No-Breaks.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

No-Breaks.

Mensagempor Pask » 28 Mai 2007 09:21

Gostaria de tirar algumas dúvidas com os meus amigos do fórum:
Quando eu tenho um no-break off-line que usa uma única bateria de 12V, como são os enrolamentos do transformador inversor, ou seja, 115V + 115V no primário e 12V + 12V no secundário?
Nos no-breaks on-line, portanto mais caros, costumam ser encontradas até duas baterias internas. Como esses no-breaks têm forma de onda de saída senoidal, eles necessitam de fonte CC interna simétrica? Por exemplo, -24 e +24 V ou -12 e +12 V? Ouvi dizer que esses no-breaks só geram uma saída senoidal devido ao fato de terem seu inversor operando com tensões negativas e positivas. Isto é verdade?
No caso dos on-line, existe alguma diferença significativa entre o transformador usado nos off-line?
Desculpem essas saraivada de perguntas. Aguardo a resposta de alguém e obrigado.

Pask.
Pask
Word

Re: No-Breaks.

Mensagempor andre_luis » 28 Mai 2007 09:35

Pask,

1) O único motivo para se aumentar a quantidade de baterias (em série) no no-break é o fato de se poder trabalhar com correntes menores ( o produto P=V.A se mantem constante ), barateando o custo da placa.

2) No caso, essa história de 'fonte simétrica' não procede, pois a topologia usada é Full-bridge.

3) No caso da saida senoidal: Ele é gerado por PWM, e o tamanho do núcleo magnético depende somente da potencia da onda fundamental gerada, então para 60Hz, comutado em 3840Hz ou 7680Hz por exemplo, o trafo será dimensionado para 60Hz.

4) No caso, o tamanho do trafo pode variar do tamanho nominal calculado para a potencia especificada ( segundo a fórmula : A=sqrt(P)/1200 , para 60Hz - com Ferro-silício ) até um tamanho menor, dependendo do tempo de autonomia, pois o núcleo terá menos tempo para aquecer, mas isto já é 'gambiarra'.

+++
Editado pela última vez por andre_luis em 28 Mai 2007 11:11, em um total de 3 vezes.
andre_luis
Dword

Mensagempor Pask » 28 Mai 2007 10:13

Caro Andre, percebo que os valores 3840Hz e 7680Hz são freq. múltiplas de 60Hz, ou seja, 60 x 64 = 3840 e 60 x 128 = 7680! Então, o que vc está me dizendo é que a forma de onda quadrada gerada pelo PWM tem essas freqs.? Se for isto, então, o transformador responde apenas pela fundamental de 60Hz que seria a de maior amplitude? Vc está dizendo que a forma de onda quadrada gerada pelo inversor, é aplicada no transformador nessas freqs. mais altas? Aguardo sua resposta.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor andre_luis » 28 Mai 2007 11:04

Estou me referindo ao NB de saída senoidal, que é mais comum nos on-line, que voce se referiu. Para altas potencias, com certas excessoes, não é comum usar saída quadrada. Para se gerar uma senóide na saida, é necessário 'construir' parte-por-parte de uma senóide, num processo conceitualmente análogo à uma conversão D/A.

Olha, sugiro que voce pesquise um pouco na web a respeito de conversores de potencia, pois é requisito para voce trabalhar com isso.

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Circuitos Diversos