sobre o funcionamento de um Triac

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Mensagempor Felipe » 23 Abr 2007 12:54

pessoal, mais uma vez, muito obrigado...

lendo aqui decidi utilizar o MOC3043 (por disparar só em 0, por ser barato e achar até em padaria, hehehe, etc, etc, etc)...

e o circuito com os resistores eu já tenho... mas obrigado pela lembrança, antes de montar vou ler linha por linha daqui denovo, só pra me certificar...

mais uma vez, muito obrigado...
sem vocês eu estaria engatinhando nisso ainda...

já estou montando o meu circuitinho e depois posto aqui, só por curiosidade, o que que deu...

grande abraço a todos,
Felipe
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Mensagempor kaoalex » 19 Mai 2007 18:53

Tudo bem, pessoal!
Estou querendo montar um circuito que inverta a rotação de um motor trifásico usando triacs usando 5v. Pelo que me informaram a rotação do motor é feita trocando dois fios de posição.

Alguém poderia me explicar como isso poderia ser feito?

O esquema seria esse?
Imagem


Obrigado a todos
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Mensagempor phophollety » 20 Mai 2007 14:59

Para inverter um motor trifásico já configurado para estrela ou triângulo tem que trocar duas fases, para isso vai precisar de 5 triacs ou 4 se você utilizar uma contatora antes, mas se for usar triacs não precisa usar contatora, só uma PKZM (disjuntor motor) já está legal.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
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Mensagempor kaoalex » 20 Mai 2007 19:24

phophollety,

Antes de mais nada obrigado por estar me ajudando.

Eu desenhei um esquema do jeito que achei que deve ser. Era isso?
Desculpa pela minha ignorância a respeito do assunto.


http://img411.imageshack.us/img411/8126/oparu8.jpg
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Mensagempor setyco93 » 20 Mai 2007 19:42

Não esqueça do "Snubber" quando usar TRIAC para controlar carga indutiva. :lol: :lol:
Sergio

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Mensagempor kaoalex » 21 Mai 2007 00:02

Sergio,

Quem??????????? :wink:
Devagar e com a ajuda de todos eu chego lá...

Eu procurei esse tal aí que vc falou e pelo que eu vi é um resistor em série com um capacitor. Agora vem a dúvida.

Onde eu ligo ele e como calcular?

Seria um bom chute ligar o snubber entre os terminais 1 e 2 do triac???

Obrigado pela ajuda
Alexandre Pacheco
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Mensagempor phophollety » 21 Mai 2007 00:11

kaoalex escreveu:phophollety,

Antes de mais nada obrigado por estar me ajudando.

Eu desenhei um esquema do jeito que achei que deve ser. Era isso?
Desculpa pela minha ignorância a respeito do assunto.


http://img411.imageshack.us/img411/8126/oparu8.jpg


Então, mais ou menos que tal assim?
(desculpe os rabiscos feitos em 1 minuto!)

Imagem

setyco93 escreveu:Não esqueça do "Snubber" quando usar TRIAC para controlar carga indutiva. :lol: :lol:


Ahh e isto é importante, providencie um filtro LC!!!

Detalhe, como mencionei não dispare-os juntos, se não vai dar um pipocão e na hora de reverter, tome cuidado se tiver que fazer reversão em inércia, melhor controlar o ângulo de disparo e ir limitando a corrente, se não o motor sofre e o acionamento também! Tome cuidado na reversão para esperar no mínimo dois ciclos de rede (33ms) para fazer reversão, pode acontecer que algum triac ainda esteja conduzindo e ai vai dar um pipocão, não se esqueça de sempre utilizar um disjuntor motor (procure não utilizar um térmico, são bem menos eficientes, ainda mais para curtos são inúteis).

Boa sorte!
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Mensagempor fabim » 21 Mai 2007 15:35

a inversão tem que ser entre R e T. S é o nulo.
R
S horario
T

T
S ant horario
R

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Mensagempor phophollety » 21 Mai 2007 19:47

Descordo fabim, quaisquer duas fases que inverter o motor inverte, seja lá quais forem, mesmo por que não existem as fases R, S e T propriamente ditas, são apenas letras para não dizer Fase 1, Fase 2 e Fase 3.
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Mensagempor kaoalex » 21 Mai 2007 20:54

Obrigado a todos pela ajuda.
Em especial ao phophollety que montou o esquema pra mim.

Um abraço
Alexandre Pacheco
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Mensagempor phophollety » 21 Mai 2007 23:19

Não há de que, é sempre um prazer ajudar a quem se interessa

Apenas de um retorno depois sobre como ficou o seu projeto.
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Mensagempor fabim » 22 Mai 2007 08:13

phophollety escreveu:Descordo fabim, quaisquer duas fases que inverter o motor inverte, seja lá quais forem, mesmo por que não existem as fases R, S e T propriamente ditas, são apenas letras para não dizer Fase 1, Fase 2 e Fase 3.


o anglo de fase é de 120° X 3..
se fosse assim meu amigo, pra que teria o FASIMETRO pra que existiria o fasimetro né ?

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Mensagempor andre_luis » 22 Mai 2007 09:51

acho que ficou claro que para inverter o sentido da rotacao basta inverter qualquer 'par' de fazes.

Abaixo, uma configuracao de circuito - para 110v - que já usei para Triac que funcionou uma beleza para maquina de lavar, onde ocorre também uma inversao de sentido de rotacao do motor monofasico. Notar que no motor já existe um fitro LC acoplado para minimizar efeitos de comutacao.

http://www.teprom.eng.br/arquivos/circu ... iac/Protel Schematic.pdf
http://www.teprom.eng.br/arquivos/TiraMancha.pdf

Notar que tanto os snubbers quanto a resistencia de gate devem ser recalculadas para 220v

+++
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Mensagempor EDSONCAN » 22 Mai 2007 10:13

Uma coisa que sempre me deixou curioso, o Triac's snubberless, ou seja, que não precisam de snubber para cargas indutivas, como funcionam?

Ja usei em diversas cargas indutivas e funcionam muito bem.

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Mensagempor phophollety » 22 Mai 2007 17:39

Não sei ao certo como funcionam esses triacs, mas talvez eles tenham uma microeletrônica resistente aos transitórios rápidos que as cargas indutivas geram, desta forma não precisam de proteção, já que são imunes..

Fasímetro é para verificar o balanceamento entre fases e se elas existem, ou seja, se estão dentro de padrões mínimos de aceitação, não para verificar qual é a primeira, segunda e terceira fase, mesmo por que isso não existe, já pensou aonde é começo de uma circunferência?

O que temos é simplesmente uma convenção para facilitar as coisas, tanto faz, RST, TRS, SRT, ABC, BAC, ACB, 123,321,132 são sempre três f(sen) opostas 2 pi / 3.

Como resumiu o André qualquer par de fases e está tudo certo, enfim, só montar o acionamento com triacs e maravilha!
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