Problema em projeto automotivo. Não consigo enganar injeção

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor ktulu » 14 Nov 2007 14:14

Testei algumas soluções propostas...

Usei o mesmo hardware, mas agora o rele fica sempre chaveado, é uma das primeiras linhas do programa...
Estou lendo o sensor de posicao do acelerador pelo ad do pic e mandando esse dado pro PWM, de forma que não vou ter mais a descontinuidade quando acionar o sistema. O atraso do sinal ficou na faixa de us, bem aceitavel.

Mas o problema continua... Eu ligo o carro e nada do pedal responder. Os erros são:

P0122
Throttle/Pedal Position Sensor/Switch A Circuit Low Input

P0123
Throttle/Pedal Position Sensor/Switch A Circuit High Input

- medi a tensão na entrada e na saida do sistema, e são identicas, o pic tá recriando certinho e mandando pra ECU.
- ainda tem chaveamento do rele, mas isso acontece logo q a bateria é ligada, bem antes de ligar o carro. Será que a injeção não espera uns ms antes de começar a detectar as falhas? os sensores do carro não precisam de um tempinho minimo pra ligar e estabilizar, como meu sistema?

e agora? será q o problema continua sendo esse chaveamento? ou tem algo por tras disso?
ktulu
Nibble

Mensagempor brasilma » 14 Nov 2007 17:12

Conheço uma pessoa que pode dirimir todas essas dúvidas: >> você mesmo <<, basta fazer testes, rs, rs

Se você acha que o problema é o atraso do relé, deixa ele chaveado direto e vê o que acontece, se acha que o PIC não está gerando as tensões corretas põe um potenciometro duplo no lugar dele e vê o que dá, e assim por diante...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Alexandro » 16 Nov 2007 12:14

Ktulu, eu tambem vou fazer esse piloto automatico no meu Xsara Picasso, so' nao sei ainda onde passa os fios do acelerador e velocidade, pois nao tenho o esquema eletrico desse carro, e quero tambem fazer um limitador de velocidade (sonoro ou na ECU).Talvez em dois poderemos descobrir o problema ! Se tiver o esquemas me avise.
Alexandro
Byte

Mensagempor vibrex » 18 Nov 2007 19:33

Não sei porque você insiste em usar o rele para fazer o chaveamento do sinal se você ja consegue gerar o sinal via PWM!!!
Por favor explique o PORQUÊ dessa insistência. Se você simplesmente ler as tensões dos POTs do acelerador e simula-las com o PIC via PWM você com certeza vai eliminar esse erro.
A propósito: Há uma rotina de verificação de todos os sensores quando a Linha 15 da alimentação do carro é acionada. Na minha opinião, o sensor do pedal do acelerador tem muita importância dentro do sistema da injeção e por isso merece especial atenção.
Um abraço.

Carlos.
vibrex
Nibble

Mensagempor ktulu » 18 Nov 2007 23:23

Alexandro,

Seu picasso é 1.6 ou 2.0? A injeção dos 2 é diferentes, e nem sei se o 2.0 tem acelerador eletronico.
Outra coisa é que existe um jeito mais facil de fazer isso. Só comprar o comando do cruise control na concessionaria (R$200) e ativar a função cruise control pelo scanner. Isso está disponibilizado para os veiculos multiplexados e com rede can. Só que lançaram 2 sw diferentes nessa injeção (to falando a bosch me7.4.4 dos 1.6 16v), e 1 delas (a mais antiga) nao tem essa opção. Caso do meu. Nos xsaras hatch basta ver se a buzina é no volante ou no comando de setas. Os que tem buzina no volatne permitem a instalacao do cruise control.

Esquema da injeção eu não consegui, mas a central de injeção eletronica faz a leitura do sensor de posicao do acelerador, que no meu carro fica no cofre do motor, embaixo da tubulacao do filtro de ar, e a partir dessa leitura e outros parametros atua na borboleta eletronica.
A meu ver, o controle tem que ser mudando o sinal desse sensor, pois se mudar a abertura da borboleta a injeção nao vai funcionar corretamente, pois a injeção usa o valor da abertura da borboleta pra calcular injeção e ignicao, e voce teria uma abertura diferente do que a central está usando para os calculos.
Esse sensor de posicao do acelerador é um potenciometro duplo. Ele tem 4 fios, alimentacao (5v) e 2 tensões analogicas, onde 1 é sempre o dobro da outra.
O que eu estou fazendo é gerando esse sinal pelo pic e enviar pra injeção. Faço leitura do sensor de velocidade (ele emite uma onda quadrada de 12v com frequencia proporcional a velocidade), e comparo com a velocidade setada pelo cruise control. Com isso gero a tensão pra acelerar mais ou menos o veiculo.

vibrex escreveu:Não sei porque você insiste em usar o rele para fazer o chaveamento do sinal se você ja consegue gerar o sinal via PWM!!!

