Medindo Intencidade Luminosa

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Medindo Intencidade Luminosa

Mensagempor icaro51 » 26 Jun 2007 01:32

Oi pessoal,
Estou tentando arrumar um meio de medir a chamada "intensidade luminosa" ja pesquisei um bocado e nao consigo achar uma definicao que eu possa usar para medir essa desgraca.
Sei que posso usar um painel solar ou simplesmente um sesor de luminosidade para medir isso mas como eu converto?! Porque a intensidade luminosa e dada por m2/s, estou ficando maluco com isso por isso resolvi pedir a ajuda de voces outra vez.
Se alguem souber como fazer isso ou onde encontro algum material a respeito desde ja agradeco.
icaro51
Byte

Mensagempor fabim » 26 Jun 2007 08:05

alguns fabricantes de LDR, colocam em seus datasheets a tabela XY de curvatura do valor do ldr vx Xlumens.

tipo assim. 380K ohms cruzando com 1,2 lumens ou lux sei la.. só sei que ja vi varias vezes isso.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor aldevan » 26 Jun 2007 09:02

vai em uma loja de fotografia e compre um fotometro manual, aqueles de ponteiro é bem baratinho ou o digital que ai já é mais caro
aldevan
Bit

Mensagempor MOR_AL » 26 Jun 2007 16:41

Olá icaro51.

Pesquisei na internet e achei o seguinte:

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Candela

"Candela (do latim vela) é a unidade de medida básica do Sistema Internacional de Unidades para a intensidade luminosa. Seu símbolo é cd.

Definição
Uma candela é definida como a intensidade luminosa emitida por uma fonte de luz monocromática de frequência 540E12 Hertz em uma dada direção cuja intensidade de radiação na direção é de 1/683 watts por esferorradiano. Esta frequência é de uma da luz verde para o qual o olho humano possui a melhor capacidade de absorção.

A candela também pode ser definida em termos da Radiação de corpo negro emitida por 1/60 de cm2 de platina quando em seu ponto de fusão.

Atualmente estas definições tem apenas interesse histórico uma vez que a candela como unidade SI é definida em função de outra unidade SI, a potência em watts."

Obviamente que esta definição é usada para se obter "padrão primário". Instrumento caríssimo que quase não é tocado, havendo poucas unidades no mundo todo. Ficam em ambientes sob condições ultra especiais. Os padrões primários são utilizados para se obter os "padrões secundários". Estes servem para se calibrar aparelhos de alta precisão. O que a gente encontra à venda, normalmente é um aparelho (de excelente qualidade) que foi calibrado com o auxílio deste último. As vezes, dependendo do aparelho e aplicação, isso não é feito.

Faça uma busca na internet e procure por Candela, Intensidade Luminosa, Ótica, etc.

MOR_AL

PS: Se você garimpar bem, acho que já foi postado aqui no fórum muita coisa sobre o assunto.

Procure pelo título aqui no fórum:
Dúvida sobre intensidade luminosa de LEDs
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 26 Jun 2007 17:05

cara me lembrei agora.
Não lembro se é a TI ou AD, um deles tem um transdutor em formato soic que mede de 1 a 100 lux, se não me engano é 10mV@lux +/- 1.

Me lembrei por causa de uma revista que recebemos aqui na empresa.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor luizrico » 29 Jun 2007 16:52

A TI tem um CI DIP8 que tem uma janela já no encapsulamento, o part number é OPT100 ou 101, com a variação da intensidade luminosa tem uma saída analógica que varia a tensão, é só digitalizar e fazer as contas.

abraços
Luiz
luizrico
Bit

Voltar para Circuitos Diversos