Sensores dos secadores de mãos (movido)

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor BOTTINO » 10 Nov 2006 11:17

Claro que não é para usar o fototransistor do sensor de presença a idéia não é que ninguém passe no corredor e o aparelho ligue.... O grande problema realmente é a potência de recepção que é muito baixa o que se poderia fazer seria usar uma modulação na transmissão e fazer um receptor com um amplificador sintonizado com um alto valor de "Q" isso melhora muito o ganho, usaria um amplificador com realimentação acoplado a algum fotodiodo ou fototransistor, outra coisa como a luminosidade do local deve ser levada em conta isso intefere muito no ganho. Fiz algumas experências usando laser vermelho, usei aqueles laser que vendem no camelo, consegui modular ele em 10Mhz... o projeto era tentar fazer uma trena óptica parecida com as que são vendidas por aí, a diferença era que eu usaria o próprio laser como instrumento de medição. As trenas vendidas utilizam o ultra som o lazer é apenas para mira....o grande problema é a potência de recepção e a óptica de lentes , prismas e espelhos... que devem ser usados
BOTTINO
Nibble

Mensagempor fenix3 » 10 Nov 2006 18:03

Nightcrawler escreveu:Estou trabalhando na faixa de KHz. Sensor de presença, aqueles de alarme residencial, não usam fototransistor e sim sensor piroelétrico. Esse não da, pq se o cara passar a 10m, vai acionar o equipamento.

Vai depender do ganho do conjunto amplificador e das lentes, mas para medir distancias pequenas vai ser muito dificil com este tipo de sensor!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Nightcrawler » 11 Nov 2006 08:49

Fenix, segundo o guest, que já desenvolveu esse tipo de sensor, pode-se conseguir até 1m, sem o uso de lentes.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor fenix3 » 11 Nov 2006 16:32

Nightcrawler escreveu:Fenix, segundo o guest, que já desenvolveu esse tipo de sensor, pode-se conseguir até 1m, sem o uso de lentes.

Sim, se for no IR ativo, mas estava me referindo ao IR passivo (Sensor piroeletrico) Diminuindo o ganho do amplificador voce consegue detectar movimento com pouca distancia, so nao da para identificar qual a distancia aproximada, e tem que ter no minimo um estagio amplificador(Para sensor piroeletrico). e asim nao vai `pegar` grandes distancias(10M). Concordo que para este tipo de ultilizacao os sensores IR ativos sao mais eficazes e com circuitos mais simples.
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Nightcrawler » 11 Nov 2006 19:09

Exatamente fenix3. Vou utilizar sensores infravermelho, com detecção por reflexão, pois são faceis e simples de fazer, e a distancia de detecção não precisa ser grande (em torno de 50cm).
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor J.lius » 15 Nov 2006 01:13

So por curiosidade....

Hoje vi instalado em um shopping aqui da cidade (so tem um mesmo heheh) um equipamento com o mesmo circuito do secador de maos porem para liberacao de papel toalha.'
Cada vez que o sensor atua libera ums 15 centimetros de papel toalha
Anderson MSN: j1lius(arroba)hotmail(ponto)com
"A humildade de quem sabe e a maior prova do saber" OBRIGADO.
J.lius
Nibble

Mensagempor BOTTINO » 15 Nov 2006 11:29

Esse circuitos são muitos usados em diversas aplicações....esse do papel toalha tem um motor de passo ... Tem alguns brinquedos que usam esse principio também quando a pessoa pega ou passa a mão em frete os sensores o briquedo começa a funcionar ...
BOTTINO
Nibble

Mensagempor Nightcrawler » 16 Nov 2006 23:00

Enfim terminei o sensor. Consegui um alcançe de até 1,7m. No transmissor usei um led infravermelho, com corrente de pico de 120mA, com duty cycle de 20%. No receptor usei um fototransistor, mais 3 Bc549C, para amplificar o sinal. Depois foi só jogar no AD do mcu e pronto.
Diego
Nightcrawler
Byte

Componentes

Mensagempor Spock » 27 Jun 2007 13:21

Nightcrawler, você poderia nos dizer extamente quais foram o
fototransistor e led emissor que comprou na Farnell ?

[]s
Spock
Bit

Mensagempor Nightcrawler » 28 Jun 2007 18:11

Da farnell, eu usei os modelos TSAL4400 e BPW85C, se não me engano. Mas fiz uns testes com alguns que eu comprei numa lojinha aqui e funcionaram muito bem. Só alterei os valores dos resistores, devido as caracteristicas dos mesmos.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor fabim » 29 Jun 2007 08:51

bom pessoal, eu como ja fiz algo e descobri como funfa, ja que na net ninguem explica os fundamentos.

LED TX

LED RX

O LDRX, passa por um amplificador
Apos o amplificador ele é refiticado e armazenado em um circuito tanque com tempo de descar no meu caso de 10mS.

A tensão sobre esse tanque vai para um outro circuitinho chamado de sensor de deslocamento.

O sensor de deslocamento, percebe quando a tensão sobe ou desce de um referencial fixo de 10mS por exemplo.

Quando se coloca este sensor, em uma torneira independente pra onde ele esta olhando ele armazena a energia de reflexão.
Vamos supor 160mV..
Se vc afastar o sensor da cuba da pia a tensão sera menor, tipo 140mV o sensor de deslocamento ira ver que aconteceu isso e gerar um pulso, mesma coisa ao contrario pra se vc aproximar a cuba ou enfiar a mão na frente dele, Pra cada movimento que as mãos fazem na frente do sensor é uma nova tensão memorizada, o que não deixa ele desligar, apartir do momento que o camarada tirar a mão e não tiver mais movimentos ele vai memorizar a tensão continua e não ira gerar mais pulsos.

Isso é a mesma coisa para sensores de presensa por ultra som, RF etc etc

Espero ter ajudado.

Abraços

Fabim.
fabim
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos