por srspinho » 06 Jul 2007 21:25
Olá MOR_AL !
Olha, Muito obrigado pelas suas explicações !
Eu sou apenas um hobbysta, não tenho formação em eletrônica ! tudo que eu aprendi foi em revistas e lendo na internet. Por isso, muita coisa que pode parecer básica eu não sei como funciona.
Bem, vou tentar explicar melhor o que eu fiz :
1) Bem, eu tenho u Corsa 2003 (modelo novo), e eu gostaria de colocar um display digital no painel acima do rádio. Eu até comprei a capa original da GM para isso.
2) fiz um circuitinho no Porteus com um PIC 16F877, um DS1621 e um PCF8583, que lê temperatura, tem relógio, e marca velocidade, distância percorrida e velocidade média, além de estar preparado para ler outros sinais analógicos.
3) montei um protótipo em uma protoboard e estava funcionando bem. Eu estava usando um 555 para gerar os pulsos que simulavam o carro andando, com um trimpot para eu variar a "velocidade". Enquanto estava no protótipo, estava tudo a maior maravilha. Mas aí... eu procurei bastante na internet e encontrei a localização do sensor de velocidade do carro. Segui o fio até o painel do carro, fiz uma derivação e conectei um "osciloscópio" de mentira... daqueles que liga na placa de som do micro. Pequei um notebook emprestado e instalei o Visual Analyzer, que me deu aquele gráfico do meu primeiro post.
Pelo que eu li, esse "osciloscóio de mentira" não lê DC que não seja pulsado... Como a interface está lacrada em uma caixa com resina, não sei o que tem dentro...Mas, ela é ligada no Line-In do notebook.
Conectei esse osciloscopio no terminal do sensor do carro e o terra do osciloscopio no terra do sensor. Liguei o recurso de captura de sinal por 30 segundos e dei uma volta com o carro na garagem do prédio. Os gráficos diferem um pouco, mas apenas na frequência em que ocorrem.
Esse sensor é conectado à caixa de câmbio do carro, e a cada volta da roda dá uma volta também no sensor.
Bem, vou montar o circuito e ver como é que fica. Como aqui em São Paulo é feriado na Segunda-feira, só vou devolver o notebook na terça e assim poderei testar novamente, depois do circuito implementado !
Mas, eu tenho uma dúvida : os dois diodos zener são iguais, certo ?
Dá para usar Zenner de 5V1 ?
Muito, mas Muito obrigado mesmo !!!!!
Abraço
Sérgio