Oscilloscope for Windows

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Oscilloscope for Windows

Mensagempor edison » 11 Out 2007 00:28

Seguinte: baixei um soft de OSCILOSCOPIO virtual via placa de som chamado Visual Analyser (FREE) que aparentemente é muito bom. (estou ciente das limitações ).
Minha dúvida é quanto ao cabo de conexão de sinais. Fiz uns testes com um mic de eletreto e registou legal.
O meu uso está restrito a capturar sinais de um encoder incremental com saída 5v e outros pequenos sinais.
Imagino que o cabo seria um blindado com pino P2 de um lado e duas pontas de prova (ou jacaré) na outra. Estou correto??

Grato....té mais..

Link do bicho:
http://sillanumsoft.altervista.org/Download/VAsetup.exe

Pequeno descritivo em espanhol:
http://hacca.altervista.org/2005Mayo.pdf
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor phophollety » 11 Out 2007 10:20

Para baixas frequências (até os 40KHz como placas de som) não tem problema usa um cabinho de áudio de 2 + shield, até poderia usar
3 + shield, mas como o negativo do pc costuma ser aterrado não vai fazer diferença.

Só tente comprar um conector de qualidade para áudio (metálico), como a freq é baixa, usar uma garrinha jacaré e uma ponta de prova de multímetro também não lhe trará grandes problemas (entre com todo o cabo dentro da ponta de prova, bem na ponta decape e solde na ponta metálica de prova, puxe um pequeno fiozinho, fazendo um furinho na lateral da ponta de prova, e ligue a sua garrinha jacaré preta (quanto mais curta for a ponta de prova e mais curto for o fio exposto fora da blindagem, menos problemas com ruído você terá.

[]s
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor edison » 11 Out 2007 12:03

Valeu pela dica.
Só tenho duas dúvidas: como o plug P2 é mono eu ligo o shield junto com o segundo fio na massa do plug e os dois na jacaré, sendo o primeiro fio na ponta de prova ou deixo o shield aberto??
Outra coisa, qual a tensão máxima que posso medir com placa de som genérica??
Grato...
Té mais..
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor phophollety » 11 Out 2007 12:13

Eu recomendo que você compre um conector estéreo, por que desta maneira a impedância da placa de som será maior e poderá afetar em algumas medidas, mas se for proceder desta maneira, suponhamos que os dois fio sejam o branco e o vermelho (geralmente são essas as cores), o vermelho será o sinal, e o branco a referência, no conector ligue o branco + terra, e o sinal na ponta do p2.

Na garra não ligue nada no shield, use o branco como referência (gnd) e o vermelho como vivo.

Eu não arriscaria passar de 2V na entrada de áudio, então é interessante você usar um atenuador, uma maneira simples de se fazer isso é utilizando um antigo (e até danificado) multimetro, entre com o sinal no lugar das pontas de provas e antes onde ia para o conversor AD (geralmente o o 7106) ligue na placa de som e retire o integrado (ou corte as trilhas se for do tipo embedded), assim ele vai te limitar a tensão entre 0 e 200mV que é a tensão que entra no 7106, desta maneira pode até escolher entre entrada de linha e entrada de mic, no caso com 200mV eu escolheria a entrada de mic.

Ficou claro!?

[]s
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Out 2007 12:53

pq vc nao usa um microcontrolador com AD ? eu estava usando um HC908GR4 com um AD de 8 bits enviando pela serial e visualizando em um software q eu fiz para linux. agora estou adaptando para usar um DSP 320LF2402, q tem um AD de 8 bits. alem de vc ter um circuito mais flexivel na entrada do AD, vc sabe com certeza a tensao do VREF e pode determinar com melhor precisao a amplitude do sinal. de quebra, vc pode amostrar a uma taxa bem maior (da ordem de Msample/s) e enviar pela serial apenas a janela em torno do evento amostrado, assim nao precisa prender a velocidade de amostragem a velocidade da serial.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor edison » 11 Out 2007 18:23

Marcelo Samsoniuk escreveu:pq vc nao usa um microcontrolador com AD ?

O meu conterrâneo,beleza?,.... eu só quero uma pontinha de prova tipo "made in home" e no mais sou bem "narfão" em microcontroladores (eles me dão arrepio) rsrs.
De qualquer forma fico grato pela dica, talvez sirva pra alguem mais hi-tech.

Eu tenho uma ponta de ociloscópio normal jogada aqui na oficina,daquelas com conector BNC com trimer ,e um ganchinho na ponta mas dá pena de cortar o cabo prá fazer gambiarra.

Phophollety, depois do feriado vou providenciar o material e posto o resultado.
Grato a todos...
Té mais...
edison
Dword

Mensagempor phophollety » 11 Out 2007 20:26

edison escreveu:
Eu tenho uma ponta de ociloscópio normal jogada aqui na oficina,daquelas com conector BNC com trimer ,e um ganchinho na ponta mas dá pena de cortar o cabo prá fazer gambiarra.

Phophollety, depois do feriado vou providenciar o material e posto o resultado.
Grato a todos...
Té mais...

