IMPRESSORA PARA CIRCUITOS IMPRESSOS

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor regiscruz » 05 Out 2007 13:46

Bom, voltando no assunto da impressora.
Que esta será uma solução ótima e barata para fabricação de protótipos não resta a menor dúvida, mas a minha pergunta é... Alguém aqui no fórum ja comprovou esta técnica de aquecer a tinta na placa pra ver se realmente funciona como dizem os gringos? Será que aguenta mesmo a corrosão? Até que espessura?
Ja faz tempo que quero fazer este teste mas eu não consigo nenhuma impressora ou cartucho velho pra faze-lo, se alguém estiver disposto a fazer o teste, eu sugiro passar a tinta mesmo que seja com um pincel só pra ver o que acontece.
Eles dizem que conseguem trilhas de até 1mm, o vocês acham?
Usaram a Epson Stylus CX4200 e a Stylus C84 todas as duas tem resolução de 5760x1440dpi mas ja estão fora de linha, não são fabricadas mais só que com essa resolução é possível conseguir trilhas bem mais finas, resta saber o que causou esta limitação.
Eu ja havia feito este teste a algum tempo imprimindo no papel e colocando o chip encima só por curiosidade, o que eu quero é conseguir algo perto do que o nosso amigo aqui conseguiu.

Imagem

Tenho esperança de que com esse processo nos vamos conseguir chegar lá.

Um abraço
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
regiscruz
Byte

Mensagempor edsont » 05 Dez 2007 07:16

Meus primeiros testes foram negativos.

Esvaziei o cartucho preto da Epson 777, lavei, sequei e recarreguei com tinta retirada de um cartucho da C90 preto original (Durabrite Ultra) usando uma seringa.

A impressão sobre papel continuou com a mesma qualidade de antes apos alguns ciclos de limpeza.

Imprimi então em um DVD liso prata da Verbatim. A impressão ficou razoável, toda riscada, a tinta dos vários jatos ficam coerentes sem se fundirem.
Sequei com uma lampada de 100W por 20 minutos a poucos centimetros de distância.
mergulhei no percloreto por mais de 30 minutos e saiu intacto. Lavei com água e sabão e continuou intacto.

Agora a placa: Repeti o procedimento do DVD. Com alguns segundos no percloreto a tinta começou a se soltar.
Retirei a placa logo começo da corrosão. Limpei e imprimi novamente.
Coloquei numa frigideira e aqueci no fogão. A placa começou a escurecer e ficou levemente queimado.
Coloquei no percloreto. Durou um pouco mais, mas a tinta se soltou novamente.

O problema da impressão riscada parece ter sido resolvido usando resolucao fotografica no DVD, mas não sei se no cobre terá o mesmo efeito.

Agora falta encontrar uma tinta ou um processo para fixar a tinta no cobre.

Estava fazendo novos testes mas a tinta acabou. A esponja do cartucho desperdiça muita tinta. Devido ao fato da saída de tinta não ficar no fundo deste cartucho não pude retirar a esponja.

Será que com a tinta amarela daria certo? Deve haver algum pigmento insoluvel que grude no cobre por aquecimento. Acho que eu deveria ter usado tinta amarela, mas optei pela preta porque testando sobre uma folha de alumínio foi a que teve melhor aderencia na Epson C63.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos