Maq. Vidro de Carro

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Maq. Vidro de Carro

Mensagempor barboza » 04 Ago 2007 11:56

Ola Turma!

Estou estudando um projeto que usarei uma maquina (motor) de vidro de carros, e estou precisando entender melhor como detectar o fim de curso dessas maquinas.

Alguem sabe como os alarmes sabem que o vidro terminou de fechar?

É por tempo, ou por sobre corrente no motor?

Alguem conhece algum circuito para fazer esse acionamento com detetor se for por corrente?

Valeu.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor phophollety » 04 Ago 2007 15:06

Já vi dos três modos...

Por tempo (o mais porco de todos, pois força o motor e todo mecanismo, além de ter 0 de feedback)
Por corrente, legal que esse ainda dá para por antiesmagamento, bem legal
Por fim de curso...

Interessante é amarrar o sistema,

sobe - bate no fim de curso - mais uma pequena carga (para além de fechar, travar), na descida, só o fim de curso basta...

Eu acho o sistema de detecção de corrente fundamental, dá até para tirar o fim de curso da associação com corrente, vai perder o feedback de fechamento e abertura, mas ainda dá para ter alguma segurança...

Bom, não tem muito segredo eu creio, mas para fazer uma boa detecção por corrente o seu sistema tem que ter um atrito constante em toda a canaleta da porta.

Por exemplo, a linha da fiat (tempra, tipo e outros, com antiesmagamento) tem fim de curso de abertura e fechamento, além de detecção por corrente...

Já a linha mais simples, por exemplo um kit paralelo, tem fim de curso de fechamento (este estava instalado junto com um alarme pósitron)

Ajudou!?

[]s!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor enigmabox » 04 Ago 2007 16:54

Minha carroça que é da GM, usa o sistema com detecção via corrente. Ja quebrou duas.....hehe
enigmabox

Mensagempor phophollety » 04 Ago 2007 17:55

Mas quebra o que?

O sensor de corrente ou alguma parte mecânica pq o sensor falha?!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor barboza » 05 Ago 2007 12:16

Acho que por corrente seja a melhor opção mesmo.

Alguem tem um circuito detetor?
barboza
Word

Mensagempor phophollety » 05 Ago 2007 12:27

faça com shunt mesmo, um shunt + amplificador operacional + comparador de tensão, pode usar um amplificador de tensão duplo e usar 1/2 como amplificador e outro 1/2 como comparador de tensão...

Um shunt de 0,5R por ai deve ter um feedback legal, não sei a corrente do seu motor, mas não tem muito segredo não, hein!!!
phophollety
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 06 Ago 2007 07:07

Por corrente o antiesmagante tem que ser do tipo para, nao da para ter alivio, ou o projeto fica impossivel.
Ja projetei uns 5 controles de vidros e se tentar usar alivio ele se perde.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor barboza » 06 Ago 2007 09:01

Oi Edson!

Seus projetos foram comerciais? Poderia me dar umas dicas de como fazer algo parecido?
barboza
Word

Mensagempor EDSONCAN » 06 Ago 2007 09:40

Foram vendidos a muitos anos atras, mas para ser sincero esse é um mercado de lucro muito espremido e com inadimplencia muito alta, nao acho que vale a pena.

Dicas:
Incie montando duas jigas de teste(porta esquerda e direita), motores, canaletas, bateria e etc
Compre alguns modulos comerciais que sejam bons e tenham sucesso comercial, desmonte entenda como funciona, teste, levante esquema eletrico, perguntos aos instaladores o que e bom e ruim em cada modulo.
Projeto o HW do seu e veja se o custo e compativel, nao esqueca de colocar uma margem de uns 20% de inadimplencia, pois esse mercado e complicado.
Teste em locais perto para voce poder controlar o resultado e corrigir, produza pequenas quantidades no inicio ate ter certeza que tenha um bom produto.
Mantenha contato com os instaladores e va pessoalmente verificar os problemas de instalação e como corrigir
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Junior_C » 06 Ago 2007 10:11

Os que já consertei, (comerciais) detectam o ruido do motor, quando o mortor está parado ele não gera esse ruído, detector por corrente é complicado pois o comprimento do fio e a espessura altera a corrente no motor.
Junior_C
Nibble

Mensagempor barboza » 06 Ago 2007 10:54

Valeu Edson!
O estudo é para terceiros!.

Junior.
Detecta ruido? Como assim?
barboza
Word

Mensagempor enigmabox » 06 Ago 2007 15:15

phophollety

Quebra uma peça da parte mecanica, ou seja o trilho de plastico injetado, onde internamente é montado duas pequenas molas que esticam o cabo de aço. Como atua por corrente, acho que o sistema força o sistema até chegar na corrente de parada do motor.
enigmabox

Mensagempor Junior_C » 06 Ago 2007 17:42

O que tenho aqui, no circuito o motor fica em série com uma resistencia que é tipo a do multimetro na escala de 10A, deve ser 0,1R e um operacional amplificando o sinal obtido sobre a resistencia como se fosse medir a corrente mas ele amplifica o ruído, se ligar um seguidor de sinais na saida do operacional quando o motor esta girando ouve-se tipo um apito, quando o motor esta parado a saída fica em 0.
Junior_C
Nibble

Mensagempor Adauto sampaio » 07 Ago 2007 08:47

Bom dia pessoal. Realmente existe essa centralina de vidro elétrico. O que ela faz é contar os pulsos de ruido na primeira vez em que é instalada. Então funciona o sensor de corrente, para desligar o motor, no mesmo shunt de contagem de ruido. A contagem é armazenada no MCU. Da próxima vez que entrar em funcionamento, o micro já sabe quantos pulsos têm que contar na entrada até desligar. Pelo menos foi assim que me foi passado pelo engenheiro do fabricante.

Abraços!!!

Junior_C escreveu:O que tenho aqui, no circuito o motor fica em série com uma resistencia que é tipo a do multimetro na escala de 10A, deve ser 0,1R e um operacional amplificando o sinal obtido sobre a resistencia como se fosse medir a corrente mas ele amplifica o ruído, se ligar um seguidor de sinais na saida do operacional quando o motor esta girando ouve-se tipo um apito, quando o motor esta parado a saída fica em 0.
É tudo uma questão de sorte; pergunte a qualquer perdedor
Adauto sampaio
Byte

Voltar para Circuitos Diversos