crystal externo QG8

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

crystal externo QG8

Mensagempor Kremer » 23 Jan 2008 15:42

Olá

Estou com um projetinho que utiliza este microcontrolador. Lendo o manual do mesmo na parte de clocks (ICS), me deparei com o FLL, ou frequency locked loop.
Este módulo pode estar referenciado tanto ao clock interno quanto ao externo.
De toda esta leitura do manual, concluo que o máximo valor para se utilizar um cristal externo como referência para o FLL seria 5 MHz, visto que o divisor de clock de referência divide no máximo por 128 e a referência resultante deve estar dentro de uma faixa de 31.25 kHz a 39.0625 kHz.
Portanto, seria isto mesmo?
Em caso positivo, porque utilizar um cristal externo se internamente pode-se gerar as frequencias necessárias para o FLL rodar até 16 MHz?

Obrigado
Kremer
Nibble

Mensagempor Fábio Pereira » 23 Jan 2008 18:18

É isso mesmo,

A questão é que com o oscilador interno a precisão nunca é igual a utilizar um cristal.

Uma boa alternativa é utilizar um cristal de 32768Hz, que multiplicado por 512 resulta em 16.77 MHz.

Lembrando que é possível ajustar o IRCLK para gerar uma freqüência DCOOUT de até 20MHz.

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Kremer » 23 Jan 2008 18:54

Valeu Fabio

Tem a opcao de fazer um bypass do FLL pra utilizar diretamente um cristal de 20 MHz, pois ate onde andei lendo me parece que esta seria a maxima frequencia recomendada pela freescale para esta familia.
Ja chegou a utilizar alguma configuracao deste tipo? Teria sera uma performance interessante? To usando a versao de 16 pinos que possibilita tentar.

Valeu!
Kremer
Nibble

Mensagempor mastk » 23 Jan 2008 19:03

Eu já usei com osc interno, calibrando fica muito bom, alcancei baud rates de 19.200 sem problemas, estou usando bus de 20Mhz em prototipo, roda bem sim...

Uso mais a ver 16 Pinos DIP.
mastk
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 24 Jan 2008 07:11

Se não estou enganado, no modo FBE é possível utilizar um cristal de no máximo 16MHz, 20 MHz só com oscilador externo (e no modo FBELP).

Até agora eu só utilizei o chip nos modos FEI e FEE com clock externo de 32.768 kHz.

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Kremer » 24 Jan 2008 08:51

Valeu pessoal

Matsk, você utiliza os 20 MHz com cristal externo e faz o bypass do FLL em low power (modo FBELP)?

Seria ICSC1 = 0xB8 e ICSC2 = 0x2E?

Neste caso, o bus clock a ser adotado para qualquer calculo de baud rates ou outros detalhes dependentes do clock seria 10 MHz?

Dessa forma, é possível deixar a mcu em algum dos modos stop com RAM preservada?

Obrigado
Kremer
Nibble

Mensagempor mastk » 24 Jan 2008 10:28

Desculpe, a frequencia é de 20Mhz mas o bus está a 10Mhz, na verdade, estou usando um modulo oscilador DIP de 5 Mhz (ou era 2Mhz precisso confirmar) usando o FLL e divindo para alcançar os 10Mhz. Usei FLL e cristal em alto ganho.

Sim, usa-se normalmente, os bus interno para gerar clock pros perifericos.

Sim, é possivel, tem modo de stop que para só a CPU, deixando a ram e os perifericos ligados.
mastk
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 24 Jan 2008 10:38

Mastk,

Só o modo wait deixa os periféricos funcionando. Nos modos stop só os periféricos que possuem fontes de clock alternativas (ADC, RTI, RTC, etc) ou periféricos que não dependam de clock (como o KBI) podem continuar operando ...

Alexandre:

Sobre a questão do clock, o datasheet é bem claro: 20 MHz, só utilizando uma fonte de clock externa (me parece que foi isso que o Mastk fez).

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))