheço de motores, acho que o problema pode estar neles.

Todo o projeto foi feito para trabalhar com 50Hz e está trabalhando em 60Hz, ou seja, 20% a mais da freqüência do projeto, o que com certeza, influi na velocidade do motor.

vc não consegue um inversor para fazer uns testes não?
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos