Circuito impresso com fotoresist caseiro - passo-a-passo.

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Circuito impresso com fotoresist caseiro - passo-a-passo.

Mensagempor Tacho » 25 Out 2006 14:31

Este fórum possuia uma fantástica discussão sobre confecção de CI usando o método fotográfico. Ficou perdida no arquivo.
Aqui está o link para minha experiência com confecção de CI's pelo método fotográfico usando cola e bicromato. Bem ilustrada com fotos.

http://www.tecnotacho.com/projeto18.htm

Opiniões e sugestões são bem-vindas.
Tacho
Bit

Mensagempor jose ivan » 26 Out 2006 07:50

Esta Semana precisava fazer um CI urgente, e resolvi testar o metodo, Acertei de primeira , consegui tirar trilhas de 0.5mm, fiquei supreso com
a facilidade, já até aposentei a plotter que tinha para isso, Só que no lugar da cola usei Emulsão fotografica da Polytex, muinto boa para isso
e para "queimar" usei duas lampadas fluorecentes de 20W a 30 Cm de distancia. Eu recomendo.
jose ivan
Bit

Mensagempor Tacho » 30 Out 2006 07:22

Não conheço a emulsão Politex. Onde eu consigo?

Acho que a distância que você usou para as lâmpadas pode ser melhor que a minha. Quando existe uma folga qualquer entre o fotolito e a placa, mesmo que sejam décimos de milímetro, a proximidade das lâmpada gera uma borda "difusa". Uma distância maior das lâmpadas melhoraria o "foco".

Tenho feito testes com clara de ovo. As vantagens são duas: primeiro: sai mais fácil na lavagem; segundo, como é uma proteína, um banho de formol, após a lavagem e secagem, impermeabilizaria de vez a clara, tornando os tratamentos com forno ou com sais de cromo desnecessários.

O problema é que a clara não tem aderência e descola fácil na lavagem, mesmo estando endurecida pela luz.

Hoje a noite vou ver o resultado de um banho de formol que dei em uma placa tratada com uma mistura de partes iguais de cola e clara.
Tacho
Bit

Mensagempor jose ivan » 30 Out 2006 07:40

Voçê tem rasão, ums dos segredos do processo e o bom contacto entre a placa e o fotolito, o ideal era fazer igual aos profissionais do silk, utilisar uma mesa de vacuo, mas como para amadores fica meio dificil, faça como eu, coloque bastante peso,eu utilisei duas peças de ferros de 3 kls de cada lado. Quanto a Politex , compra-se em casa de material para silk screen, mas tem outras marcas que tambem serve, e que essa estava em mãos, e funcionou bem comigo, e uma questão de fazer testes. Um abraço
jose ivan
Bit

Mensagempor Luiz Carlos » 05 Nov 2006 16:59

o processo é interessante e pela tentativa do erro chega-se ha um resultado quase profissional e identico ao processo silk. UM ALERTA, NAO BASTA USAR LUVAS ELAS SAO IMPORTANTES MAS DE IMPORTANCIA CAPITAL E A UTILIZACAO DE OCULOS PROTETORES POIS UMA QUEIMADINHA NA MAO SARA E NOS OLHOS A CEQUEIRA E PARA TODA VIDA, NAO VACILE...
Luiz Carlos
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos