Maq. Vidro de Carro

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Maq. Vidro de Carro

Mensagempor barboza » 04 Ago 2007 11:56

Ola Turma!

Estou estudando um projeto que usarei uma maquina (motor) de vidro de carros, e estou precisando entender melhor como detectar o fim de curso dessas maquinas.

Alguem sabe como os alarmes sabem que o vidro terminou de fechar?

É por tempo, ou por sobre corrente no motor?

Alguem conhece algum circuito para fazer esse acionamento com detetor se for por corrente?

Valeu.
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Mensagempor phophollety » 04 Ago 2007 15:06

Já vi dos três modos...

Por tempo (o mais porco de todos, pois força o motor e todo mecanismo, além de ter 0 de feedback)
Por corrente, legal que esse ainda dá para por antiesmagamento, bem legal
Por fim de curso...

Interessante é amarrar o sistema,

sobe - bate no fim de curso - mais uma pequena carga (para além de fechar, travar), na descida, só o fim de curso basta...

Eu acho o sistema de detecção de corrente fundamental, dá até para tirar o fim de curso da associação com corrente, vai perder o feedback de fechamento e abertura, mas ainda dá para ter alguma segurança...

Bom, não tem muito segredo eu creio, mas para fazer uma boa detecção por corrente o seu sistema tem que ter um atrito constante em toda a canaleta da porta.

Por exemplo, a linha da fiat (tempra, tipo e outros, com antiesmagamento) tem fim de curso de abertura e fechamento, além de detecção por corrente...

Já a linha mais simples, por exemplo um kit paralelo, tem fim de curso de fechamento (este estava instalado junto com um alarme pósitron)

Ajudou!?

[]s!
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Mensagempor enigmabox » 04 Ago 2007 16:54

Minha carroça que é da GM, usa o sistema com detecção via corrente. Ja quebrou duas.....hehe
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Mensagempor phophollety » 04 Ago 2007 17:55

Mas quebra o que?

O sensor de corrente ou alguma parte mecânica pq o sensor falha?!
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Mensagempor barboza » 05 Ago 2007 12:16

Acho que por corrente seja a melhor opção mesmo.

Alguem tem um circuito detetor?
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Mensagempor phophollety » 05 Ago 2007 12:27

faça com shunt mesmo, um shunt + amplificador operacional + comparador de tensão, pode usar um amplificador de tensão duplo e usar 1/2 como amplificador e outro 1/2 como comparador de tensão...

Um shunt de 0,5R por ai deve ter um feedback legal, não sei a corrente do seu motor, mas não tem muito segredo não, hein!!!
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Mensagempor EDSONCAN » 06 Ago 2007 07:07

Por corrente o antiesmagante tem que ser do tipo para, nao da para ter alivio, ou o projeto fica impossivel.
Ja projetei uns 5 controles de vidros e se tentar usar alivio ele se perde.
Edson
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Mensagempor barboza » 06 Ago 2007 09:01

Oi Edson!

Seus projetos foram comerciais? Poderia me dar umas dicas de como fazer algo parecido?
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Mensagempor EDSONCAN » 06 Ago 2007 09:40

Foram vendidos a muitos anos atras, mas para ser sincero esse é um mercado de lucro muito espremido e com inadimplencia muito alta, nao acho que vale a pena.

Dicas:
Incie montando duas jigas de teste(porta esquerda e direita), motores, canaletas, bateria e etc
Compre alguns modulos comerciais que sejam bons e tenham sucesso comercial, desmonte entenda como funciona, teste, levante esquema eletrico, perguntos aos instaladores o que e bom e ruim em cada modulo.
Projeto o HW do seu e veja se o custo e compativel, nao esqueca de colocar uma margem de uns 20% de inadimplencia, pois esse mercado e complicado.
Teste em locais perto para voce poder controlar o resultado e corrigir, produza pequenas quantidades no inicio ate ter certeza que tenha um bom produto.
Mantenha contato com os instaladores e va pessoalmente verificar os problemas de instalação e como corrigir
Edson
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Mensagempor Junior_C » 06 Ago 2007 10:11

Os que já consertei, (comerciais) detectam o ruido do motor, quando o mortor está parado ele não gera esse ruído, detector por corrente é complicado pois o comprimento do fio e a espessura altera a corrente no motor.
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Mensagempor barboza » 06 Ago 2007 10:54

Valeu Edson!
O estudo é para terceiros!.

Junior.
Detecta ruido? Como assim?
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Mensagempor enigmabox » 06 Ago 2007 15:15

phophollety

Quebra uma peça da parte mecanica, ou seja o trilho de plastico injetado, onde internamente é montado duas pequenas molas que esticam o cabo de aço. Como atua por corrente, acho que o sistema força o sistema até chegar na corrente de parada do motor.
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Mensagempor Junior_C » 06 Ago 2007 17:42

O que tenho aqui, no circuito o motor fica em série com uma resistencia que é tipo a do multimetro na escala de 10A, deve ser 0,1R e um operacional amplificando o sinal obtido sobre a resistencia como se fosse medir a corrente mas ele amplifica o ruído, se ligar um seguidor de sinais na saida do operacional quando o motor esta girando ouve-se tipo um apito, quando o motor esta parado a saída fica em 0.
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Mensagempor Adauto sampaio » 07 Ago 2007 08:47

Bom dia pessoal. Realmente existe essa centralina de vidro elétrico. O que ela faz é contar os pulsos de ruido na primeira vez em que é instalada. Então funciona o sensor de corrente, para desligar o motor, no mesmo shunt de contagem de ruido. A contagem é armazenada no MCU. Da próxima vez que entrar em funcionamento, o micro já sabe quantos pulsos têm que contar na entrada até desligar. Pelo menos foi assim que me foi passado pelo engenheiro do fabricante.

Abraços!!!


Junior_C escreveu:O que tenho aqui, no circuito o motor fica em série com uma resistencia que é tipo a do multimetro na escala de 10A, deve ser 0,1R e um operacional amplificando o sinal obtido sobre a resistencia como se fosse medir a corrente mas ele amplifica o ruído, se ligar um seguidor de sinais na saida do operacional quando o motor esta girando ouve-se tipo um apito, quando o motor esta parado a saída fica em 0.
É tudo uma questão de sorte; pergunte a qualquer perdedor
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