Montar Fonte Alimentação 0-30V 3A regulada

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor pseudobyte » 07 Dez 2007 05:31

fabim,
que fonte eh essa que vc se referiu? tem esquema na internet?

Falows
pseudobyte
Bit

Mensagempor fabim » 07 Dez 2007 07:34

não. Desenvolvida por mua...

Fiz ela de brincadeira, depois fui ajeitando aqui e alí, conforme o tempo me permitia. coloquei um DAC, um display blabla..
Ficou joinha..,

Fontes, são 90% analógica e 10% digital.. SE não souber nada sobre eletronica analogica aí férra.

Abraços
Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Maurício » 07 Dez 2007 12:28

Bota o circuito aí pra nós, dom! Quem se interessar, monta uma fonte de primeira linha!

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor teixeiramg » 07 Dez 2007 13:59

Olá pessoal!

Que tal aproveitarmo o tópico e desenvolvermos uma fonte melhorada. Na minha opinião nao precisa ser chaveada e podemos usar 2 2n3055 em paralelo na saída. Agora nos resta o circuito de controle.

Com os 2n3055 poderemos ter até 230W de dissipação, ou seja, uma fonte que fornece 30V poderia fornecer até 7,66A.

Creio que podemos desenvolver uma fonte para 30V, 5A com 2n3055.

Então o trafo poderia ser um de 30V, 5A ou um pouco mais, como 35V, 5A, ou seja 175W, perfeitamente dentro da potência a ser entregue pelos transistores.

Mais sujestões estamos abertos.

Veja o datasheet do 2n3055 -> www.onsemi.com/pub/Collateral/2N3055-D.PDF

T+

Marcelo
teixeiramg
Byte

Mensagempor henriquethiesen » 07 Dez 2007 16:34

Achei interessante o projeto deste link:

http://www.microsyl.com/powersupply/powersupply.html

Enrolei um transformador de 30+30 x 5A para fazer uma fonte simetrica com ajuste de tensão e corrente.
O projeto está parado, mas quando estava mexendo nele tive muito problemas para dissipar essa potência toda (~200W), os transistor fritavam mesmo. Estou com idéia de fazer 3 taps no transformador para diminuir o numero de transistores e dissipador. Usaria SCR para escolher o tap adequado e o gatilho seria sempre em 0º para não ter picos de corrente.
henriquethiesen
Nibble

Mensagempor geraldomelo » 07 Dez 2007 21:03

Bom , pessoal , eu vou ter que montar essa fonte mesmo , pois todos os componentes já estão aqui , sem faltar até o parafusinho que vai fixar os 2n3055 no dissipador ... então não tem mais como fugir disso ...

oque eu gostaria de saber eh como eu faço a ligação em paralelo dos dois 2n3055 com os resistores de 0.22 ohms ... tenho que fazer alguma modificação para polarizar as bases ??

outra coisa , não to conseguindo "enxergar" como eu posso colocar outro potenciometro (em série ????) com o pot que regula a tensão , para fazer o controle fino de tensão ...

pessoal , se vc puderem me ajudar , eu ficaria grato .

amanhã (sabado) pretendo monta- la inteira , já com as modificações , mas isso tbm vai depender da ajuda de vcs .. hehe

bom , muito obrigado novamente ..

abraços
Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor teixeiramg » 09 Dez 2007 16:31

Olá Geraldo!

Tava olhando o datasheet do 2n3055 e "teoricamente" o bichim dissipa até 115W. Então o projeto está ok, nao precisa de vc colocar 2 transistores em paralelo. Somente seria necessário se vc pretendesse uma fonte que chegasse a, por exemplo, 5A, mas neste caso é bom repensar todo o projeto, como estamos propondo.

Aconselho você a montar o projeto original e trabalhar apenas em cima do ajuste fino, aliás, quanto a este ajuste, não é o caso de usar um potenciômetro com escalas de resistências mais próximas, tipo de 0,1 em 0,1 ohm? Se é que existe...

T+

Marcelo
teixeiramg
Byte

Mensagempor MOR_AL » 09 Dez 2007 19:04

Caro Marcelo.

Há um equívoco de sua parte.

A dissipação de 115W a que você se refere, é verdade se, e somente se, você conseguir manter a temperatura da junção do 2N3055 em 25 graus Célcius.
Você há de convir que isso é praticamente impossível, daí a minha exposição anterior com um circuito elétrico equivalente. (Dê uma olhada).

[]s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 09 Dez 2007 19:39

henriquethiesen escreveu:Achei interessante o projeto deste link:

http://www.microsyl.com/powersupply/powersupply.html

O dissipador dela parece um "prédio de 30 andares"

Eu tenho aqui uma fonte regulavel de 0-25 V 15A e usa 3 x 2n3055 e um amigo riscou o esquema dela (ela era fixa e nós modificamos)....!
Vou tentar tirar uma foto do esquema e dela (não tenho scaner) e posto aqui.
Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor geraldomelo » 09 Dez 2007 20:40

bom , devido as tantas dificuldades , to achando então que é melhor guardar os componentes para uso diario em outros projetos , e pular para o regulador LM350 , cujo tenho um por aqui tbm , e usa apenas mais dois capacitores , e um potenciometro para regular a tensão .. ao eu coloco outro potenciometro de menor valor em série com ele , e me dá o ajuste fino ... só que ai , eu não teria mais o controle de corrente , ou é fácil implementa-lo .. esse eu não sei como faria ...

abs

Geraldo ..
geraldomelo
Byte

Mensagempor edison » 09 Dez 2007 20:41

Conforme prometido:
Esse circuito (meio obsoleto) originalmente foi lançado na revista Nova Eletrônica nos anos 70/80......essa fonte eu comprei em um ferro velho e ela funciona bem até hoje aparentemente com baixo riple.....(que falta faz um osciloscópio)....!

Vamos lá!

Rabiscos feitos num papiro......a uns 12 anos!
http://img521.imageshack.us/my.php?imag ... 119df9.jpg

Vista geral....já era feia...ficou mais depois da implantação do potenciômetro.
http://img220.imageshack.us/my.php?imag ... 120xj7.jpg

Vista frontal, foi colocado um redutor p/ aumentar a sencibilidade.
http://img220.imageshack.us/my.php?imag ... 123ig7.jpg

Detalhe do dissipador, está funfando com apenas dois 2n3055 (falta de tempo p/ recolocar).
http://img521.imageshack.us/my.php?imag ... 122jc2.jpg

Vista superior do outro lado
http://img114.imageshack.us/my.php?imag ... 121dz7.jpg

Um detalhe bizarro nesse circuito é o sistema de proteção. Quando ocorre uma sobrecorrente entra o rele fechando um curto e queimando o fusivel. (eu desabilitei isso)

Espero que ajude a todos.
Té mais.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor teixeiramg » 09 Dez 2007 21:50

Olá!

Valeu Edson pela fonte, muito boa contribuição, quando puder vou montá-la também.

Mor_al, não precisa dos cálculos não, como disse tenho usado a fonte, ela aquenta o que está especificado 30V, 3A, não mais. Eu já queimei transistor, mas foi em curto-circuito onde a corrente chegou a um pico de mais de 5A, estou usando um amperímetro analógico de 5A na fonte e colcoquei um fusível de 3,5A para evitar que ocorra novamente.

Aliás quem souber de voltímetro de 30V barato, estou procurando pra colocar na fonte.

Mas se alguém quiser demonstrar na teoria que as condições de operação da fonte são críticas, esteja a vontede, vai enriquecer nosso conhecimento teórico.

T+

Marcelo
teixeiramg
Byte

Mensagempor rebelk » 10 Dez 2007 11:26

estou pretendendo fazer esta fonte , mas não estou conseguindo o tamanho real da placa , alguem poderia me enviar ?

fkleberp@ibest.com.br
rebelk
Byte

Mensagempor LeandroPIC » 10 Dez 2007 11:57

geraldomelo escreveu:bom , devido as tantas dificuldades , to achando então que é melhor guardar os componentes para uso diario em outros projetos , e pular para o regulador LM350 , cujo tenho um por aqui tbm , e usa apenas mais dois capacitores , e um potenciometro para regular a tensão .. ao eu coloco outro potenciometro de menor valor em série com ele , e me dá o ajuste fino ... só que ai , eu não teria mais o controle de corrente , ou é fácil implementa-lo .. esse eu não sei como faria ...

abs

Geraldo ..

Com o LM350 eu assino em baixo!!!!!!!!

No datasheet vc encontra as ligações nessesarias....
LeandroPIC
Byte

Mensagempor MOR_AL » 10 Dez 2007 17:47

Olá amigos.

Percebendo que o pessoal se interessa em fazer uma fonte de tensão variável, porém estejam com dúvidas referentes a veracidade do funcionamento dos circuitos apresentados, principalmente no tópico dissipadores, fiz um pequeno tutorial que ensina a calcular esses carinhas.

Procurei apresentar o tutorial com o exemplo desta fonte:
Tensão de saída de 0 a 30V e corrente de saída até 3A.

Espero que seja útil para vocês, e que possam solucionar suas dúvidas com relação ao cálculo de dissipadores.

Baixem o arquivo:

http://rapidshare.com/files/75683843/Tu ... s.pdf.html

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos