Ajuda - Eletrônica básica - Transistor

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Ajuda - Eletrônica básica - Transistor

Mensagempor anderson.correia » 29 Jun 2007 09:09

Bom dia pessoal. Gostaria de obter à ajudinha de vcs com um probleminha de eletrônica básica. Não consigo de forma alguma fazer esse circuito funcionar corretamente. Vejam a cara do circuito:

Imagem

Minha idéia é a seguinte, o bargraph que eu quiser acionar, eu deixo o seu respectivo transistor (BC337 - NPN) cortado e faço a sequência (PIC -> ULN2003). Minha idéia é que o transistor cortado, eu teria tensão + no bargraph, e eu chaveio através da uln o 0V para o bragraph.
O bargraoh que não quiser acionar, basta deixar o transistor saturado (isso na teoria).

Na prática, o bargraph que seu seleciono, acende muito fraquinho, é como se por algum motivo (fulga, ganho ou polarização), o transistor não estivesse plenamente cortado. Cortando o transistor do circuito, funciona normalmente.
Já busquei em diversas literaturas, internet e até mesmo aqui no fórum (novo e antigo), mais não encontrei nenhuma solução. Tentei diversas formas de polarização que me lembro, mais não obtive sucesso.

Será que alguém tem ideia doque pode estar ocorrendo?
Obrigado, e até mais.
anderson.correia
Bit
 
Mensagens: 48
Registrado em: 23 Out 2006 07:30

Mensagempor armani » 29 Jun 2007 09:30

Cara, pra começar... o ULN ta ligado errado, tu ligou a primeira linha da barra no COM do ULN e não na saída 1...

Na polarização do transistor tu tem o resistor de 4k7 ligado ao 24v, quando o transistor tiver cortado ele vai limitar a corrente nos leds... dai tu vai ter:

I= (24-"1,4")/4k7 => I=4,8mA... com essa corrente tu não liga nem um led direito

Pq tu não usa um transistor PNP e usa os pinos q estão sobrando do ULN para satura-lo?? E dai um resistor em cada led da barra...
armani
Bit
 
Mensagens: 25
Registrado em: 08 Fev 2007 12:37

Re: Ajuda - Eletrônica básica - Transistor

Mensagempor andre_luis » 29 Jun 2007 09:34

Voce está polarizando cada segmento do Bargraf com cerca de 1mA.
É muito baixo :

I = ( 24/4K7 )/4 = 1,27mA. Que eu saiba deveria se da ordem de 15mA

O mais indicado seria um resistor para cada segmento de LED.



+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor anderson.correia » 29 Jun 2007 09:58

Desculpas. É que na correria de desenhar o circuito, eu fiz ele de maneira errada. Na verdade o hardware já está pronto. Esse foi o primeiro que tentei. Depois eu ajustei os resistores para esses valores:

Imagem

Minha intenção é acender somente um segmento de cada vez. Sempre apago o anterior, antes de acender o próximo. A especificação do bargraph é 10V - 20mA por segmento (é um bargraph tipo patente de sargento). Esse desenho no proteus é simbólico, só para facilitar.

Eu imaginei que colocando um resistor de uns 750R, vai ficar uns 14V em cima dele, deixando 10V para o display e uma corrente de uns 18mA. mesmo fazendo com 750 não acende forte, eu coloquei 1k2 porque eu tenho de 1W, e não tenho o 750. Mesmo fazendo associação, não dá certo, acende fraco

Destes 2 canais que sobram da uln, já estão sendo utilizados em outras função do hardware, para acionar um buzzer com plambric (tipo um buzzer)
anderson.correia
Bit
 
Mensagens: 48
Registrado em: 23 Out 2006 07:30

Mensagempor andre_luis » 29 Jun 2007 10:30

Mesmo assim, de acordo com observacao do Armani, o COM nao deveria estar conectado no GND ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor armani » 29 Jun 2007 10:31

bem, com algo em torno de 750ohm era pra funcionar...

Cara se não me engano tive um probleminha com o ULN do mesmo tipo... dai liguei o comum dele no 24v e funcionou bem... no teu circuito ele ta aberto mesmo?
armani
Bit
 
Mensagens: 25
Registrado em: 08 Fev 2007 12:37

Mensagempor anderson.correia » 29 Jun 2007 10:49

Olha, agora fiquei em dúvida. Eu nunca liguei o COM da ULN, porque se não me falha a memória, pelo datasheet, ele só deve ser ligado para acionamento de cargas indutivas ou bobinas diversas.

O mais estranhos, é que esses exemplo de hardware funcionou bem por uns 2 anos (ainda com os primeiros valores de resistores, que estão bem errados). O estranho, é que se vc medir a tensão na base, quando ele deveria estar cortado, é de uns 0,2V. Se o pic está mandando 0V na base, não entendo como ele ainda consegue ter essa tensão na base? eu imagino que seja algum retorno, ou fulga.
Seu colocar um pull-donw, ainda sim aparece essa tensão na base.
anderson.correia
Bit
 
Mensagens: 48
Registrado em: 23 Out 2006 07:30

Mensagempor anderson.correia » 29 Jun 2007 10:59

Fiz o teste, e colocando 0V no COM ficam todos acesos bem fraquinho, e o segmento que eu mando acender sequencialmente acende um pouquinho mais forte.
Colocando 24V no COM deu na mesma, continua acendendo fraco
anderson.correia
Bit
 
Mensagens: 48
Registrado em: 23 Out 2006 07:30

Mensagempor fabim » 29 Jun 2007 11:06

bom o ULN2003 é um array NPN...
E o bargraph que esta usando, pelo que eu entendi esta com katodo para o uln2003..
Se seta o transistor desliga aquele bargraph se reseta o transistor o bargraph funfa..

Sendo V dos X led´s = 1,5V +/- <<< +/- f****..

Se um tiver tensão de disparo diferente do outro aí fode tudo, o brilho entre eles vai ser diferente.

Vamos supor 8 leds do bar, cada led +/- 1,5V de potencial e corrente para um brilho bom de 4mA.
24V da fonte - 1,5V do led = 22,5V / 0.004A = 5,XXX K ohms.

Só que esse X k ohms é pra cada led.

Sendo assim coloque 1 PNP de alta corrente com 8 resistores de 5K, um para cada led do bar.
E para setar esse NPN use um PNP BCzinho mesmo.

Abraços

Fabim
fabim
Dword
 
Mensagens: 5001
Registrado em: 16 Out 2006 10:18
Localização: aqui uái!!!?

Mensagempor anderson.correia » 29 Jun 2007 12:43

correto fabim. o katodo do bargraph está na uln, e se eu reseto o NPN para o bargraph funcionar. se eu setar o NPN, o bargrahp não funciona.

no resetar o NPN que é o problema. é como se por algum motivo, ele não se reseta, acho que ele de alguma forma o transistor conduz um pouco, oque faz a tensão VCE diminuir de 10V para uns 8V, deixando fraco os segmentos.

pelo datasheet do display, ele possui 5 led's por segmento. ele opera com tensões típicas de 10.5 e 14V, com corrente de 20mA por segmento. o display é esse:

Imagem
anderson.correia
Bit
 
Mensagens: 48
Registrado em: 23 Out 2006 07:30

Mensagempor fabim » 29 Jun 2007 12:57

pois é josé.

Com 1,2K vc esta dividinto 20mA pra 5 leds..
4mA led..

Isso ainda se esse bar não for daqueles que ja tem resistor internamente.

abraços

fabim
fabim
Dword
 
Mensagens: 5001
Registrado em: 16 Out 2006 10:18
Localização: aqui uái!!!?

Mensagempor anderson.correia » 29 Jun 2007 13:06

eu tenho um resistor de 1k2 que limita a corrente para o bargraph. eu só acendo um segmento por ver, sempre apago o segmento enterior antes de acender o próximo. esses 5 led's por segmento estão em série, acredito eu que a corrente deveria ser a mesma pelos 5 led's
anderson.correia
Bit
 
Mensagens: 48
Registrado em: 23 Out 2006 07:30

Mensagempor fabim » 29 Jun 2007 13:31

me manda o datalixo desse bargraph que esta usando

fabioriksilva@hotmail.com
fabim
Dword
 
Mensagens: 5001
Registrado em: 16 Out 2006 10:18
Localização: aqui uái!!!?

Mensagempor armani » 29 Jun 2007 13:46

Tu já mediu a tensão q tem no resistor de 1k2 quando acionado alguma da barra? a tensao dos leds?? Quais valores tu encontrou na prática??
armani
Bit
 
Mensagens: 25
Registrado em: 08 Fev 2007 12:37

Mensagempor MOR_AL » 29 Jun 2007 18:41

Olá anderson.correia.

O valor da sua corrente de pico está em torno de
Ipk = (24 - 12 ) / 1200 = 10mA.

Se você atua em modo multiplexado no tempo, e considerando-se que SEMPRE, apenas um conjunto de 5 leds está conduzindo, tem-se, para 5 barras, o valor médio da corrente nos leds de:

Imédia = Ipk / N = 10mA / 5 = 2mA por conjunto.

Este valor é pouco para um led. Se, durante algum tempo, nenhuma barra estiver ligada, o valor médio da corrente será menor ainda.

Se os dois bargraphs estiverem multiplexados no tempo, a corrente média será de apenas 1 mA, na condição de SEMPRE haver uma barra de leds acionada.

MOR_AL
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron

x