COldFire kit de desenvolvimento

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor mastk » 24 Jan 2008 11:11

Kremer, onde vc comprou seus kits? Estou querendo um de MCF52223 ou MCF52211...
mastk
Dword

Mensagempor Kremer » 24 Jan 2008 12:16

Mastk, os kits foram comprados diretamente pelo site da freescale.
Kremer
Nibble

Mensagempor msamsoniuk » 25 Jan 2008 11:52

dah uma olhada nesse cara:

http://www.freescale.com/webapp/sps/sit ... M52233DEMO

o preco dele eh 99 doletas e vem com um BDM integrado.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor alvarobs » 29 Jan 2008 17:05

Olá,
Adquiri uma dessas 52233, vem com um BDM integrado, acelerômetro.
Eu preciso de algumas dicas.
Eu baixei o codewarrior 7 e não estou conseguindo comunicar com a placa. Ele dá o seguinte erro "Could not set PC to entry point"
Vocês poderiam me dar uma mão.

Obrigado
alvarobs
Bit

Mensagempor mastk » 30 Jan 2008 09:55

alvarobs, suponho que vc tenha selecionado a ferramenta de debug errada.

E no kit veio IDEs de 3º certo? funcionam?
mastk
Dword

Mensagempor alvarobs » 30 Jan 2008 10:39

olá mastk
ja tentei com todas as ferramentas de debug que dá pra selecionar.
tentei só com o codewarrior que ja estou um pouco familiarizado.
vou tentar com as outras e posto aqui
abraço
alvarobs
Bit

Mensagempor Kremer » 06 Fev 2008 08:40

Bem, aí depende. A mensagem indica que o debugger não conseguiu colocar o PC no ponto de entrada para depuração. Ou seja, se você pegou um projeto pronto e não modificou absolutamente nada, o ponto de entrada é a função main.
Para se ter esta mensagem, provavelmente você não está usando a opção de debugar na RAM (ou porque o projeto é muito grande, ou porque simplesmente não está selecionado o target correto na janela do projeto.
Neste kit você pode escolher a fonte de alimentação através do jumper PWR_SEL (fonte externa = Vdd ou pelo USB = VB). Sugiro deixar o jumper em VB.
Depois, verifique se existe um jumper colocado em BDM_EN, sem ele não rola...
Por fim, para se ter certeza de que está tudo normal, aconselha-se a depurar o programa pela flash. Ou seja, voce precisa gravar o programa na flash da mcu, através do menu Tools -> Flash Programmer. Vai abrir uma janela do programador, aí você primeiro escolhe o seu chip, selecionando o arquivo CFM_MCF52233.xml. Depois clica em erase pra apagar a memoria do chip (repare que você tem a opção de selecionar os setores que deseja apagar ou manter programado). Por fim, selecione a opção program e manda bala. Automaticamente a imagem compilada do projeto que está aberto vai ser automaticamente gravada. Só aí você deve clicar no botão de debug (o da seta verde com uma barata embaixo).

Resumindo, se não tiver firmware na flash e estiver selecionado depuração pela flash, obviamente não vai rolar.

SDS
Kremer
Nibble

Mensagempor mastk » 12 Fev 2008 11:06

eh, kremer, lembrando de um comentario seu e do sam, meu o dbug residente nas placa EVB, é melhor debugar pela serial que pela BDM?
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 12 Fev 2008 12:11

pois eh, acho q depende da qualidade do seu firmware basico. na vasta maioria das placas q eu uso, com processadores bem variados, existe um firmware basico em rom ou flash que funciona corretamente e permite descarregar o novo software via serial/hdlc/ethernet. feito isso, o debug pode ser feito apenas via printf na serial e realmente nunca tive problemas graves. a maioria das excessoes eh bem cercada e tratada e nao demora muito para descobrir alguma bobeira no software.

por outro lado, se nao existe nada pronto e vc tem q fazer um firmware basico, provavelmente a unica forma vai ser descarregar via BDM ou JTAG. e provavelmente o firmware basico nao vai ter qualidade suficiente para debugar via printf tambem. o incrivel eh que nestes casos o BDM tambem ajuda pouco, pq ateh onde eu vi ele capota junto com o processador justamente quando ocorrem as falhas mais graves!

qdo o negocio comeca a se estabilizar a ponto do BDM nao capotar, normalmente um printf em uma excessao tambem funciona, entao na pratica o BDM acaba ajudando soh bem no inicio e olhe lah. qdo a placa consegue caminhar por conta, o negocio eh plantar uns printf na serial e deixar o software correr.
msamsoniuk
Dword

Anterior

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))