Fonte 30 volts 5 amp ? Como?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor petgomes » 25 Out 2006 11:50

Muito obrigado pela ajuda de todos.
petgomes
Nibble

Mensagempor MacRC » 25 Out 2006 12:16

Otavio !

Explica melhor, porque esta não deu para entender 12+12vca x 5amp = 60VA ??? ... Imagem

Acho que tenho certeza, que :

12 +12vca = 24vca x 5amp = 120va ... se voce retificar com dois diodos, voce perde 12vca, mas não ganha em corrente, ou seja, tera 12vcc 5amp ... Imagem

A defasagem em relação aos enrolamentos é de 180°, então quando um lado esta subindo o outro esta descendo, quando voce retifica com dois diodos, voce utiliza apenas um semi ciclo de cada enrolamento o outro semi ciclo é desperdiçado ... a menos que voce faça uma fonte simetrica ... em outras palavras retifique em ponte ... hehehe

Da uma olhada neste desenho abaixo, acho que da para perceber melhor ...

Imagem

Cacorda ou sem corda ??? hehehe Imagem
MacRC
Bit

Mensagempor otavio luiz » 25 Out 2006 12:47

faça alguns testes na pratica que voce vai ver. Teoricamente um trafo 12+12 x5A cada um dos enrolamentos deveria fornecer 5A mas não é cada enrolamento vai fornecer corrente por um período de tempo. Se voce utilizar só uma lateral e center tap para fazer a fonte retificando em ponte, esse enrolamento só podera fornecer 2,5 A. Se voce tentar puxar os 5A, a tensão vai cair e vai aquecer muito o trafo, faça isso na prática consulte um fabricante de trafo par ver. 12+12x5A é diferente de 2 enrolamentos de 12v X 5A. Veja o link
http://www.yojikonda.com/Informacoes/CorrenteTR.html
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor MacRC » 25 Out 2006 13:23

Otavio,

O exemplo que ele da é de um trafo de 60VA e não de 120VA ... neste caso a corrente que vai ter nos 12v ou nos 24v sera 2,5amp ...

Em azul eu colei o testo do link que voce passou ...

A ligação em paralelo dos dois segmentos somam as correntes. A tensão permanece em 12V=12V x 5 amperes.

Aqui ele diz "Ligaçao em paralelo", ai eu concordo e até desenhei esta situação ...

A ligação em série dobra a tensão mas a corrente não= 24V x 2,5 amperes.

Concordo e tambem desenhei ...

A ligação 12+12V simetrica dobra a corrente na retificação mas a tensão permanece a mesma= 12Vx 5 amperes.

Aqui o bicho pega, se é simetrica a tensão vai ser 24vcc = -12v 0v +12v .. 2,5amp do mesmo jeito que desenhei ... não vejo como dobrar a corrente ?!?! ... Imagem
Me explica esta magica, porque fiquei boiando ??? ... Imagem

Imagem
MacRC
Bit

Mensagempor otavio luiz » 25 Out 2006 13:26

Não sabia que voce não sabe ler :roll:

Transformador com saída simétrica ou dupla separada como o transformador 12/12V x 5A, a corrente assinalada é a soma das duas partes e não a corrente de cada lado. Cada segmento de 12V tem 2,5 ampres.

exemplo:
CÓDIGO ENTRADA V SAÍDA V x A ( 3 FIOS ) SAIDA V x A ( 2 FIOS ) TIPO

I 20-B 127/220 12+12 X 200mA 24V x 100mA A-096
I 30-B 127/220 12+12 X 300mA 24V x 150mA A-130
I 300-B* 127/220 12+12 X 300mA 24V x 150mA A-096L

veja link:
http://www.yojikonda.com/TRAFO/Trafo1.htm
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor MacRC » 25 Out 2006 13:40

ImagemImagemImagem

Obrigado pelo bom nivel da discusão ...
MacRC
Bit

Mensagempor eletroinf » 25 Out 2006 18:21

O programa pra desenhar essas tetéias de esquema é o Paint, sugestão do Mestre Kraft...

Ops, editei o post pra dizer que nesses trafos com o dito center tap, mesmo que cada enrolamento suporte a metade da corrente, na prática, o enrolamento é percorrido pela corrente nominal por um simiciclo (quando seu respectivo diodo conduz) e permanece sem carga no semiciclo seguinte, fazendo a média de um ciclo completo dá 50% de corrente pra cada "braço" do trafo. Muito bom pra derrubar o FP das redes...
eletroinf
Word

Mensagempor Henrique » 26 Out 2006 06:59

Antes de sair alguma morte no forum. veja este "pequeno" curso de eletronica de potencia, é como o comercial daquele carro: voce precisa rever os seus conceitos.

http://www.dee.feis.unesp.br/gradua/elepot/prc1.htm

[]s
Henrique
Bit

Mensagempor MacRC » 27 Out 2006 20:32

Henrique,

Fica tranqüilo que não vai haver morte alguma ... eu já entendi o que o Otavio quis dizer ... alguns vendedores falcatruam nas informações, por sorte não tive nenhum problema com isto até hoje, mas parafraseado o excelentíssimo Lula, caldo de galinha e precaução não fazem mal a ninguém ... vou ficar mais atento a este detalhe daqui para frente ...

Ahh ... Pedi a minha filha que lesse para mim, por isto consegui entender ... :D :D :D
Editado pela última vez por MacRC em 28 Out 2006 09:30, em um total de 1 vez.
MacRC
Bit

Mensagempor Henrique » 28 Out 2006 07:06

Sorte sua se sua filha tem o QI maior que o seu!

Se vc analisar os calculos para transformador, por exemplo se precisar de uma fonte que forneça 10VCCx10A o trafo tem que ser de 100VA certo?, errado depende da retificação que vc vai usar, se for trafo com center-tap a potencia do trafo deve ser 175VA, ou seja 1,75% a potencia de saida do secundario, e se for ponte de Graetz a potencia do secundario será de 123VA ou 1,23% a potencia da saida.
Henrique
Bit

Mensagempor MacRC » 28 Out 2006 08:13

Henrique,

QI talvez não colega, mas educação maior que a sua, com toda certeza ela tem ... não só ela ,como toda a minha familia tambem...

Espero ter lhe ajudado a mostrar para o papai e mamae, que voce é um garoto experto ... e de muito QI ... heheheeeee

:lol: :lol: :lol:

Imagem
MacRC
Bit

Mensagempor JeanPaul » 28 Out 2006 10:22

Só pra desabafar.

Estou ficando cansado de ver falta de educação neste fórum. Que eu lembre isso não era assim.

Acho que se é pra ofender, nem poste .... aliás, passe bem longe do fórum.

Abraços.

Jean.
JeanPaul
Byte

Mensagempor Henrique » 28 Out 2006 12:58

Carissimo Reinaldo Cavalheri, quem está faltando com educação com os colegas do forum é vc, nos post anteriores vc tirou uma "casquinha" dos que responderam as duvidas levantadas sobre o assunto colocando os icones "engraçadinhos" que ao meu ver se são ofencivos são debochados, e meio que dizendo que qualquer criança sabe sobre o assunto.

Ao colegas do forum peço desculpas se fiu mal educado com alguem.

[]s
Henrique
Bit

Mensagempor Renie » 28 Out 2006 16:49

Olá pessoALL!

Segurem seus ânimos!

No velho fórum já coloquei vários tópicos sobre o comportamento de alguns colegas!

O que é escrito pode não ser o que um ou o outro quiz expor!

Face TO Face é mais fácil, pois podemos interpretar o tom de voz, o
montante dos ocorridos durante a conversa, etc, etc!

Se se sentir ofendido, envie um emala ao "inimigo", peça, explicações!

Todos tem os seus problemas pessoais, não os tragam para o ASM51!
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Mensagempor MacRC » 28 Out 2006 22:39

Henrique ... não sei de que ? pois sua ficha no fórum esta em branco ...

O assunto já estava encerrado, você chegou com os dois pés na porta, falando em Morte ... não sei qual o ambiente que você freqüenta, mas em meu ambiente, não ha nem este tipo de papo, que esta rolando aqui ...

Se ofendi alguém com estes bichinhos idiotas, acho que os ofendidos poderiam se manifestar por si só, pois pelo que vejo são maiores de idade, sabem ler e escrever, a menos que você tenha recebido uma procuração para defende-los ?!...

A discussão era sobre um assunto técnico, ao qual acreditava estar certo e defendo minhas posições até que me provem o contrario ... não sou Maria vai com as outras ... não tenho culpa se certas pessoas só tem uma bala no tambor e quando se vêem sem ela, apelam para a estupidez ...

Tenho muito apreço pelo Eletroinf que me ajudou no tópico "Totem pole p/ Mosfet" e de forma alguma quis magoa-lo, talvez a forma como discordei dele tenha dado esta impressão, mas sei que ele é inteligente o suficiente para entender ... e entendeu !

O Otavio eu acompanho suas msgs no boteco, achei que era uma pessoa amistosa e descontraída, ledo engano ...

Os bichinhos que você diz ser ofensivos, deve ser por causa do seu QI elevado, pois a única coisa que consigo ver, é que são engraçados e criativos, nada mais ...Se estes bichinhos representam tanto para você, então poderia ter usado alguns deles ao invés desta frase infeliz "Sorte sua se sua filha tem o QI maior que o seu !" ou esta "Não sabia que você não sabe ler" ? Eu, como tenho QI baixo, não teria entendido e você seria o herói da galera ...

Mas para resumir, antes que você mostre todo o seu QI, me dirijo aos moderadores ...

ADMs, MODERADORES,

Agradeço muito pelo fórum e oportunidade que vocês dão para as pessoas trocarem informações e sem cobrar um centavo de ninguém ... este serviço social que vocês prestam não tem preço ...tambem possuo um forum com este mesmo objetivo ...

Tenho a absoluta certeza de que não aprovam este tipo de conduta, pois estão explicitas nas regras da casa ...

Lamento que por duas vezes tentei fazer parte deste grupo, mas percebi que para cada amigo que consigo, aparecem três "inimigos" ... a primeira vez achei que o problema era comigo, mas reparei que não, pois ha até um tópico no "boca no trombone" falando sobre isto ...

Gostaria de sugerir a casa, que colocassem um aviso no topo do fórum " NOVATOS NÃO SÃO BEM VINDOS" ou então "NOVATOS, LIMITEM-SE A PERGUNTAR, NUNCA DÊEM OPINIÕES" creio que ajudaria bastante a não acontecer isto novamente ... sei que não é isto que vocês querem, mas infelizmente o nome da casa esta rolando em outros ambientes e com fama não muito agradável ...

Lamento muito o desvirtuamento que foi gerado neste tópico, pois a pergunta feita pelo colega era bem simples e ele já até agradeceu ... talvez ele já tenha até feito a tal fonte que precisava ... Só não sei qual a impressão que ele levou daqui ...

Aos poucos amigos que fiz, peço minhas humildes desculpas, por este episodio desagradável e gostaria muito que meu cadastro fosse retirado do fórum, não pretendo mais participar, por estar decepcionado ...

Ao Otavio e Henrique meus pesares ... minha ficha ESTAVA completa com nome endereço e até minha foto ... se vierem para Peruíbe passem em minha casa para tomar uma cerveja, garanto que serão bem recebidos e talvez percebam, que não estão lidando com um "mostro" e sim com um cara normal que gosta de uma brincadeira sadia ...

Quando o objetivo do fórum voltar a ter o real motivo de sua existência, que creio eu, ser : trocar informações, se ajudar, fazer amigos, ser respeitado indiferente de cor, raça, credo, time de futebol, partido político, novato ou experiente ... talvez volte a ter os 11000 cadastrados que tinha antes ... e a fama passe a ser positiva ...

OBRIGADO A TODOS, QUE DE ALGUMA FORMA, ME ACEITARAM EM SEU CONVÍVIO ...

Sem mais !
Aquele Abraço !
Reinaldo Cavalheri
Editado pela última vez por MacRC em 30 Out 2006 20:10, em um total de 1 vez.
MacRC
Bit

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos