NOVO: "Painel de matriz de leds gráfico"

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Mersin » 12 Mai 2007 22:42

Pessoal,

Vejam no tópico: http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic ... 6&start=15

o site postado, http://www.trektech.de/ , que mostra um painel 128x64 colorido.

O problema é que não consegui abrir nenhum arquivo .sch de lá. Alguém pode me enviar num arquivo .jpg, por exemplo?

Valeu!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor Galaxywish » 13 Mai 2007 18:03

Precisa ter o Eagle para visualizar o arquivo .sch. Pelas fotos do site percebi que essa DOTMATRIX ja vem com driver embutido (SLM1606M). Não postei o esquema aqui porque eu não sei fazer isso.

Quem quiser coloca o email que eu mando.

Até mais
Galaxywish
Bit

Mensagempor Maurício » 13 Mai 2007 19:12

Galaxywish.

Para inserir imagens, consulte este tópico:

http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=847

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor Galaxywish » 13 Mai 2007 19:26

Galaxywish
Bit

Mensagempor Mersin » 01 Jun 2010 17:25

Olá pessoal,

Como estão as coisas? há muito tempo agente não se fala nesse tópico, não é?

E aí? vamos continuar?

Bom, depois de tanta conversa sobre paineis de LEDs, acho que é hora de agente definir onde quer chegar. Fazendo um resumão, é o seguinte, os painei de LEDs já comentados aqui no forum são:
1) Paineis de mensagem:
Estes não possem controle de brilho dos pixels e só passam mensagens com caracteres alfanuméricos.
O Hardware é simples bastando apenas um PIC da linha 18F com memória para guardar os caracteres.
A multiplexação pode ser feita diretamente pelo PIC com o auxílio, por exemplo, de CI's tipo TPIC6B595 p/colunas e conjunção de transistores e MOSFETs tipo P-Channel p/as linhas.
A memória para guardar as mensagens e efeitos poderá ser a do próprio PIC (caso de pouquíssimas mensagens), ou de uma EEPROM externa I2C.

2) Painel gráfico monocromático:
Estes não possuem controle de brilho dos pixels e podem exibir figuras tipo BMP (monocromatico). Podem até possuir um controle de brilho de no máximo 4 níveis (escala de cinza) que dependerá da velocidade do mC PIC para fazer o PWM de cada pixel.
O Hardware é mais complicado um pouco e pode ser dividido em faixas de, por exemplo, 8 linhas, contendo cada uma o circuito sugerido pelo item 1).
A Multiplexação é feita separadamente por cada faixa de 8 linhas e por seus respectivos mC 18F, utilizando-se dos recursos informados no item 1).
A memória para guardar as mensagens poderá ser do tipo SD Card (2GB) onde ficarão guardadas as telas gráficas a serem apresentadas.

3) Painel gráfico de imagem monocromático:
Estes possuem controle de brilho dos pixels e podem exibir imagens com variações da mesma cor(semelhante a escala de cinza). Para este controle de brilho, precisaríamos já de CI's específicos para esta tarefa de fornecer corrente aos LEDs, tais como: MBI5026 p/colunas e 74145 e MOSFETs P-Channel p/linhas.
A Multiplexação é feita separadamente por cada faixa de 8 linhas e por seus respectivos mC 18F, utilizando-se dos recursos informados no item 1).
A memória para guardar as mensagens poderá ser do tipo SD Card (2GB) onde ficarão guardadas as telas gráficas a serem apresentadas.

4) Painel Gráfico de imagem full color (RGB):
Estes possuem controle de brilho dos pixels e podem exibir imagens com variações da mesma cor(semelhante a escala de cinza). Para este controle de brilho, precisaríamos já de CI's específicos para esta tarefa de fornecer corrente aos LEDs, tais como: MAX6974 p/colunas e 74145 e MOSFETs P-Channel p/linhas.
A Multiplexação é feita separadamente por cada faixa de 8 linhas e por seus respectivos mC 18F, utilizando-se dos recursos informados no item 1). PORÉM, penso que existe uma forma mais tranquila de multiplexação e de fazer o circuito de multiplexação que utilizaria o próprio sinal de vídeo do computador (não sei que sinal é este, se é VGA ou outro tipo, nem sei onde coletar este sinal na placa de vídeo) só sei que vindo este sinal da placa de vídeo, o circuito para traduzi-lo ao painel de LEDs pode ser feito com um simples FPGA. SE ALGUÉM POSSUIR ESTA INFORMAÇÃO, POR FAVOR COMPARTILHE CONOSCO.
A memória para guardar as mensagens poderá ser do tipo SD Card (2GB) onde ficarão guardadas as telas gráficas a serem apresentadas. Ou - mais comumente - é utilizado um PC para passar os vídeos gravados no HD.

Bom, quem quer continuar este projeto para construir algo que possa dar um retorno financeiro, e que por ventura não dispoe de muita grana para gastar(como eu), sugiro que agente se concentre num dispositivo do item 2), pois com ele agente pode colocar a logo marca dos clientes e - de quebra - fazer algumas animações gráficas.

Por favor enviem seus comentários e vamos em frente!

Té+
Mersin
Mersin
Byte

Painel de Leds

Mensagempor rafadiogo » 05 Jun 2010 15:59

Bom pessoal,

Inicialmente gostaria de parabezinar vcs pela iniciativa. Gostei mto da idéia, e gostaria de participar do projeto tb. Conheço um pouco de eletrônica, e já programei alguns PICs 18. No que eu puder ajudar vai ser um prazer. Só falar.

Até mais
DROX Corp
rafadiogo
Bit

Anterior

Voltar para PIC