mensagem verify failed at address 0000h na hora da gravação

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

mensagem verify failed at address 0000h na hora da gravação

Mensagempor elton_santos » 06 Jun 2007 15:41

alguem poderia me informar o motivo, a causa desse erro....jah procurei em varios lugares, ela aparece quando vou gravar no PIC....jah usei IC PROG, PROPIC, WinPic800...e em todos o erro é o mesmo....jah troquei de gravadora, PROPIC 2 Gold e PicLab4A,...estou gravando um PIC16F877A....troquei o PIC....mas o mesmo modelo...e o erro persistiu....se alguem puder me dar uma ajudinha....serei grato.

no icprog em português a mensagem é a seguinte: Verificação falhou no endereço 0000h!
Editado pela última vez por elton_santos em 06 Jun 2007 16:24, em um total de 1 vez.
elton_santos
Bit

Mensagempor fabim » 06 Jun 2007 15:58

bom se vc estiver gravando ICSP. desligue o cristal.
Se estiver usando o wimpi800 ou ICprog, faça o teste de hardware abilitando o mclr a tensão tem que estar maior que 12V.
por fim observe se esta tudo conectado sertinho, gnd mclr vdd se esta tendo contato mesmo.

E mais importante, CLK com CLK e Data Com Data.

Por fim se for gravador serial tipo JDM, chame um pai de santo e 2 mãe de umbanda, que resolve.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor dreher » 06 Jun 2007 17:24

Por acaso voce está com o fusivel de proteção habilitado? Esse erro ocorria comigo no ICProg, quando o fusivel estava habilitado, e o software verificava apenas depois da gravação.
dreher
Byte

Mensagempor phophollety » 06 Jun 2007 18:41

Está usando que tipo de computador? Com desktop já é ruim, com note então fica uma belezura...

Dicas, monte o ICD2 Clone ou o PICKit Clone

Ou no pior dos casos, use esse JDM com MAX232, alguns amigos montaram e gostaram...

http://kudelsko.free.fr/prog_pic_rs232/sommaire.htm
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 06 Jun 2007 20:41

dreher escreveu:Por acaso voce está com o fusivel de proteção habilitado? Esse erro ocorria comigo no ICProg, quando o fusivel estava habilitado, e o software verificava apenas depois da gravação.

Dreher,

O Bonny corrigiu este problema há muito tempo ...

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor dreher » 07 Jun 2007 10:02

Tudo bem, falha minha, é que faz algum tempo que eu não uso o ICProg, e esse era um erro bem comum na época. Obrigado pelo aviso....
dreher
Byte

Mensagempor andre_luis » 08 Jun 2007 08:51

fabim escreveu:bom se vc estiver gravando ICSP. desligue o cristal.

Como fazer isso fabim ? Nunca me preocupei com isso, e bem da verdade, umas 10% das vezes que gravo via Macflash, dá erro. Poderia estar relacionado a isso ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 08 Jun 2007 09:19

sim senhor. 99% dos erros ICSP é por causa do maledito cristal.
Por isso alguns circuitos gravadores tem um circuito de tempo constante que quando o MCLR não esta com VPP ele esta a zero.
Não sei porque mais o maledito do cristal quando começa a oscilar depois de alguns dados escritos no PIC, no momento de leitura da uns paus esquisitos.
Eu então faço os meus circuitos ICSP, da seguinte maneira.
No momento que eu espeto o cabo de gravação incircuit, um circuitinho detecta isso e fica observando tando data,clock, mclr, quando qualquer um deles muda de estado esse circuitinho aterra o pino de entrada do clock do cristal desta forma o desligando, e mantem assim durante 100mS+/- após a ultima mudança de estado.
Circuitinho simples. 1 BF245, 2 capacitores, 2 resistores, 1 1n4148. Funciona perfeitinho, num erra uma.

uma vez eu fiz da seguinte forma. Desconfiei que quando o vpp era cortado no mclr, antes do proximo pulso dava tempo do programa entrar nas configurações de portas etc. Aí então eu previ um delay de 100mS logo no main principal, mesmo assim num funcionou. Funfo so da forma que eu passei.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor vibrex » 08 Jun 2007 11:27

VC PODERIA ENVIAR O ESQUEMA DESSE CKT? GOSTARIA DE INCORPORA-LO AO MEU GRAVADOR.
oBRIGADO.

CARLOS.
vibrex
Nibble

Mensagempor ky2003 » 09 Jun 2007 16:39

O PIC que vc está programando já foi programado outra vez e vc está reprogramando ele ? Vc conseguiu apagá-lo antes de programar ?
ky2003
Bit

Mensagempor elton_santos » 14 Jun 2007 11:22

ky2003 escreveu:O PIC que vc está programando já foi programado outra vez e vc está reprogramando ele ? Vc conseguiu apagá-lo antes de programar ?

ainda não foi programado, mas quando mando apagar ele exibe a mensagem dispositivo apagado.....

e esses dias tava testando outra gravadora e agora ele mudou um pouquinho a mensagem de erro:
"Falha de verificação no endereço de dados 0000h"

anteriormente só tinha exibido a msg "Falha de verificação no endereço 0000h"
elton_santos
Bit

Mensagempor lpagano » 14 Jun 2007 13:44

Já tentou instalar o gravador em outro PC?
Pode ser que a porta em uso não esteja com potência suficiente. Isso acontece.
lpagano
Byte

Mensagempor fabim » 14 Jun 2007 13:55

pra quem usa o software winpic800 e picprog.
config>hw..

Tem teste pra saber se os pinos estão funcionando corretamente.

Tipo setar o MCLR, Data,Clk....

Fabim
fabim
Dword

12F675 em JDM, imposível???

Mensagempor scheleder » 18 Jul 2007 18:32

Tenho um problema idêntico gravei em um JDM um PIC12f675 usando o oscilador interno, no começo gravava bem depois de umas três regravações começou a dar uma mensagem dizendo que o valor de calibração do oscilador não foi encontrado e se eu queria usar o valor 03FF no seu lugar, se clicasse em não, simplesmente o MCU não rodava, como se estivesse limpo, sem nenhum programa gravado.
retirei as linhas que chamavam o valor de calibração do MCU e as vezes conseguia gravar.
Então reparei que o defeito deveria estar no hardware e conferi tudo, não achei nada.
Lembrei de ter lido em algum lugar algo à respeito de alguns gravadores subirem o VCC antes do VPP e tentei fazer algumas alterações no circuito, mas não obtive exito...
Percebi que pela manhã a gravação sempre funcionava então decidi colocar um variac na entrada da fonte de alimentação do gravador e fazer testes pois achava que conforme a tensão da fonte variava influia no funcionamento do circuito o que é meio estranho pois o gravador possui um 7805 para o VCC e um 7812 com dois diodos no gnd para gerar os 13,2V para o VPP.
Pensei em todas as possibilidades e estou pensando seriamente em montar um outro gravador daqueles bem simples mesmo para fazer testes.
Eu uso um gravador vendido pela DIGITRONICS de Florianópolis se alguém usar algum parecido e puder me dar uma luz, agradeço.
Antes que alguém pergunte: quando uso um cristal externo como oscilador funciona perfeitamente, o que só aumenta o mistério.
[]'s
João Scheleder Neto
scheleder
Nibble

Mensagempor tcpipchip » 18 Jul 2007 18:45

Se tiver resistores no RB6 e RB7, coloque de valor menor.
As vezes as tensao da tua RS232 nao é suficiente...
Verifique tambem os DELAYS na escrita e leitura...
TCPIPCHIP

PS: tive estes problemas tambem....
tcpipchip
Dword

Próximo

Voltar para PIC