Simplesmente por segurança. Se acontece algum problema com o cruise control eu apenas desligo a alimentação dele por um switch dentro do carro e o carro volta ao original. Ainda mais que é prototipo, ter que parar o carro e abrir o capo com uma chave de fenda refazendo a fiação numa estrada não é nada legal nem seguro...

E do jeito que eu liguei, o rele não fica chaveando. O que eu preciso agora é um meio de ligar o circuito antes da alimentação da injeção, apenas alguns ms antes...
ktulu
Nibble

Mensagempor Alexandro » 19 Nov 2007 08:26

Ktulu, o meu eh mais antigo, modelo 2001 motor 2.0 e eu nao sei se tem essa opçao no sw da ECU, e a buzina nao eh no volante, porisso ja vou direto fazer o circuito. Como so' tenho tempo no final de semana, vou começar a procurar por esses pontos q me indicou. Agora, eu tambem quero um sinalizador de velocidade, pra nao tomar mais multas...rs.
Agora esse problema q vc tem assusta, sera' q a ECU nao tolera uma interrupçao no sinal ?! Isso vai ser um problema porque sempre queremos uma opçao de BY-PASS, tudo pode acontecer !
Alexandro
Byte

Mensagempor ktulu » 19 Nov 2007 14:05

Bom, agora a injeção parou de detectar erro. Alimentei o circuito antes de ligar a injeção. Depois eu quebro a cabeça pra ver isso.

Arruma um, aparecem outros, coisa normal. Pelo menos desempaquei. Tem ruido interferindo na leitura do AD, e com isso a aceleração fica meio inconstante na saida, e sempre elevada. Vou começar a encher de capacitores a bagaça, delays antes da conversao, tirar media, coisas assim...
ktulu
Nibble

Mensagempor vibrex » 21 Nov 2007 16:38

Para que a segurança que esta preocapndo vc não seja mais importante, coloque o relé em paralelo com o seu circuito e corte a alimentação do mesmo com isso vc ira colocar um by-pass no seu circuito.
acho que o unico problema é esse chaveamento.

Carlos.
vibrex
Nibble

Re: Problema em projeto automotivo. Não consigo enganar inje

Mensagempor nandoogle » 04 Ago 2018 14:36

Cheguei aqui(alguns anos atrasado, hehehe) porque estou adaptando um piloto automático no meu voyage 2009 no mesmo principio do ktulu, estou usando o pic tbm, mas sem pwm, estou usando o potenciômetro digital, e no lugar do sensor de velocidade estou lendo os pulsos da bobina.
Gostaria de saber como esta o projeto, trocar idéias, está funcionando redondo agora? Conta pra gente.
nandoogle

Mensagempor Red Neck Guy » 04 Ago 2018 14:42

Se o problema eh estar interrompendo o sinal e a central identificar com falha(bem provavel que isso ocorra, interromper o sinal de controle eh uma falha grave) a solucao seria ligar o pot do acelerador no teu PIC e deixar ele encarregado de sempre enviar essa informacao da posicao para a central. No teu software, tu apenas liga ou desliga a malha de controle.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor nandoogle » 13 Nov 2019 21:38

Finalmente meu cruise control do voyage 2009 ficou pronto e funcionando, gracas as dicas contida aqui nesse tópico. Usei somente um pic12f683 e um lm358 como buffer para os sinais. E o que fez com que o projeto realmente tivesse inicio foi ter encontrado os conectores macho e fêmea do pedal do acelerador, sem eles acho que não compensaria a mão de obra de cortar os fios, emendar, etc... Ficou praticamente plug and play, se caso vier a dar defeito um dia qualquer, é só tirar o conector do projeto e colocar o original.
nandoogle

Mensagempor tcpipchip » 13 Nov 2019 21:52

RAPAZ TU É BOM HEIN!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos