Dev-C++ X Porta Serial

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Dev-C++ X Porta Serial

Mensagempor clodoaldo » 12 Nov 2007 20:01

Caros amigos, desculpe se a pergunta é muito básica, mas sou iniciante em C, e estou tentando fazer a comunicação entre um microcontrolador PIC e um Programa em C

Minha duvida: como fazer essa comunicação através da porta serial, a partir do meu Programa desenvolvido no DEV-C++?? ( do lado do microcontrolador está funcionando beleza, comunicando pelo Hyperterminal.....)

Ví alguns posts para Builder e Delphi que usam o "Comport" , como não conheço nenhum dos 2, gostaria da ajuda dos mestres!!!

grato!!!
Clodoaldo
clodoaldo
Bit

Mensagempor alsell » 14 Dez 2007 12:47

Dá uma olhada no site ROGERCOM que tem rotinas para trabalhar a porta serial em C através das APIs do Windows.
alsell
Nibble

Mensagempor KILB » 14 Dez 2007 19:16

Usa o visual studio, nele ja tem componente para serial e é facilde usar, e vc pode fazer no C++, VB, C# o que vc achar melhor.
Como disse o colega vc tambem pode usar a API do Windows, eu tenho alguns exemplos e vou preparar pra te mandar.

Valeu
VENDO BRASILIA 78 - AZUL CALCINHA - RODA GAIUCHA, PNEU TALA LARGA E TOCA FITA RODSTAR, TRATAR NO BUTECO
KILB
Byte

Mensagempor clodoaldo » 15 Dez 2007 10:28

alsell: valeu a dica, baixei de lá algumas coisas, mas a surra tá braba, pois sou iniciante totalll nesse grego de API e coisa e tal...rs..

KILB: se puder me passar algo agradeço demais...ainda mais se for "a prova de idiotas".....Qto ao Visual Studio, não conheço nada dele, pois como disse tô começando em C e só conheço mesmo o DEV Cpp

abraços e brigadão!!!
clodoaldo
Bit

Mensagempor chipselect » 17 Dez 2007 18:17

http://www.tetraedre.com/advanced/serial2.php

usa a API Win32... nivel básico para intermediário.
chipselect
Word

Mensagempor Paulo » 18 Dez 2007 08:32

Uma outra solução seria você fazer em Java, mas não sei se você conhece algo sobre a linguagem, pois em Java existe uma API da SUN que funciona legal, inclusive estou terminando um projeto agora em Java que estou utilizando essa API e está funcionando 100% a comunicação serial entre o PC e o microcontrolador, já testei em winXP, win2K e win98.

Qq coisa se Java te interessar, te passo um material e alguns links.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor clodoaldo » 18 Dez 2007 10:07

Paulo escreveu:Uma outra solução seria você fazer em Java, mas não sei se você conhece algo sobre a linguagem,......

Até +...
Paulo D.

Valeu Paulo!!!
Não conheço Java, tb...
Pra ser sincero tô ficando assustado com o universo de coisas que tenho que correr atrás pra terminar isso..... tô mesmo é ficando despesperado.....
( será que seria mais rápido pra aprender que C ????)

Obrigadão!!!
clodoaldo
Bit

Mensagempor clodoaldo » 18 Dez 2007 10:15

chipselect escreveu:http://www.tetraedre.com/advanced/serial2.php

usa a API Win32... nivel básico para intermediário.

Valeu tb chipselect!! Apesar de ser Para Builder e Visual C, vou tentar "adaptar" para o que eu conheço....... que seja o que Deus quiser.

abraços
clodoaldo
Bit

Mensagempor Paulo » 18 Dez 2007 13:21

clodoaldo escreveu:
Paulo escreveu:Uma outra solução seria você fazer em Java, mas não sei se você conhece algo sobre a linguagem,......

Até +...
Paulo D.

Valeu Paulo!!!
Não conheço Java, tb...
Pra ser sincero tô ficando assustado com o universo de coisas que tenho que correr atrás pra terminar isso..... tô mesmo é ficando despesperado.....
( será que seria mais rápido pra aprender que C ????)

Obrigadão!!!

Não sei se seria mais rápido, isso vai depender se você já possui um conhecimento sobre programação orientada a objetos, caso vc já possua isso vai te ajudar mto, senão vai ficar muito complicado.
Acho que o melhor caminho é você começar a programar em C, depois aprender C++ e em seguida ir para Java (é o caminho que eu fiz :wink: ), acho que seja a forma mais viável já que C++ é a linguagem C, mas orientada a objetos e Java é uma like C, ou seja, derivada de C.
Caso vc precise de algo poste aqui.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor clodoaldo » 18 Dez 2007 14:43

Paulo escreveu:
Não sei se seria mais rápido, isso vai depender se você já possui um conhecimento sobre programação orientada a objetos, caso vc já possua isso vai te ajudar mto, senão vai ficar muito complicado.
Acho que o melhor caminho é você começar a programar em C, depois aprender C++ e em seguida ir para Java (é o caminho que eu fiz :wink: ), acho que seja a forma mais viável já que C++ é a linguagem C, mas orientada a objetos e Java é uma like C, ou seja, derivada de C.
Caso vc precise de algo poste aqui.

Até +...
Paulo D.

Estou aprendendo C, dá pra me virar, mas tô vendo que o problema já é migrar pra C++...se vc tiver um "caminho das pedras" já agradeço muuuito ( sem querer Pentelhar demais....)

Abraço!
clodoaldo
Bit

Mensagempor chipselect » 18 Dez 2007 18:13

caminho das pedras para porta serial no windows:
http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms810467.aspx

Para quem prefere java, sugiro a RxTx junto com as bibliotecas apropriadas. Não acho muito aconselhável usar a ComAPI da Sun porque a própria Sun não dá mais suporte a ela (principalmente para Windows), e por ser dependente de plataforma, fica meio fora do contexto do java (como alguns outros dispositivos legados)... além do mais o RxTx tem suporte a plataformas mais interessantes.
chipselect
Word

Mensagempor Paulo » 19 Dez 2007 07:45

chipselect escreveu:caminho das pedras para porta serial no windows:

Para quem prefere java, sugiro a RxTx junto com as bibliotecas apropriadas. Não acho muito aconselhável usar a ComAPI da Sun porque a própria Sun não dá mais suporte a ela (principalmente para Windows), e por ser dependente de plataforma, fica meio fora do contexto do java (como alguns outros dispositivos legados)... além do mais o RxTx tem suporte a plataformas mais interessantes.

É verdade, mas no meu caso a aplicação que estou terminando é específica para windows, daí API da SUN resolve o meu problema e ela funciona mto bem. Agora o que vc disse se aplica perfeitamente, ainda mais se o cara desejar utilizar o recurso de multi plataforma do Java.

Até +...
Paulo D.
Paulo
Byte

Mensagempor clodoaldo » 20 Dez 2007 16:00

chipselect escreveu:caminho das pedras para porta serial no windows:

Para quem prefere ........

Valeu a dica...... estou fuçando nela vamos ver onde chego!!

valeeeuuu..
Abçs
clodoaldo
Bit

Mensagempor phophollety » 02 Mar 2008 18:20

E ai, o que rolou?!

Estou no mesmo barco que você.. quero fazer em Dev C++, pq em Java eu tentei não obtive sucesso...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

DLL

Mensagempor Budweiser » 05 Abr 2008 00:23

Eu uso a "impout.dll" nos meus programas... Ela tem funções bem parecidas com a sintaxe original do C...

Abraços....
Budweiser
Nibble

Voltar para Visual C++/C/C++/C#