Pode usar sim a ponta, sem grandes traumas..

[]s
phophollety
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 22 Abr 2008 11:24

phophollety escreveu:... Eu não arriscaria passar de 2V na entrada de áudio, então é interessante você usar um atenuador, uma maneira simples de se fazer isso é utilizando um antigo (e até danificado) multimetro, entre com o sinal no lugar das pontas de provas e antes onde ia para o conversor AD (geralmente o o 7106) ligue na placa de som e retire o integrado (ou corte as trilhas se for do tipo embedded), assim ele vai te limitar a tensão entre 0 e 200mV ...
[]s

eu conversei com o phophollety a pouco tempo e me surgiu uma duvida que quero dividir com todos.

Eu nao posso detonar meu multimetro digital e nem posso comprar um para brincar, eu tenho um multimetro analogico YU FONG Y-350 (Quem é macaco velho conhece) dos tempos do guaraná com rolha, e to pensando em usar ele como entrada do osciloscopio de placa de som. Minha duvida é, onde eu roubaria o sinal lido?

ele ja tem o divisor de tensao, ja tem ajustes, os resistores sao de precisao, etc, etc, etc.

Alguem tem alguma sugestao? eu penso em roubar o sinal lido do multimetro analogico e talvez colocar uma chave seletora, PC ou Multimetro para fazer a leitura. Alguem tem sugestao de onde pegar o sinal lido ?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor phophollety » 22 Abr 2008 22:11

uahuhuahuahu soa como a nossa conversa de ontem no msn hehehe

ainda acho que a melhor solução é pegar um multímetro digital e roubar a saída do divisor de tensão que ainda de quebra, dá para ler AC
phophollety
Dword

Mensagempor RobL » 24 Abr 2008 17:03

O sinal deverá ser retirado na bobina móvel.
No entanto substitua a bobina móvel por um resistor de valor equivalente à sua bobina.
Veja pela sensibilidade do seu aparelho ou faça uma medição direta.
Coloque o valor de resistor mais próximo possível, do medido, pois o ajuste de fábrica foi feito com esse valor da bobina móvel.
Para usar AC use sobre a entrada DC que os diodos não trabalham para retificar. Esses só operam se usar o comutador em VAC.
Em outras palavras, para medir AC ou DC use sempre o comutador em VDC, usando sempre o divisor para corrente contínua.
Neste caso, deverá descobrir na prática um fator(uma constante matemática) para corrigir a leitura em Vca, visto que a malha para Vca tem valores diferentes para Vcc a fim de garar o valor RMS já com diodos inclusos.

Quanto a segurança da entrada de sinal na placa de som, bastariam 3 diodos de sinal em contra fase na entrada do sinal da placa, para proteger contra sinais maiores +- 2 V.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 24 Abr 2008 17:17

Quero dizer: Proteger a entrada de sinal com 3 diodos de sinal em série e outros 3 com polaridade oposta. Portanto, 6 diodos.
RobL
Dword

Mensagempor phophollety » 24 Abr 2008 18:44

RobL escreveu:Quero dizer: Proteger a entrada de sinal com 3 diodos de sinal em série e outros 3 com polaridade oposta. Portanto, 6 diodos.

Ou pode fazer uma monte e colocar mais um diodo de limitador
phophollety
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 24 Abr 2008 21:55

Desculpa, pessoal andei ocupado hoje.

Entao. eu andei medindo o meu multimetro analogico e descobri que geralmente as medidas lidas nao passam de 1Volt no galvanometro, bem
se eu nao errar na escala, eu poderia ligar diretamente na entrada de microfone. Eu chequei no datasheet da placa de som (realtek) e vi que a entrada maxima é 1vrms. Agora, meu medo é um pico de tensao estourar minha placa de som.

Alguem tem ideia de um circuito para protecao? Agora este esquema de diodo eu nao entendi patavinas. Alguem tem um diagrama ou lugar de onde posso pesquisar isso?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor phophollety » 24 Abr 2008 22:39

então, os diodinhos resolvem bem...

tente ligar dois diodos formando um diac, deve funcionar...

Ou também, pode fazer com um triac suicida, com um trimpot você ajusta a tensão de disparo, problema que o trimpot vai enganar a sua leitura, ainda acho a solução com diodos melhor
phophollety
Dword

Mensagempor RobL » 24 Abr 2008 23:10

Wagner, para 1 V coloque 2 diodos em séire com a mesma polaridade saindo do centro do cabo para a referência ("a terra", o negativo). Dois outro s diodos com polaridade contraria a os dois primeiros. Portanto 4 diodos.
Eles serão acionados em torno de 1 V e não passarão de 1,2V.
Pode usar o 1N4148. Devido aos resistores em sua malha, basta colocar os diodos da forma acima no cabo que vai à placa.
Vou tentar desenhar:
Código: Selecionar todos

---------------------------- centro (vivo) sinal
           | +       |-
           D         D
           | +-      |- +                            placa de som
           D         D
           |-         |+
------------------------------ referência

RobL
Dword

Próximo