por MOR_AL » 04 Jul 2007 19:38
Olá Bruno.
Se o seu sinal varia de 20mV até 300mV, há duas possibilidades:
1 - Seu sinal receberá um ganho de 5V / 0,3V = 16,7.
Com isso quando o sinal tiver 300mV, com o ganho de 16,7, vai ter na saída do OPAMP 5,00V,
Quando o seu sinal tiver 20mV, com o ganho de 16,7, vai ter na saída 333mV. Se for este o caso, Você poderá ter um OPAMP, alimentado com TERRA (0V) e uma tensão maior que 5V, pode ser entre 8 e 15V. Tem o LM324 da National que tem 4 OPAMP que podem ser alimentados TAMBÉM assim.
Esta solução não vai te dar precisão de menos de cerca de 0,5%.
O circuito que eu mostrei acima pode ser reduzido para a sua opção.
2 - Seu sinal tem um offset de 20mV.
Você vai ter que tirar estes 20mV, subtraindo com o auxílio de V3 e R3 e R4, no esquema. O circuito que eu mostrei acima pode ser reduzido para a sua opção.
Agora o seu sinal varia desde 0V, até 280mV.
Você vai ter que aplicar um ganho de 5V / 0,28V = 17,9.
Quando o seu sinal tiver 20mV, com o ganho de 17,9, vai ter na saída 0V. O ganho vai ser sobre a diferença (Vin - 20mV).
Quando o seu sinal tiver 300mV, subtraindo-se 20mV, vão dar 280mV, que multiplicado por 17,9, vai dar 5,00V. Se for este o caso, Você poderá ter um OPAMP, alimentado com TERRA (0V) e uma tensão maior que 5V, pode ser entre 8 e 15V. Outra vez, o LM324 da National tende a resolver. O detalhe é que como você quer alimentá-lo com uma tensão mínima de 0V, a saída apresentará um erro maior quando o sinal estiver próximo do zero. O fabricante diz que dá, mas eu digo que não vai ter precisão. Uma opção é colocar um transistor PNP entre a saída do OPAMP e a realimentação. No coletor teria um resistor à terra. O detalhe é que você teria que se preocupar com a estabilidade do circuito, nada que um capacitor não resolva.
Esta solução não vai te dar precisão de menos de cerca de 0,5%.
Espero ter sido útil.
MOR_AL