Mosfet IRLZ14 logic level

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mosfet IRLZ14 logic level

Mensagempor geraldomelo » 13 Jun 2007 04:02

Pessoal ,

vou usar esse mosfet irlz14 , para ascender um banco de leds , mas por enquanto eu estava apenas fazendo alguns testes , mas já começaram a surgir as duvidas .. por exemplo : Minha alimentação 12v , ai fiz um divisor de tensão para 5,28V e injetei no gate com o dreno ligado diretamente em 12V , e source vai para um resistor de alto valor(470k) e vai para terra ... Pergunta : se ele é nível lógico , e RDs(on) 0,2 Ohms , quando tudo ligado , no ponto entre source e resistor , não teria que estar 12V também , ou bem próximo disso , pois teoricamente ele estaria saturado , com o sua resistência em +- 0,2 ohms . Mas no caso , não é isso que eu encontro nesse ponto , e sim , 3,14 V mais ou menos ... Alguém poderia me dar uma luz ?

Imagem

PS. essa ilustração foi feita e simulada no Isis , mas foi montada fisicamente também , com resultados muito semelhantes ..

abraços

Obrigado.

Geraldo.
geraldomelo
Byte

Mensagempor fabim » 13 Jun 2007 08:42

bom .. sei lá mais acho que vc num conhece muito bem de mos...

Vou dar uma dica. dependendo da porta ele funciona como se fosse um PNP ou NPN porem o limiar de corrente é coisa de uns 800mV ou mais depende do modelo etc etc. e para saturar é a tensão e Vgs..
ou seja tensão entre gate = Base e source = emissor..
No seu caso o resistor de 470K esta no lugar errado, e mais uma coisita .. todo mosfet tem um bw de controle de corrente..
Exemplo iGs entre 2mA e 16A......

Coloque um resistor de exemplo 100R.. e faça as mediões novamente.

abração

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor proex » 13 Jun 2007 09:56

Bem Geraldo, ja trabalhei muito com a familia IRLZ. São Fets controlados por nivel lógico de 5V nos Gates, independente da tensao entre Source e DReno.

Só que no seu caso, esse resistor alto de 470K esta estragando seu circuito.

Esse tipo de FET é pra chavear Corrente, entao vc precisa ter um resistencia de Dreno bem baixa.

No lugar desse resistor coloque um rele de 12 volts e vc verá que funciona quando o Gate vai á 5V.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 13 Jun 2007 10:16

po proex...
Esse mosfet é canal N....
A carga fica no drain e não no source.
lembra. amplificadou mosfet... C mexe com audio.. lembrou agora ?

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor geraldomelo » 15 Jun 2007 18:41

Ok pessoal , muito obrigado por tudo , vou fazer as modificações e posto os resultados , mas a propósito , alguém ai não teria algum material e pdf ou algum AN sobre o assunto para eu poder aprofundar mais ?

abraços

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor proex » 15 Jun 2007 18:59

fabim escreveu:po proex...
Esse mosfet é canal N....
A carga fica no drain e não no source.
lembra. amplificadou mosfet... C mexe com audio.. lembrou agora ?

Abraços

Fabim

Nao entendi sua colocaçao, vc apenas confirmou o que eu disse. ehehehe.
proex
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Jun 2007 21:28

Olá pessoal.

Só complementando o que já foi dito.

Transistor/fet/mosfet/válvula:
entrada de sinal entre a base/gate/gate/grade e o emissor/source/source/catodo, com saída entre o emissor/source/source/catodo e o terra: Ganho de tensão menor ou igual a 1 (um) e sinal não invertido. Ganho de corrente: Maior que 1 (um), quem limita é o resistor de emissor/source/source/catodo.
Com saída entre o coletor/dreno/dreno/placa e o +VBat: Ganho de tensão (sinal invertido) e corrente geralmente maior que 1 (um).

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos