Funcionamento da webCam

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Funcionamento da webCam

Mensagempor Paulo » 15 Jun 2007 08:55

Pessoal,

Alguém sabe me dizer que tipo de dados sai da webcam?

Se eu coletar esses dados que ela envia e salvar em um arquivo, depois consigo reproduzi-los? Que padrão seria? Ou eu teria que fazer uma conversão para um outro padrão, tipo avi por exemplo.

Agradeço por qq dica ou ajuda.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Re: Funcionamento da webCam

Mensagempor Renie » 15 Jun 2007 17:51

Olá Paulo,

não entendí sua dúvida!

As webcans geralmente vem com soft's que permitem gravar vídeos!
(pelo menos as 2 marcas que tenho vieram!)

Geram até um .exe que você pode rodar em qualquer micro sem
precisar de um soft para tal.
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Re: Funcionamento da webCam

Mensagempor Paulo » 18 Jun 2007 08:46

Renie escreveu:Olá Paulo,

não entendí sua dúvida!

As webcans geralmente vem com soft's que permitem gravar vídeos!
(pelo menos as 2 marcas que tenho vieram!)

Geram até um .exe que você pode rodar em qualquer micro sem
precisar de um soft para tal.

Renie,

A minha idéia era desenvolver um software padrão para esse tipo de captura de dados.
Vou tentar ser mais claro, na verdade eu queria conseguir capturar esse dados direto da USB e trabalhar com eles sem a necessidade de usar um software deles.
Eu pensei em fazer essa captura desses dados utilizando um microcontrolador com USB e depois armazená-los em alguma memória para um uso futuro.
Não sei se fui claro.

Renie agradeço pela ajuda.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor phophollety » 18 Jun 2007 09:19

Você quer saber como funciona o streaming de vídeo por USB, certo?

Simplesmente não faço a mínima idéia de onde encontrar isso, mas te daria uma dica: LabView, não para aplicar, mas talver tenha algum material lá e no www.usb.org talvez você também encontre alguma coisa.

Como você está em Santa Rita do Sapucaí, tente contatar alguém da INATEL (caso você não estude, lá o que eu acho provável)

Bom.. pobres dicas, mas talvez ajude em alguma coisa
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 18 Jun 2007 09:30

Paulo, cada camera tem seu modo de envio de dados. É muito dificil trabalhar com isso, embora muitas sao baseadas numa familia de chips, existem diferenças, sem falar no caminhao de dados.

Veja um exemplo:

Uma webcam que tem video desta configuracao:

640x480 pixels
com 256 cores (1 byte) para cada pixel.
Sem som!
16 quadros por segundo.

640x480x1 = 307,202 bytes ! (300Kb) (Sem Som)
Isso para cada quadro.

Multiplica por 16 para se ter qts kb por segundo
4,915,200 bytes ou 4800 kb ou quase 5Mb !

Algumas possuem um esquema de compressão de dados baseado em mpeg. Vc tem um quadro chave por exemplo a cada segundo. Os outros 15 quadros contem uma versao compactada do quadro chave. Isso diminui bem a quantidade de dados para enviar. Se vc perde o quadro chave vc tem um monte de borroes até o proximo quadro chave (Quem ja assistiu video pela internet a alguns anos atras conhece isso)

Se vc assistir um vcd riscado tb tem esse problema.

O audio entao ...

Para tentar diminuir a quantidade de dados que sao enviados para o PC a cada segundo, cada fabricante inventa uma moda diferente. Por esse problema é dificil achar um protocolo simples ou uma receita de bolo.

As Vezes é mais facil voce comprar um sensor CCD e estuda-lo. Pega as imagens e grave na memoria do seu mcu.

http://www.datasheetcatalog.com/datashe ... LV01.shtml

isso vai te dar ideia do que estou falando. É um datasheet de um chip que le o ccd e envia pro PC via firewire
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor phophollety » 18 Jun 2007 09:37

USB é sempre complicado mesmo, talvez seja mais fácil você usar uma câmera analógica PAL ou NTSC e trabalhar os dados com o VideoEncoder e um DSP, (procure sobre o BF533E EZLite aqui no fórum, já rolou um tópico sobre isso)
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor Paulo » 18 Jun 2007 09:58

phophollety escreveu:USB é sempre complicado mesmo, talvez seja mais fácil você usar uma câmera analógica PAL ou NTSC e trabalhar os dados com o VideoEncoder e um DSP, (procure sobre o BF533E EZLite aqui no fórum, já rolou um tópico sobre isso)

Pessoal,

Muito obrigado pelas dicas.

Wagner,

Eu já sei do "canhão" de dados que vem, mas já que vc tocou no assunto, talvez vc possa me ajudar de outra forma eu gostaria de saber se vc (ou outra pessoa) conhece algum CI que capture o sinal de uma câmera analógica PAL ou NTSC e converta para digital já utiliando algum padrão de compressão e repasse esses dados digitais já comprimidos na saída sem que eu precise realizar nenhuma técnica de compressão, porque trabalhar com vídeo não é uma tarefa muito simples, requer tempo e muito trabalho, eu estou pensando em utilizar um CI desses caso exista para encurtar o caminho, senão terei que fazer tudo na "raça" utilizando um DSP.

Agradeço por qq dica de pessoal, acho que agora ficou mais claro a minha necessidade.

Até +...
Paulo D.
Paulo
Byte

Mensagempor phophollety » 18 Jun 2007 14:22

Exatamente, dê uma olhada no BF533 EZ-Lite, ele tem um encoder com três entradas para vídeo e muito mais.. dê uma olhada

http://www.analog.com/en/prod/0%2C2877% ... %2C00.html
phophollety
Dword

Mensagempor Paulo » 18 Jun 2007 14:37

phophollety escreveu:Exatamente, dê uma olhada no BF533 EZ-Lite, ele tem um encoder com três entradas para vídeo e muito mais.. dê uma olhada

http://www.analog.com/en/prod/0%2C2877% ... %2C00.html

phophollety,

Esse cara que vc me passou é um DSP da Analog Device, o Blackfin, ok?
Eu já vi esse cara, mas a idéia é encontrar uma solução sem ter que realizar o desenvolvimento da aplicação para conversão e compactação do vídeo, ou seja, tentar encontrar um CI que faça essa parte de conversão e compactação para um formato conhecido e entregue isso já pronto, sem precisar de um software para tal tarefa.

Não sei se fui claro.
De qq forma fico agradecido pela sugestão.

Até +...
Paulo D.
Paulo
Byte

Mensagempor phophollety » 18 Jun 2007 16:14

Sim, é isso mesmo um DSP BlackFin, ai você me diz: "Mas raios! Eu não quero um DSP!!!!", pois é, mas esta placa usa um Video Enconder e um Video Decoder, claro, da AD, então pesquise no site da AD tem muitos videos enconders, pode começar por este que eles utilizam na placa ou pesquisar outro modelo.

Todos os encoders de Video da AD

http://www.analog.com/en/subCat/0,2879, ... 5F,00.html

Boa sorte!!!
phophollety
Dword

Mensagempor Paulo » 19 Jun 2007 14:22

phophollety escreveu:Sim, é isso mesmo um DSP BlackFin, ai você me diz: "Mas raios! Eu não quero um DSP!!!!", pois é, mas esta placa usa um Video Enconder e um Video Decoder, claro, da AD, então pesquise no site da AD tem muitos videos enconders, pode começar por este que eles utilizam na placa ou pesquisar outro modelo.

Todos os encoders de Video da AD

http://www.analog.com/en/subCat/0,2879, ... 5F,00.html

Boa sorte!!!

Valeu phophollety, vou dar uma olhada e posto aqui o resultado da pesquisa.

Até +...
Paulo D.
Paulo
Byte

Mensagempor Milhoci » 20 Jun 2007 12:44

Paulo, eu tinha um programa de exemplo no delphi que fazia isso, ele pega o o video da camera( qquer uma) e exibia na tela, eu vou ver se eu acho ele aqui.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor Paulo » 20 Jun 2007 14:20

Milhoci escreveu:Paulo, eu tinha um programa de exemplo no delphi que fazia isso, ele pega o o video da camera( qquer uma) e exibia na tela, eu vou ver se eu acho ele aqui.

Milhoci

Obrigado Milhoci, ficarei muito grato se vc puder me passar tal programa.

Até +...
Paulo D.
Paulo
Byte

Mensagempor Milhoci » 20 Jun 2007 14:30

Paulo, eu não estou conseguindo achar o programa mas ele é parecido com esse http://www.sharewareconnection.com/down ... recon.html so que esse não salva o vídeo ele salva um jpeg qdo a camera detecta movimento. O que eu tenho salva em mpeg, eu devo ter ele em casa em algum cd, a noite eu procuro e vejo que eu aco ele.

Milhoci
Milhoci
Byte

Voltar para Circuitos Diversos