HT1380 (RTC) Atrasa....Adianta...

Software e Hardware para uC Holtek

Moderadores: andre_luis, 51

Mensagempor Maurício » 12 Nov 2007 21:35

Ressuscitando este tópico, só uma perguntinha:

diodo conduz com quantos volts? :wink:

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor zielpunkt » 13 Nov 2007 10:07

E aeh, Mauricio!

Não sei se responde a sua dúvida, mas vá lá:- Depende do diodo e da corrente que circula por ele. Diodos tipo 1N4148 mostram que para uma corrente de 5mA a queda direta pode ficar entre 0.62V a 0.72V. Para 10mA a 100mA, ela pode chegar a 1V:

IF = 10 mA - 1 V
IF = 5 mA - 0.62 0.72 V
IF = 100 mA - 1 V

Os diodos Schottky (o nome fdp pra escrever...) , tipo BAT85, já possuem características algo diferenciadas no aspecto de corrente X queda de tensão. No DS mostra o seguinte:

IF = 0.1 mA 240 mV
IF = 1 mA 320 mV
IF = 10 mA 400 mV
IF = 30 mA 500 mV
IF = 100 mA 800 mV

Dá uma olhada nos DS desses caras, que trazem muita informação que normalmente não damos a devida atenção num projeto.

É isso. Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Maurício » 13 Nov 2007 16:32

hummm..... ehehehehehe

Nesse caso, quando o diodo conduz, qual é a tensão que existe no pino de alimentação do RTC? :wink:

"Não é mágica!!! É tecnologia."

Não sei aonde eu ví isso, mas, eu ví! 8)

[]'s
Maurício
Word

Mensagempor zielpunkt » 13 Nov 2007 20:48

Fala aeh, tio... Tô boiando. 21:50, já não dá mais pra pensar muito, não. Diz ai, cara-pálida!

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Maurício » 14 Nov 2007 02:20

Tio foi phoda!! arghhhhh!!!

Quando o diodo começa a conduzir ele põe o capacitor em curto. A alimentação do RTC cai pra baixo do mínimo por alguns milisegundos, e isso é suficiente pra fazer o cara operar de forma errada, até o capacitor se carregar novamente.

[]'s
Maurício
Word

Mensagempor RobL » 14 Nov 2007 13:10

Experiênica feita na semana passada comprovei que a falta de desacoplamento na alimentação do HT1380 faz ele funcionar de forma imprevisível (adiantando ou atrazando).
Portanto um bom C, sobre a linha +Vdd /-Vss do chip, de 100nF é suficiente e deve estar sobre os pinos do chip (muito próximo).
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 14 Nov 2007 13:11

Experiênica feita na semana passada comprovei que a falta de desacoplamento na alimentação do HT1380 faz ele funcionar de forma imprevisível (adiantando ou atrazando).
Portanto um bom C, sobre a linha +Vdd /-Vss do chip, de 100nF é suficiente e deve estar sobre os pinos do chip (muito próximo).
RobL
Dword

Mensagempor zielpunkt » 14 Nov 2007 16:17

Então, meu tio,

A sua observação é perfecta, perfectíssima! Contece que isso não rola no meu caso, porque o tal capacitor já se encontra carregado e assim permanece na ausência da rede. Vejamos, portanto, o gráfico abaixo, o qual fiz com muito esmero para a sua apreciação:

Imagem

Como o meu tio pode perceber, nesse caso o capacitor nunca chega a descarregar. Nos instantes entre "Cabou a Lúiz" e "A Lúiz vortô" ocorre apenas um decréscimo na fonte do RTC. Portanto, o efeito de "curcircuiti" só ocorre ao ligar o dispositivo. Mas, como citei nos posts anteriores, o pobrema foi totalmente solucionado, com a grande ajuda dos colegas daqui.

Abço, tio Mauricio!!! Bom feriado!!! Se espirrar, saúde!!!
zielpunkt
Byte

Mensagempor Maurício » 14 Nov 2007 20:47

kkkkkkkkkkkkk

Falou, hein?!?!

Depois tú senta no colo do titio, pra gente poder conversar mais melhor, falou, "sobrinho"? :lol: :wink: ehehehehehehe

[]'s
Maurício
Word

Mensagempor zielpunkt » 15 Nov 2007 15:37

Xiii....

O tio tá querendo fazer a mesma brincadeira que o padre que criou a gente fazia lá no orfanato das crianças largadas na vida! Mas agora eu tô muito mais pesado, tio Maurício, num vai dar certo (ou 'num vou dar, certo?')! Acho que eu vou aproveitar pra processar o tio que tá com essas gracinhas que nem o padre de lá, também :shock: .

Abço, tio Maurício!
zielpunkt
Byte

Mensagempor Vonnilmam » 11 Mar 2009 14:32

Uma grandiosa dica para você que esta trabalhando com HOLTEK!!!!!

CAI FORA O MAIS RAPIDO POSSIVEL, AINDA MAIS EM SE TRATANDO DE CIRCUITO COMERCIAL....USA NO LUGAR DESSA INHONHA UM CHIP DA DALLAS DS1307, FUNCIONA PERFEITAMENTE E O PROTOCOLO É O I2C EXISTEM VARIOS EXEMPLOS NA INTERNET...

NESSE CASO (DS1307) NÃO É NECESSARIO CAPACITOR, A DICA É FAZER UM LAÇO DE TERRA EM TORNO DO CRISTAL SAINDO DO PINO TERRA DO PROPRIO CHIP...

Espero ter ajudado....

Até
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Re: HT1380 (RTC) Atrasa....Adianta...

Mensagempor Guri » 17 Jun 2021 12:29

Uma dica!
Utilize como base de tempo um oscilador DDS com sample rate de 1khz por exemplo, sua precisão dá até medo de tão precisa :D
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Re: HT1380 (RTC) Atrasa....Adianta...

Mensagempor brasilma » 19 Jun 2021 19:26

Pode ser um lote de componentes com problema.

No entanto se quiser utilizar um RTC mais moderno migra para o DS3231, ele não precisa de cristal externo e é 10x mais estável!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Anterior

Voltar para Holtek