PROTEL99 -> como associar um SCH à um PCB ?

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

PROTEL99 -> como associar um SCH à um PCB ?

Mensagempor andre_luis » 27 Out 2006 07:30

Pessoal,

Estou com o seguinte problema :

Tenho um esquema que fiz para desenhar uma placa; porém esse esquema é composto de vários sheet's interconectados entre si, em diferentes hierarquias.

Originalmente, eu realizava o UPDATE PCB e todos os sheets eram associados à 1 só PCB, ou seja, eu tinha apenas uma placa no projeto.

Porém, nessa nova versão de placa, vou utilizar o mesmo diagrama esquemático, sem nenhuma alteração, porém eu gostaria de associar determinados sheet's à determinadas placas, dentro do MESMO projeto ( ex.: controle, drivers, fonte, etc... ).

Alguem sabe como fazer isso ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor rocknroll » 27 Out 2006 07:50

Bom dia Andre,

No site da Altium em Suppor>Downloads, procure por um link relacionado ao protel DXP e versões anteriores. Na parte do Protel 99SE, vc encontrará um arquivos de uns 5Mb chamado HandBook Protel 99SE. Neste handbook na pagina 122 explica legal está parte de como fazer esquemas mult sheet.

O link é http://www.altium.com/Community/Support/Downloads/Legacy/

O arquivo está no inicio da pagina.

Aconselho vc ter este handbook no seu micro, pois é uma ótima fonte de informação para quem usa o Protel99Se.

Qualquer coisa é só falar.

Falou[/url]
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor andre_luis » 27 Out 2006 08:02

Muito Obrigado....

Bom, mas não é a isso que me referi.
Na verdade, meu projeto já contempla essa hierarquização de multi-sheet's.

O que eu precisava, era algo tipo "muti-PCB", ou seja, eu precisava apontar determinados sheet's do projeto para determidados PCB's dentro do mesmo projeto. O problema é que quando eu executo o UPDATE PCB, o Protel realiza esse comando em cima de TODOS os sheet's do projeto.

Sabe se é possível essa separação no Protel99 ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor rocknroll » 27 Out 2006 09:18

Se eu entendi bem, na verdade vc tem varios esquemas e quer ter varias PCBs porem cada uma lincada a um esquema diferente dentro do projeto?!

Só fiz isso uma única vez e fui criando os PCB com o nome padrão PCB1.pcb e indo em cada folha do esquema e mandando ele fazer o update. Porem meus esquemas não eram lincados. Cada um era independente do outro.
Após o Update eu renomeava e criava um novo PCB e assim fui fazendo.

Não sei se tem uma forma mais inteligente de fazer isso... mas

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor andre_luis » 27 Out 2006 10:13

Valew,

É, realmente essa que seria a minha 2a opção, é o que vai ser feito então.

A razão para todo esse questionamento, é que; uma vez tendo um esquemático "vencedor", ou seja: Testado e sem erros; se eu re-desenhar o diagrama - dividindo os sheet's, existe a chance de cometer algum erro, do tipo esquecer alguma trilha.

Mas, beleza, obrigado pelas dicas.'
E é bom saber que nao sou o único aqui a usar o Protel99 :D

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor rocknroll » 27 Out 2006 10:25

Na verdade já faz pouco mais de 1 ano que não uso o Protel99SE. Havia migrado para o DXP e hoje estou usando o Altium Desinger 6.

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor Ander_sil » 30 Out 2006 15:33

No Protel99 acho que não dá.
No Altium designer 6 eu fiz assim, quando voçe vai importar ele te dá as opções dos pcbs como no 99, e abre uma janela com os componentes e nets que vai ser upado, ai voçe escolhe o que quer. Funcionou, mas o que
eu coloquei na outra placa foi pouca coisa, se for muita coisa ai complica,
tem que definir(link) no esquema, acho que dá mas nunca tentei.

att.

Anderson
Ander_sil
Byte

Mensagempor rocknroll » 31 Out 2006 14:21

Vc pode ter esquemas elétricos distintos dentro do seu projeto e selecionar a placa correspondente para update.

Ele segue a regra de ports, uma vez que vc tenha um esquema raiz com diversas folhas dentro, basta selecionar este esquema raiz e dar o update para placa desejada. As folhas que estiverem fora deste esquema raiz, não serão inclusas no update atual, podendo assim serem utilizadas para update em outras placas dentro do mesmo projeto.

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor andre_luis » 31 Out 2006 14:51

Então, definitivamente, acho que meu caso não tem solução, pois eu tenho um único ramo no meu esquema com várias folhas em diversas hierarquias inferiores.

Aproveitando o gancho, eu até pensei eu utilizar a primitiva ROOM para essa finalidade, mas infelizmente, ela só serve para pré-posicionar componentes...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rocknroll » 31 Out 2006 14:58

Eu acho que já não estou entendendo mais nada....

Vc tem um ramo (esquema elétrico) com varias folhas e gostaria de fazer "várias" placas ao invés de uma única?

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor andre_luis » 31 Out 2006 16:25

Exatamente...

Como eu disse antes, preciso associar determinados SCH's a determinados PCB's.

Só pra ficar mais claro :
O esquema é de um No-Break que possuia anteriormente todo o circuito ( potencia+controle ) numa unica placa, e agora, eu gostaria de dividir.

Pois bem; o circuito de Driver e banco de Mosfet's, estavam numa hierarquia inferior ( UPS->Potencia->Driver->Ponte->Direito/Esquerdo ). Além disso, todo o restante do circuito, estavam junto ou abaixo da hierarquia UPS.

Junte-se como agravante, que o circuito de Bypass ( que fica Abaixo da hierarquia UPS ) também pretendo passar para uma placa externa ( talvez a mesma do Driver )

Bom, para ser franco, eu já estou desistindo disso, e estou decidindo a realmente "passar-a-limpo" o esquema e refaze-lo em 2 partes.

Mesmo assim, as dicas foram "inspiradoras" e numa outra fase vou estudar melhor as possibilidades ( inclusive, migrar para o ALTIUM DESIGNER :) )
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )