Dimmer - TrasnformerLess

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Dimmer - TrasnformerLess

Mensagempor regis_f » 25 Mai 2007 09:00

Bom dia a Todos!

Estou desenvolvendo um circuito para automaçao residencial, no qual pretendo utilizar um circuito a base do Moc3021 e Triac. Já ví diversos tipos de configurações, mas o básico é controlar o ângulo de fase da rede elétrica para fazer o disparo do triac.
Durante minhas pesquisas, ví um circuito que me chamou atenção: um microcontrolador que verifica o zerocross e dispara um Triac direto, sem nenhum tipo de isolamento, apenas com alguns diodos e capacitores e um zener (que gera os 5V do microcontrolador). O circuito fica bem reduzido e com bem menos componentes.
A minha dúvida é: será que é confiável utilizar este tipo de circuito? Alguém já fez algo parecido? É durável?
regis_f
Bit

Mensagempor fabim » 25 Mai 2007 09:13

sim. desde que tome algumas precauções para evitar picos ocasionados por carga indutiva.

abraços

fabim
fabim
Dword

Mensagempor regis_f » 25 Mai 2007 13:50

A princípio serao apenas cargas resistivas. Mas no caso de cargas indutivas, um snubber paralelo ao Triac resolve?
regis_f
Bit

Mensagempor regis_f » 25 Mai 2007 13:54

Na página 5 deste pdf está o circuito que pretendo implementar. Só que vou usar um microcontrolador 8051.
http://www.freescale.com/files/microcontrollers/doc/app_note/AN2839.pdf
regis_f
Bit

Mensagempor phophollety » 25 Mai 2007 15:28

SIm, pode, apenas tome o devido cuidado de manter todo mundo no mesmo potencial, se o seu circuito consumir baixa corrente, pode fazer uma fonte sem transformador, usando a reatância de um capacitor de poliéster metalizado, como neste link:

http://free-vz.t-com.hr/Ivica-Novakovic/Lightdimmer.htm

Boa sorte e depois poste devolta os resultados!!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor veioloko » 29 Mai 2007 11:54

Dimmer não é bom para controlar cargas indutivas tipo motores.

Fiz um dimmer digital na minha empresa,no entanto tinha isolamento e fonte chaveada.
veioloko
Byte

Mensagempor brasilma » 29 Mai 2007 16:29

Não esqueça de um varistor para segurança na entrada.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor phophollety » 29 Mai 2007 16:43

Depende do tipo de carga indutiva, se for um motor bifásico controlar por tensão realmente não é nada eficiente, mas se for um motor universal controlar por frequência não é nada eficiente, neste caso ou PWM ou tensão..

Para automação residencial mesmo as cargas indutivas que serão controladas não costumam ser motores bifásicos (na verdade em uma casa doméstica só penso em ventiladores, por que muito dificilmente alguém vai querer controlar a potência do motor do refrigerador ou dá máquina de lavar roupas... :roll: :roll: )
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Circuitos Diversos